Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cantando e dançando: trabalhando a escrita através das brincadeiras de roda

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  - Trabalhar as relações interpessoais;

  - Explorar as linguagens oral e escrita;

  - Trabalhar com a expressão corporal.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não Há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Brincar com a canção “ Sai Piaba”. As crianças serão instigadas inicialmente a repetirem os gestos descritos na música. Após cantar e brincar uma vez com a canção, aumenta-se o desafio: cada criança terá colado ao seu peito a letra inicial de seu nome. A brincadeira então, inicia-se novamente: cada criança agora, deverá no momento do abraço procurar o colega que tenha a letra inicial igual à sua. Quando as crianças finalizarem , o/a professor/a chama a atenção da turma para o reconhecimento das letras, destacando quem conseguiu abraçar por ter um colega com a letra do nome semelhante à sua; e quem não conseguiu abraçar ninguém, destacando qual é a letra do seu nome, instigando o grupo a indicar um  outro nome que  inicia com tal letra. O registro escrito deste momento apresenta-se da seguinte forma:  

Olá crianças! Hoje aprendemos a cantar e brincar com a seguinte canção: Sai piaba. Agora, observe os peixinhos abaixo e faça um colorido nas letras que você encontra no seu nome.

Outra sugestão é o/a professor/a montar uma pescaria, onde as crianças deverão pescar os peixinhos com as letras do seu nome. Estes peixinhos podem ser feitos de papel cartão e coloca-se um clips para as crianças conseguirem pescá-los.

2º Momento: A professora junto ao grupo questiona-o sobre as brincadeiras que conhecem e diante das respostas, destaca as brincadeiras de roda, fazendo referência a brincadeira da aula anterior. Então, propõe às crianças uma pesquisa para casa, na qual deverão conversar com sua família e familiares sobre Brincadeiras de Roda. Solicitar que os adultos façam  o registro das brincadeiras que conhecem e convidar os mesmos para irem à escola brincar e ensinar as mesmas para  as crianças da turma.

3° Momento: Organizar este momento para que as crianças e/ ou família/familiares possam apresentar as brincadeiras. É uma ótima oportunidade para a integração com as famílias e para promover o estreitamento dos laços afetivos entre as crianças e suas famílias.

4º Momento: Selecionar a seguinte canção para brincar: Se eu fosse um peixinho/ canção popular. (A partir das brincadeiras apresentadas pelas crianças o/a professor/a pode selecionar junto com as crianças outra brincadeira para ser explorada a escrita). O desenvolvimento da brincadeira ocorrerá a partir da organização das crianças em pé, em roda e de mãos dadas. Assim, a professora explica que esta roda irá andar à medida que a música for sendo cantada. Deve ser explicado para o grupo que cada colega, ao ter seu nome mencionado na música vira-se para fora da roda continuando na dinâmica de mãos dadas e a girar. Gradativamente, cada criança escolhe um colega que ainda não foi mencionado para colocá-lo na música, devendo este participar da dinâmica explicada. Assim, a brincadeira será encerrada quando todos participantes estiverem virados para fora da roda.   

5º Momento: Para finalizar a atividade, o grupo receberá a seguinte proposta:

Hoje brincamos de roda e cantamos a música “Se eu fosse um peixinho”. Nesta brincadeira interagimos e nos divertimos muito com nossos coleguinhas. Agora, você pode escolher um coleguinha para escrever o seu nome e colocá-lo na canção. Em seguida, faça uma linda ilustração.  

 SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE NADAR

 EU TIRAVA A/O  

 _________________________________________   

DO FUNDO DO MAR.  

A escrita do nome dos colegas deve ser orientada pela consulta à ficha do nome de cada criança.  Ao final, propor a ilustração da canção com a construção de peixinhos com o carimbo da digital e finalização com canetinha e giz de cera. Para este trabalho a criança carimba o dedo ccom tinta no papel fazendo o corpo do peixe, e o/a professor/a completa as partes que ficarem faltando: rabo, nadadeiras, olhos.

Recursos Complementares

Você pode buscar as canções " Se eu fosse um peixinho"  e "Sai Piaba" através do endereço: http://www.4shared.com/file/OwcZ8Opo/Quem_Canta_Seus_Males_Espanta.htm 

Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento do grupo diante da proposta apresentada, sugere-se as seguintes observações:

  - as crianças demonstraram interesse e disposição em participar da brincadeira;

 - como se expressam corporalmente;

- na tentativa de leitura e escrita, como se deu a escolha dos nomes dos colegas;

- as crianças utilizaram-se de referências no momento de seleção das fichas dos nomes dos colegas, tais como: desenho, adesivo, letra, quantidade de letras, indicação do colega;

- durante a escrita foram capazes de realizar a cópia da ficha, ou mesmo dispensaram a consulta da mesma;

 - a criança demonstrou interesse e envolvimento com a proposta de ilustração.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana ristina Bricidio, FACAUL UNIME , Bahia - dijo:
    cristinabricidio@gmail.com

    13/09/2014

    Cinco estrelas

    adorei a ideia, que pode inclusive ser adaptada.


  • Rosângela, Nave Mãe Novo Mundo , São Paulo - dijo:
    figueiredorosan@gmail.com

    09/09/2010

    Cinco estrelas

    Olá Vanessa, adorei ver a sugestão de aula através da música. Vc está de parabens. Qual a possibilidade de me enviar mais algumas sugestões para eu trabalhar com meus pequeninos? Desde já agradeço muito. Rosângela


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.