Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brinquedos: brincando com o passado e o presente.

 

11/10/2010

Autor y Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- trabalhar noções temporais, marcando diferenças entre passado e presente a partir da observação dos processos de fabricação dos brinquedos;

- incentivar a pesquisa como fonte de conhecimento;

- promover um momento de encontro entre as diferentes gerações; -

 reforçar os laços afetivos dentro da família.

Duração das atividades
DE 5 A 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Quem de nós não gostaria de aprender brincando? Quando buscamos essa fala no universo infantil dificilmente encontraremos respostas negativas.  

Assim, o olhar para os brinquedos antigos e atuais é uma divertida maneira de abordar noções temporais.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: A professora inicia a aula em rodinha, onde apresentará às crianças um baú com aparência de antigo. Ao mostrar o baú ao grupo, questionar as crianças sobre o conteúdo do mesmo. Diante das respostas, ir provocando o grupo para que pensem sobre a aparência do baú (se é velho, novo) e assim, suscitar junto às crianças sobre a origem das coisas que estão dentro do baú, de modo a estabelecer relação com o mesmo, dizendo se o seu conteúdo é velho ou novo. Após a reflexão em torno do misterioso baú, abri-lo e um a um ir apresentando os objetos que estiverem dentro dele. Assim, pode ser apresentado um carrinho de rolimã, uma boneca de pano, uma boneca de espiga de milho, uma bola de meia, uma vaquinha de batata com palitos de fósforo e outra de chuchu e palitos de fósforo, uma peteca de palha de milho e penas de aves, um telefone de latinhas de extrato de tomate, etc. Á medida que os objetos forem sendo mostrados, perguntar para as crianças se sabem o que cada um são. E ao longo do diálogo, permitir que as crianças estabeleçam contato com os objetos e brinquem com eles. À medida que começarem a manipular os objetos descobrirão que são brinquedos. Questionar as crianças sobre quem e aonde teriam sido feitos os brinquedos; sobre a experiência de brincar com este tipo de brinquedo; quais foram os sentimentos que experimentaram durante o momento de brincadeira. Dessa forma, apresentar os brinquedos citados como brinquedos antigos, feitos e utilizados por pessoas de outras gerações, mais velhas, como o vovô e a vovó, o papai e a mamãe.   

2 º Momento: Organizar diante da fala das crianças um roteiro para entrevista com os familiares mais velhos. As crianças irão pesquisar como eram os brinquedos no tempo dos avós, e/ ou papais e mamães. Acompanhando o registro escrito vamos solicitar às crianças e suas famílias que confeccionem algum brinquedo remetendo à infância de seus familiares e tragam para a escola para ser apresentado ao grupo.   

3º Momento: Trabalhar as entrevistas destacando, como eram feitos os brinquedos; os materiais utilizados em sua confecção; o porquê dos brinquedos serem feitos em casa e não em fábricas como os que estão habituados a brincarem. Os brinquedos confeccionados junto às famílias serão apresentados e todas as crianças devem ter a oportunidade de brincar com o brinquedo do colega.

 4º Momento: Explorar os brinquedos atuais, levantar junto às crianças algumas diferenças e semelhanças em relação aos brinquedos antigos e os atuais. Para compor um registro, solicitar às crianças que realizem como atividade de casa uma pesquisa na internet sobre como são as fábricas de brinquedos, responsáveis pelos brinquedos atuais; destacando quais materiais utilizam, como chegam até suas casas; permitem brincar sozinhos ou permitem a participação de outros colegas durante a brincadeira. O registro deverá ser acompanhado pela escolha de um brinquedo que gostem muito em suas casas para que estes sejam levados à escola a fim de serem apresentados aos colegas. Ao final da apresentação as crianças podem trocar os brinquedos entre si para brincadeira, fazendo o combinado de ao final da brincadeira, cada brinquedo ser devolvido ao seu dono. Caso exista uma fábrica de brinquedos na cidade onde residem, pode ser organizada uma visita das crianças à este espaço. Para isso, organiza-se um roteiro de perguntas elaboradas a partir da curiosidade das crianças.Por exemplo: “quem inventa os brinquedos? Qual o brinquedo que vocês mais gostam de fazer? Quem te ensinou a fazer brinquedos? De que são feitos os brinquedos?”O momento deve ser fotografado para compor o registro das aprendizagens da turma sobre a temática.     

5° Momento: Propor para as crianças a experiência em uma Oficina de brinquedos. Para isso, elas deverão trazer de casa materiais recicláveis ( caixas, rolos de papel higiênico, garrafas pet, tampinhas de garrafa, etc) legumes e outros materiais mais, como: fitas, botões, retalhos. Em sala, o/a professor/a pode acrescentar outros materiais de que dispor: cordão, lã, jornal, etc. As crianças deverão a partir destes materiais criarem seus próprios brinquedos e nomeá-los. Ao final desse momento, as crianças apresentam ao grupo os brinquedos produzidos, ensinando como é que se brinca.   Abaixo você tem um modelo de boneco feito de chuchu.

"foto do acervo 2010 da professora".

6º Momento: Para finalizar este trabalho, desenvolver com as crianças a idéia de organizar na escola um espaço que fique conhecido como Museu dos Brinquedos. Destacar a funcionalidade desse espaço no cotidiano como um lugar privilegiado de acesso à bens culturais. Neste espaço serão colocados os brinquedos enviados pelas famílias, os brinquedos que estavam dentro do baú e os brinquedos produzidos pelas crianças ( os brinquedos feitos com legumes devem ser fotografados para o acervo) para exposição às demais turmas e pessoas que freqüentam a Escola. Informações como o nome do brinquedo, ano em que as pessoas conheceram este brinquedo e os matérias necessários para sua construção devem compor as legendas de cada brinquedo.  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor realizará as seguintes observações:

- As crianças foram capazes de elaborar respostas acerca do conteúdo do baú, explicitando-as;

- As crianças interagiram com o assunto em questão;

- As crianças tiveram apoio de suas famílias para realizar as atividades em casa;

- As crianças conseguiram dizer sobre as informações obtidas em suas pesquisas;

- As crianças demonstraram criatividade na construção dos brinquedos;

- As crianças compartilharam os brinquedos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.