Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gravidez

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as condições necessárias para que ocorra a gravidez.

Conhecer as etapas embrionárias e fetais que envolvem a geração de um novo ser humano.

Relacionar a ação dos hormônios com a gravidez.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante trabalhar antes com os alunos o sistema endócrino.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula levando os alunos para o laboratório de informática. Sugerimos o vídeo que mostra o desenvolvimento do feto humano dentro do útero, do sítio da National Geographic Channel, no endereço a seguir:  http://www.natgeo.com.br/br/videos

O jornal Folha de São Paulo mostra um infográfico com as modificações do corpo feminino durante a gravidez.  http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u410790.shtml O professor poderá acessar com os alunos este infográfico, ou salvá-lo previamente para apresentar em sala de aula.

Placenta

 Este objeto de aprendizagem pode ser encontrado no endereço a seguir:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10206 e mostra o funcionamento da placenta. Questione com os alunos a importância deste anexo embrionário. E o papel desempenhado pelos outros anexos, quais são?

 Desenvolvimento embrionário

Este objeto de aprendizagem é encontrado no endereço a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10489 e mostra o desenvolvimento embrionário de diversos vertebrados. Quais as semelhanças que existem neste processo? O que pode ser entendido com estas imagens?

Agora que os alunos visualizaram as etapas embriológicas da gestação, peça que eles desenvolvam uma pequena animação estilo stop-motion com massa de modelar mostrando as principais modificações ocorridas na célula-ovo até a neurulação. O trabalho poderá ser feito em duplas ou trios. O professor deve avisar que todos os integrantes devem participar do trabalho.

Cada etapa do desenvolvimento embrionário representada na massinha de modelar deve ser fotografada (preferencialmente com câmera digital para facilitar a manipulação das imagens no computador). Após fotografar cada modificação no modelo embrionário, os alunos deverão descarregar as imagens no computador. No computador, poderão utilizar softwares de edição de imagens como o GIMP, o Stopmotion, MUAN, Images to Video, Movie Maker (Plataforma Windows), entre outros. 

Há também um software que dispensa a instalação podendo ser utilizado on-line. É o Animasher, disponível no endereço a seguir: http://www.animasher.com/ Neste endereço há tutorial em inglês de como criar um filme. Mas no sítio Baixaqui há um breve tutorial em português, e pode ser acessado neste endereço eletrônico: http://www.baixaki.com.br/download/animasher.htm

Os filmes desenvolvidos pelos alunos poderão integrar uma exposição na escola, com a mostra dos vídeos produzidos para toda a escola.

O professor poderá trabalhar conjuntamente com o professor de Artes, onde o colega da disciplina mencionada poderá aprofundar com os alunos a técnica de stop motion, introdução ao roteiro (cena, câmera , iluminação),  a teoria das cores e textura dos materiais na confecção do modelo embriológico.

Também é possível fazer uma confecção de trabalhos bidimensionais e tridimensionais versando o tema “In ício da Vida”. Você, professor de Biologia poderá indicar sítios e revistas que tenham figuras representativas da gestação, embriologia e desenvolvimento fetal e o professor de artes poderá ajudar na escolha dos materiais e na correta utilização deles para a confecção da obra.

Os trabalhos finalizados podem ser avaliados tanto pela disciplina de Biologia como de Artes, sendo interessante que ambos professores explicitem os critérios de avaliação com antecedência. Com o finalização desta atividade, sugerimos uma exposição dos trabalhos para toda a escola, com a presença dos alunos para explicar seu processo criativo, o roteiro, a técnica utilizada, as dificuldades na realização da atividade e a relevância e contribuição da atividade no seu aprendizado. 

 

Se o professor desejar trabalhar com o colega de matemática, uma sugestão é fazer um levantamento na comunidade, bairro ou município sobre o número de grávidas de acordo com a faixa etária e produzir uma tabela em planilha eletrônica. A partir desta tabela, podem discutir o problema da gravidez precoce. Para aprofundar mais sobre o assunto sugerimos algumas aulas anteriormente produzidas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=557

Já a disciplina de q uímica pode contribuir com os conhecimentos de quais produtos químicos devem ser evitados durante a gravidez. Segue abaixo sítios com informações acerca deste tema.

http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/gestante_pode_pintar_o_cabelo.htm

http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/01/29/e290126655.asp

Campanha sobre a importância do pré-natal para uma gestação segura. Este artigo da Folha do São Paulo trata dos cuidados necessários durante a gestação: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u420415.shtml

STOP MOTION

http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion

http://www.curiosando.com.br/01/2009/top-10-animacoes-stop-motion/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Desenvolvimento embrionário Animação/simulação
Avaliação

A avaliação poderá ser feita sobre os trabalhos confeccionados pelos alunos. É muito importante explicitar com antecedência os critérios que serão observados e avaliados no trabalho. Colocar quais etapas do desenvolvimento embrionário são obrigatórias de serem representadas, por exemplo, é um item a ser avisado.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • analice, E.E.E.F.M.Rocha Leal , Rondônia - dijo:
    coelho.analice@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente aula,Andrea...assunto atual e necessario.parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.