Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


É com X ou CH ?

 

14/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler um texto poético e destacar palavras com x e ch;

- Identificar a semelhança no som e a diferença na grafia de sílabas em palavras com x e ch;

- Pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com x e ch e utilizar em frases.  

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter o domínio da leitura e do código da escrita.

 - Ter a noção de sílaba.

Estratégias e recursos da aula

- Livro: Ou isto ou aquilo, autora: Cecília Meireles, Ed. Nova Fronteira.

 - ficha de atividades

 - jornais e revistas para recorte

 - dicionários (1 para cada dupla)

 - folha ou caderno

 

 Atividade 1  

 Apresente para os alunos em folha a poesia: “A chácara do Chico Bolacha” (Cecília Meireles)

Peça a turma para ler e explore o vocabulário com a turma. O que quer dizer chácara? O que entenderam por charco? Alguém sabe o que é coxo?

 Proponha procurar no dicionário. De preferência que os alunos tenham em sala de aula pelo menos um para ser consultado em dupla.

 Explore também o significado de bolacha, enquanto nome comum, como biscoito ou palmada.

Trabalhe a interpretação do texto através de perguntas escritas.  

 A chácara do Chico Bolacha   

 Na chácara do Chico Bolacha,

 o que se procura

 nunca se acha!  

 Quando chove muito,

 o Chico brinca de barco,

 porque a chácara vira charco.

  

 Quando não chove nada,

Chico trabalha com a enxada

e logo se machuca

e fica de mão inchada.

Por isso, com o Chico Bolacha,

o que se procura

 nunca se acha.  

Dizem que a chácara do Chico

 só tem mesmo chuchu

e um cachorrinho coxo

que se chama Caxambu.   

 

Outras coisas, ninguém procure,

 porque não acha.

 Coitado do Chico Bolacha!   

Sugestão de ficha de atividade:  

 Você acabou de ler o texto do Chico Bolacha. Agora, responda:   

1-Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura, nunca se acha?

  ______________________________________________________________________  

______________________________________________________________________  

 2- De que Chico brinca quando chove muito?

  _______________________________________________________________________   

3- Por que a mão do Chico fica inchada?  

_______________________________________________________________________  

 4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?  

 _______________________________________________________________________   

5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.  

 _______________________________________________________________________   

6- “ e um cachorrinho coxo . . .”    O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.  

 _______________________________________________________________________   

7- Imagine e desenhe a chácara do Chico Bolacha.              

 Atividade 2  

 Escreva no quadro estas palavras retiradas do texto “A chácara do Chico Bolacha”:

                                       

                                            enxada         inchada  

 

Trabalhe primeiro o que significam. Seria interessante mostrar imagens e ainda melhor trazer uma enxada para que conheçam a ferramenta usada nas plantações.

Explore também o que pode provocar inchaço nas mãos ou pernas. Converse sobre causas como: acidentes, doenças,  pressão, gravidez e outros.

 Peça a turma para ler as palavras do quadro e compare com os alunos a sílaba destacada:  xa e cha

 O que elas têm em comum?

 Qual é a diferença?

 Leve o grupo a perceber que o som é igual, mas a escrita é diferente. Uma é com x e a outra com ch.

 Então proponha procurar no texto do Chico Bolacha palavras com x e ch e escrever em dois grupos: Tem X / Tem CH.

 Tem X: enxada, coxo, Caxambu

Tem CH: chácara, Chico Bolacha, acha, chove, charco, machuca, inchada, chuchu, cachorrinho, chama

Use outros textos com este propósito. Uma sugestão: Chá Milagroso, do livro Lua no Brejo de Elias José.

Reforce a escrita de palavras com esta diferença também com exercícios de lacunas.

 Exemplo: É com X ou CH?   PEI___E    /   MA___ADO  /  LU___O   /  BI___ O   /   CAI___A   /  ___EIRO  / BAI ___O    

 Atividade 3  

 Traga revistas e jornais para sala. Peça aos alunos para pesquisarem, em dupla, palavras com x e ch (mesmo som). Determine a quantidade, poderia ser 4 ou 5 de cada.

 Observe se as palavras encontradas com x, têm o mesmo som de ch.

 Proponha colar em folha ou no caderno as palavras, formando dois grupos: Palavras com X/ Palavras com CH.

 Em seguida, peça para que criem frases, usando as palavras pesquisadas e desenhem.

 Uma outra sugestão seria elaborar um bingo de palavras com x e ch.

 Produza com a turma as cartelas. Poderiam colar palavras pesquisadas em revistas e jornais e escrever em tiras as palavras para serem cantadas.

 Providencie grãos de feijão para marcar os nomes sorteados. Brinque com a turma! Será sem dúvida um jeito divertido de memorizar a escrita correta de palavras com x e ch.  

Recursos Complementares

 - Livro: Lua no Brejo com novas trovas, autor Elias José, Projeto Editora.

Avaliação

Na Atividade 1, observe o interesse e o envolvimento dos alunos durante a leitura e a interpretação escrita da poesia de Chico Bolacha.

Veja também como trabalham em dupla, usando o dicionário.

Na Atividade 2, observe se compreenderam a comparação da sílaba destacada nas palavras, identificando a semelhança e a diferença.

Verifique como anotaram as palavras do texto com x e ch, separando pela grafia.

Se realizar exercícios de lacuna, de preferência, corrija com os alunos.

 Na Atividade 3, acompanhe a pesquisa, circulando pela sala e interfira quando achar necessário.

 Avalie o uso das palavras com x e ch nas frases produzidas.

Se usar ainda como recurso o bingo elaborado em conjunto com a turma, converse sobre o que acharam da brincadeira.

O que funcionou bem?  Senão, por quê?  Promova uma autoavaliação do grupo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.