01/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
1º MOMENTO:
A aula poderá ter início com uma roda de conversa sobre o que as crianças já sabem sobre os aspectos do continente africano que pretendemos nesta aula - vegetação e fauna, que serão registrados num cartaz coletivo. Em seguida, o professor apresenta uma sequência de imagens de animais e pede que as crianças digam se moram na Africa ou não. Nesse momento, o professor vai colando a imagem num quadro/mural/parede e separando em dois grupos - animais da Àfrica e animais de outros lugares e forma que se organize um painel.
Fonte: http://www.africa-turismo.com/imagens/girafas.jpg
Fonte: http://www.africa-turismo.com/imagens/elefantes-africa.jpg
Fonte: http://www.africa-turismo.com/imagens/hipopotamos-2.jpg
Em seguida sugerimos que o professor encaminhe uma apresentação mais detalhada dos animais que constituem a fauna africana ressaltando hábitos, características principais para que as crianças possam construir um repertório de informações a respeito destes animais.
2º MOMENTO:
O professor dará continuidade a aula propondo que as crianças representem os animais que constituem a fauna africana num mapa do continente previamente organizado pelo professor (xerografado, mimeografado, etc). Esta atividade permitirá que as crianças possam sintetizar suas aprendizagens e consigam exercitar seu potencial criativo produzindo desenhos, distribuindo os animais pelo território africano, segundo os hábitos de cada espécie.
O professor poderá organizar, também, um texto-síntese das informações que aprenderam sobre os animais. As sínteses curtas, ao longo do nosso trabalho, permitem que as crianças possam construir numa constante suas aprendizagens e apropriações.
OS ANIMAIS DA ÁFRICA
ESTUDANDO SOBRE A ÁFRICA NÓS VIMOS QUE MUITOS MUITOS ANIMAIS DE LÁ SÃO SELVAGENS, COMO: OS LEÕES, AS GIRAFAS, OS ANTÍLOPES, OS LEOPARDOS, OS BÚFALOS, OS MACACOS BABUÍNOS, AS ZEBRAS, OS TIGRES, OS ELEFANTES, OS RINOCERONTES E AS COBRAS/SERPENTES. CADA UM DESSES ANIMAIS SE ALIMENTA DE TIPOS DE COMIDAS DIFERENTES. ELES PODEM SER CARNÍVOROS COMO OS LEÕES OU HERBÍVOROS COMO AS GIRAFAS.
TEXTO COLETIVO - 1º ano vespertino
|
|
Fonte: NEI/UFRN |
Fonte: NEI/UFRN |
3º MOMENTO - A VEGETAÇÃO DA ÁFRICA
O professor dará início à discussão da temática deste momento numa roda de conversa, com o enfoque na vegetação africana. Como sugerimos anteriormente, as discussões poderão ser provocadas a partir da leitura de imagens que definem a vegetação da África, como as que apresentamos logo a seguir.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana_Africana http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRC_a1GM1bIjEWsphUdPm90SpPxFdTqMr2sXdepRC7mxgDK4I0&t=1&usg=__c2JaFzkkU2ADhkn3-cNWjmC9wu0=
AS SAVANAS AFRICANAS
Nós do 1º ano "A" - tarde aprendemos que na África não tem florestas, nem selvas, só tem grandes savanas. As savanas são tipo umas florestas, mas lá não tem muitas árvores grandes, tem bastante grama, areia e pequenas árvores. Nas savanas, a maioria das árvores tem poucas folhas, porque lá é muito quente e, por isso, as folhas murcham e caem. Os animais não podem se esconder por causa que o espaço é muito aberto. A maioria deles vão correr para salvar suas vidas, como os antílopes. Lá na África as pessoas fazem safári, que é um passeio pelas savanas africanas, mas não pode sair do carro, porque é muito perigoso. Os animais são selvagens e querem comida!
TEXTO COLETIVO |
Fonte: http://www.nature-pictures.org/foto_DO_prezentacji/4541_fe31d6bf82ab523330501130bf55cb22_1.jpg
4º MOMENTO:
O professor poderá continuar a aula propondo para as crianças a ideia de construção de 'mini savanas' ou 'mini safáris' por parte das crianças para que pudessem organizar todo o conhecimento que puderam sintetizar com esta a aula. Vale salientar que alguns desses materiais devem ser pedidos previamente às famílias.
Para a construção da maquete será necessário, para cada grupo de 4 ou 5 crianças:
O professor sugere que a elaboraçaõ coletiva de um plano de orientação para a construção da maquete Q ue poderá possuir os seguntes passos:
O professor divide a turma em pequenos grupos e juntos iniciam o processo de construção. Ao trémino da aitividade cada grupo identifica seu trabalho para uma exposição posteriormente.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Para um melhor desenvolvimento da aula sugerimos consultar os seguintes links e textos refereciados:
http://www.africa-turismo.com/animais.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana_Africana
África: a bola da vez. In: Revista Nova Escola, Ano XXV , nº 232, Editora Abril, maio de 2010. p. 40 – 47.
África: pinte um safári exclusivo. In: Professor Sassá, Ano II, nº 24.
FLEXER, Michael J. Madagascar 2 : o livro do filme. Caramelo Livros Educativos.
RIBÓN, Marta. Descubra o mundo: África. Ciranda Cultural, São Paulo, 2008.
Ao final da aula as crianças deverão ser capazes de:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/05/2012
Cinco estrelasmuito bom ? eu gosrei muito vai ser muito bom para mim é para os estudantes que precisa de algumas orientação . muito obrigada .