01/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber conceitos como: frente, trás, direita, esquerda.
Inicialmente o professor sugere que a turma observe a sala de aula, os objetos que tem nesse espaço (carteiras, mesas, estantes, etc.). Depois desse momento ele apresenta para o grupo de alunos diversas caixinhas em diferentes tamanhos, após essa apresentação sugere a possibilidade de representar a sala de aula através daquelas caixas, montando uma maquete.
Primeiramente o grupo negocia o que cada uma das caixas irá representar (nesse momento serão necessárias caixas de vários tamanhos, como por exemplo de: remédio, fósforo, sapato, perfume entre outras. Algumas caixas serão necessárias em quantidade maior, pois para poder representar as carteiras são necessárias caixas pequenas em maior quantidade. Por isso, o professor deverá realizar uma campanha com antecedência para a realização dessa atividade, inclusive para conseguir caixas grande de formatos diferentes para que a turma escolha qual caixa melhor represente a sala de aula.
Depois de escolhido o que cada caixa irá representar o professor divide a turma em vários grupos. Cada um desses grupos ficará responsável por pintar as caixas, procurando representá-las o mais próximo possível do objeto real, utilizando cores parecidas.
Crianças pintando as caixas para a maquete
O professor reúne toda a turma com as caixas de cada grupo e sugere a organização da maquete. Para tanto, deverá provocar o grupo a fim de que definam o ponto de referência, ou seja, o que irá nortear a localização dos objetos (a porta da sala, o quadro , a janela).
Esse momento é importante para que o professor instigue a turma para que os alunos percebam o objeto que está atrás ou à frente de outro, perto ou longe, como também o que está à direita ou à esquerda, fazendo com que a turma vá percebendo as relações topológicas e projetivas.
Depois dessa construção é importante que o professor faça com que os alunos percebam que aquele objeto (a maquete) passou a ser uma representação da sala de aula, apesar de ter elementos que representem a maioria dos objetos da sala real, a mesma não permite ser uma sala de aula e sim uma representação da sala de aula.
Depois de ter a maquete construída (caixa de supermercado) o professor poderá sugerir a construção da planta(mapa) da sala. Antes poderá sugerir que cada crianças desenhe como imagina que ficará essa planificação.
Em seguida, na roda, o professor prende com fita adesiva um plástico sobre toda a caixa da maquete e uma criança desenha com hidrocor as formas que está vendo, como se estivesse desenhando a sala de aula vista por cima sem o teto.
Essa representação depois de pronta poderá ser fixada no quadro para que a turma construa uma legenda com os desenhos (representações) que estão na planta e os seus objetos reais.
Essa planta(mapa) depois de concluída poderá ser reproduzida em atividades diversas, em que o professor poderá desenvolver situações-problema que envolvam direção, representação de outros objetos, multiplicação etc.
Após esse momento é importante que o professor apresente para a turma a projetos arquitetônicos reais e mapas, para que a turma reflita sobre esses materiais suas representações e suas funções.
Não percebemos a necessidade de recursos complementares.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/02/2013
Quatro estrelasUma aula muito criativa
08/04/2012
Quatro estrelasMuito legal a aula, criativa e divertida para os alunos.
03/04/2012
Cinco estrelasExcelente trabalho desenvolvido em sala de aula.