Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ORIGEM DA CHUVA

 

06/09/2010

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Construir noções sobre a origem da chuva;
  2. Perceber a importância e as conseguências da chuva para o ambiente natural e social;
  3. Observar as formas das nuvens;
  4. Compreender a formação das nuvens;
  5. Perceber a  relação das nuvens com a chuva.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Origem da chuva;
  • Conseguências da chuva para o meio ambiente;
  • A formação das nuvens.
Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

contexto do tema

A professora(o) deve aproveitar o contexto, caso seja periódo de inverno para ler reportagens da imprensa escrita sobre as inundações provocadas pela chuva.Problematize na roda:

  •  De onde vem a chuva?
  • Podemos saber quando vai chover?
  • Quais as conseguências da chuva?

vídeo

 http://www.cienciamao.usp.br/tudo/busca.php?key=ciclo%20da%20agua  

Registre as falas das crianças durante a conversa na roda. Para responder as perquntas assista o video sobre o ciclo da água. Após a exibição perqunte se elas descobriram como se forma a chuva. Solicite que registrem atráves do desenho e da escrita o que aprenderam.

Fonte: Nossa arte, nossos contos.NEI/UFRN.

2ª ATIVIDADE

música

Traga para a sala de aula a música "chove, chuva de Jorge Bem Jó. Depois de escutar pelo pelo duas vezes, perqunte:

  • Por que o autor faz uma reza para Deus?
  • Por que o autor fala que a chuva é ruim?
  • Quando ela é boa?

Chove Chuva

Jorge Ben Jor

Chove Chuva Chove sem parar...(2x)

Pois eu vou fazer uma prece Prá Deus, nosso Senhor Prá chuva parar De molhar o meu divino amor...

Que é muito lindo É mais que o infinito É puro e belo Inocente como a flôr...

Por favor, chuva ruim Não molhe mais O meu amor assim...(2x)

Chove Chuva Chove sem parar...(2x)

Sacundim, sacundém Imboró, congá

Dombim, dombém Agouê, obá

 Sacundim, sacundém Imboró, congá

Dombim, dombém Agouê Agouê,

 oh! oh! oh! obá Agouê, oh! oh! oh! obá Agouê, oh! oh! oh! obá...

Fonte :http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46643/ 

Relacione a conversa sobre a música com as noticias lidas de jornais sobre inundações provocadas pela chuva. Proponha um texto coletivo sobre a origem da chuva. Depois sugira um registro individual sobre o que cada um aprendeu sobre o tema.

Fonte: Nossa arte, nossos contos.NEI/UFRN.2000.

3ª ATIVIDADE

manchete de jornais

Combine em pequenos grupos a escrita de manchetes para as reportagens lidas na sala. Chame atenção para os titulos das reportagens.Para esta atividade selecione com antecedência várias notícias ou solicite que as crianças tragam de casa com ajuda de  um adulto.Escolha um local apropriado na escola para que outras pessoas possam ler as noticias com as manchetes criadas pelas crianças.

Chuva, devastação, enchente, inundação.

Fotos e vídeos da tragédia em Alagoas e Pernambuco. Reportagens do Globo Rural e do Fantástico da Rede Globo. 28 de junho de 2010, 0:42

Uma semana de chuvas, 51 mortes e vários municípios destruídos nos estados de Alagoas e Pernambuco. Enchentes  nos rios Mundaú, Paraíba e Una deixaram um rastro de destruição  em 95 cidades nordestinas: Branquinha (AL), Santana do Mundaú (AL), União dos Palmares (AL), Rio Largo (AL), Quipapá (PE), Palmares (PE), Belém de Maria (PE), Agrestina (PE), são alguns exemplos de cidades castigadas pelas chuvas no nordeste na 2ª quinzena de junho de 2010. E a previsão do tempo é de mais chuvas na região.

Em Pernambuco, o rastro da tragédia passou por 67 municípios, sendo que nove estão em calamidade pública e 30 em estado de emergência. 26.966 desabrigados, 55.643 desalojados e 18 mortes em Pernambuco.

Em Alagoas, 28 municípios sofrem com a tragédia da chuva. Mais de 180 mil pessoas foram afetadas. 76 desaparecidos, 34 mortos. 

Fonte: http://blogdovaldikim.com.br/?p=15228 

4ª ATIVIDADE

Leitura de texto e artes 

fonte: http://astropt.org/blog/2009/02/17/nuvens-vem-do-espaco/ 

Para ajudar as crianças a pensar sobre como se forma as nuvens e a relação com a chuva, traga imagens, gravuras, fotografias de nuvens e apresente para elas na roda. Desperte a curiosidade perquntando:

  • Por que será que as pessoas olham para o céu e dizem que vai chover?
  • Como são  formadas as nuvens?

Leia o texto sobre a formação das nuvens. Proponha uma pintura a vela para representar as formas das nuvens quando vai chover.

Fonte:http://meteorologia.tripod.com/nuvens.html 

Material necessário:  

  • vela branca
  • papel oficio - peso 40
  • lápis cêra azul em várias tonalidades 

Como fazer:

Colocar a vela acessa grudada em uma tampa de leite ou em depósito de plático redondo e raso. As crianças derretem levemente o lápis céra sobre o papel para formar as nuvens.Exponha a produção no mural da sala para volorizar o trabalho das crianças.

Recursos Complementares
Avaliação
  1. Verificar se construiram noções sobre a origem da chuva;
  2. Identificar se conseguiram perceber a importancia e as conseguências da chuva para o ambiente natural e social;
  3. Perceber se atrávés da observação da nuvem conseguem identificar quando vai chover. 
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.