13/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
· Pesquisar e produzir textos utilizando recursos da Internet.
· Buscar pistas textuais para compreensão global do texto.
· Ampliar o processo de registro, revisão de texto e leitura.
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Atividade 1 – Explorando sites na Internet:
Para realizar esta atividade, as crianças deverão conhecer alguns gêneros textuais, como ficcionais, jornalísticos, comerciais, publicitários.
Caso não tenham sido trabalhados ainda com a turma, deixo como sugestão algumas aulas do Portal do Professor:
Diário de leitura: construção de fichas de leitura e análise de obras literárias.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21028>
A velha a fiar: o texto, o filme e a interpretação.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20091>
Histórias em quadrinhos: interpretação, leitura e escrita.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18808>
Super-heróis: lendo (ouvindo) e produzindo diferentes gêneros textuais.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8142>
<http://www.divertudo.com.br/>
<http://www.smartkids.com.br/>
<http://criancas.terra.com.br/>
* Para saber mais sobre hiperlink, sugiro que leia os textos indicados nos “Recursos educacionais adicionados à aula”.
Atividade 2 - Construindo um site em papel.
O objetivo desta atividade é construir um grande painel que dará a ideia de uma página da Internet.
Avaliação Leitura e produção de texto.
Abaixo, apresentamos uma atividade de avaliação exemplificando o tema Internet. Professor, se desejar, avalie a leitura e interpretação das crianças com um texto de acordo com o tema do site.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1- LEIA O TEXTO ABAIXO PARA SEU (SUA) PROFESSOR (A):
INTERNET PARA CRIANÇAS
Tudo o que as crianças, pais e educadores precisam saber sobre Internet De Rich Mintzer e Carol F. Mintzer Esse livro é o máximo para quem quer saber tudo sobre Internet e ainda por cima, tem mil dicas legais de sites para fazer pesquisas, brincar, ouvir música e outras coisas mais. O “Divertido” também está lá, entre os sites de divertimento, na página 111. Pode conferir! O livro é muito fácil de ler, ilustrado, e tem até passatempos variados sobre os assuntos abordados. Explica palavras da Internet, ensina a usar o correio eletrônico e até a fazer um site.
Fonte: http://www.divertudo.com.br/dicas9.htm
2- AGORA RESPONDA ÀS PERGUNTAS:
a. O que está sendo anunciado neste texto?
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
b. Você acha que este texto é uma propaganda? Por quê? ____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
c. Qual é o nome do livro? _____________________________________________
_____________________________________________________________________
d. Segundo o autor do texto, o que podemos encontrar neste livro? _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
3-Produza agora um pequeno texto relatando a experiência de produzir um site.
Lembre-se de todos os processos realizados, tais como: a pesquisa do site, escolha dos textos, produção do painel etc.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Outros sites infantis que podem ser utilizados:
Nesse site você encontra jogos, passatempos, quadrinhos, papel de parede, cartões, músicas, softwares da Turma da Mônica. <www.contandohistoria.com>
Site dedicado às crianças e pessoas que gostam de ler e sonhar. Histórias divertidas e fábulas que incentivam o hábito da leitura.
*Sugestões de textos para formação do professor.
BATISTA, Antônio A. G. org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.
Para saber mais sobre hiperlink, seu significado e aplicações pedagógicas sugiro o texto “HIPERTEXTO E CONSTRUÇÃO DO SENTIDO” autor: Ingedore G. Villaça KOCH. Disponível no site: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126
Durante a realização da atividade, observe as crianças sob os seguintes aspectos.
Atividade de exploração do site:
Atividade de leitura e interpretação do texto:
Atividade de produção de texto:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!