Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As diferentes disposições espaciais dos textos na Internet.

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Pesquisar e produzir textos utilizando recursos da Internet.

·         Buscar pistas textuais para compreensão global do texto.

·         Ampliar o processo de registro, revisão de texto e leitura.

Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Explorando sites na Internet:    

 Para realizar esta atividade, as crianças deverão conhecer alguns gêneros textuais, como ficcionais, jornalísticos, comerciais, publicitários.  

Caso não tenham sido trabalhados ainda com a turma, deixo como sugestão algumas aulas do Portal do Professor:

Diário de leitura: construção de fichas de leitura e análise de obras literárias.

 <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21028>

A velha a fiar: o texto, o filme e a interpretação.

 <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20091>

Histórias em quadrinhos: interpretação, leitura e escrita.

 <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18808>

Super-heróis: lendo (ouvindo) e produzindo diferentes gêneros textuais.

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8142>     

  •  Para realizar esta atividade, as crianças deverão explorar livremente os sites abaixo.

<http://www.divertudo.com.br/

 <http://www.smartkids.com.br/>  

<http://criancas.terra.com.br/>    

  • Em seu caderno, as crianças farão  o registro, em forma de lista, de quais os textos  encontrados nos sites. Ex: adivinhas, reportagens, entrevistas, histórias, propaganda etc.
  • Organize uma discussão de análise dos textos encontrados, quais gêneros textuais estão presentes no site, se os textos estão organizados em formatos diferenciados ( na vertical, horizontal, diagonal, dentro de caixas e/ou desenhos) e  o que mais gostaram em cada site.
  • Peça que cada um se expresse oralmente sobre a atividade.
  • Chame a atenção das crianças para as possibilidades diferenciadas de organização dos textos na Internet.
  • Diferente do papel, no qual a leitura está limitada à folha, na Internet, uma página pode conter uma imagem que abre um novo texto. A isto chamamos de hiperlink*, um texto se conectando a outro.

 * Para saber mais sobre hiperlink, sugiro que leia os textos indicados nos “Recursos educacionais adicionados à aula”.  

 Atividade 2 - Construindo um site em papel.   

O objetivo desta atividade é construir um grande painel que dará a ideia de uma página da Internet.  

  •  Escolha com as crianças um tema para elaboração do site da turma. Ex.  Meio ambiente, cidadania, trânsito.
  • Utilize os sites pesquisados como referência.
  • Volte com as crianças ao laboratório de informática. Cada criança deverá escolher um texto para ser colocado na página da Internet da turma.  
  • As crianças precisarão conversar entre si e organizar os tipos de textos, as cores, e como colocá-los no cartaz. Cada criança criará um tipo de texto diferente em uma folha de rascunho. Aquelas que tiverem maior dificuldade poderão copiar textos dos sites.
  • Corrija os textos copiados e/ou criados pelas crianças. Cada criança copiará seu texto em uma folha de papel A4 ou ofício ( será mais interessante se for um papel colorido) que será  dobrado.Em uma das faces do papel, a criança deverá escrever o título do texto como se fosse um link de Internet.   
  • Organize a colagem e montagem do cartaz “site da turma” para ser exposto para toda a escola.  

 Avaliação Leitura e produção de texto.

Abaixo, apresentamos uma atividade de avaliação exemplificando o tema Internet. Professor, se desejar, avalie a leitura e interpretação das crianças com um texto de acordo com o tema do site.          

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

1-    LEIA O TEXTO ABAIXO PARA SEU (SUA) PROFESSOR (A):   

INTERNET PARA CRIANÇAS

Tudo o que as crianças, pais e educadores precisam saber sobre Internet De Rich Mintzer e Carol F. Mintzer Esse livro é o máximo para quem quer saber tudo sobre Internet e ainda por cima, tem mil dicas legais de sites para fazer pesquisas, brincar, ouvir música e outras coisas mais. O “Divertido” também está lá, entre os sites de divertimento, na página 111. Pode conferir! O livro é muito fácil de ler, ilustrado, e tem até passatempos variados sobre os assuntos abordados. Explica palavras da Internet, ensina a usar o correio eletrônico e até a fazer um site.

Fonte:    http://www.divertudo.com.br/dicas9.htm    

2-    AGORA RESPONDA ÀS PERGUNTAS:

a.    O que está sendo anunciado neste texto?

____________________________________________________________________

___________________________________________________________________

b.    Você acha que este texto é uma propaganda? Por quê? ____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

c.    Qual é o nome do livro? _____________________________________________

_____________________________________________________________________

d.    Segundo o autor do texto, o que podemos encontrar neste livro? _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

3-Produza agora um pequeno texto relatando a experiência de produzir um site.

Lembre-se de todos os processos realizados, tais  como: a pesquisa do site, escolha dos textos, produção do painel etc.

______________________________________________________________________

  ______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________  

______________________________________________________________________  

______________________________________________________________________  

______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________

  ______________________________________________________________________   

______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________  

 ______________________________________________________________________

  ______________________________________________________________________

  ______________________________________________________________________

  ______________________________________________________________________    

Recursos Complementares

Outros sites infantis que podem ser utilizados:

<www.monica.com.br>   

Nesse site você encontra jogos, passatempos, quadrinhos, papel de parede, cartões, músicas, softwares da Turma da Mônica. <www.contandohistoria.com>   

Site dedicado às crianças e pessoas que gostam de ler e sonhar. Histórias divertidas e fábulas que incentivam o hábito da leitura.

*Sugestões de textos para formação do professor.

 BATISTA, Antônio A. G. org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.  

 Para saber mais sobre hiperlink, seu significado e aplicações pedagógicas sugiro o texto “HIPERTEXTO E CONSTRUÇÃO DO SENTIDO” autor: Ingedore G. Villaça KOCH. Disponível no site: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1425/1126 

Avaliação

Durante a realização da atividade, observe as crianças sob os seguintes aspectos.

Atividade de exploração do site:

  •   A criança explora o site com autonomia, fazendo observações coerentes.
  •   Percebe e relata observações quanto à forma diferenciada que os textos estão dispostos na Internet, como uma caixa de texto ou imagem abrindo uma nova página ( hiperlink).

 Atividade de leitura e interpretação do texto:

  •   A criança realiza a leitura dos textos com ritmo e entonação.
  •   Compreende com autonomia o texto lido.

Atividade de produção de texto:

  •   Produz texto coerente com a proposta.
  •   Revisa e reelabora a própria escrita, mesmo que para isso precise ser orientada.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.