01/09/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
1ª ATIVIDADE
Água na chaleira: fazendo experiência
Desafie as crianças a pensar, perguntando, por exemplo:
Promova uma experiência em sala de aula para que as crianças observem a ebulição da água. Registre coletivamente numa tabela a observação feita pelas crianças.Realize essa experiência na cozinha da escola.
Ao realizar a experiência coloque água em uma panela e leve ao fogo. Peça para as crianças observarem a água enquanto ela ferve.Em seguida registre as conclusões das crianças
EBULIÇÃO - é a passagem do estado líguido para o gasoso em um processo mais rápido. A caracteristica da ebulição é o bolbulhar que ocorre quando o vapor é liberado. A ebulição acontece quando uma determinada temperatura atinge o ponto de ebulição.
Outra experiencia que é possivel realizar com as crianças é a de soprar no espelho. Registre na tabela as observações das crianças.
VAPOR DE ÁGUA NO ESPELHO
Quando se respira o corpo solta água para o ar que nos rodeia. A água que expelismo forma um vapor invisível. Quando a respiração quente bate num espelho frio podemos vê-la transformar-se novamente em líquido. Segura um espelho junto à boca e respire. O vapor de água presente na sua respiração transforma-se em gotas de água, fazendo embaçar o espelho. Quanto mais frio estiver o espelho, mais visível se torna o vapor de água presente na sua respiração.
A água na chaleira: para onde vai? |
O que acontece quando sopramos no espelho? |
ANOTAÇÕES:
|
|
2ª ATIVIDADE
Registro individual da Aprendizagem
Leve gravuras para a sala de aula com cenas que representem a ebulição e a evaporação. Desafie as crianças estabelecerem relação entre as imagem e as palavras. Forneça pistas das palavras como: primeira letra, sons iniciais.
A atividade seguinte pode um registro individual com o objetivo de organizar as informações sobre as experiência realizadas na sala. Podendo ser estruturada da seguinte forma:
OBSERVE AS IMAGENS. ESCREVA AO LADO O QUE ACONTECEU:
1- COM A AGUA DO LAGO ________________________________________________________
2 - COM A ÁGUA NA CHALEIRA ______________________________________________________________
3 - COM A ÁGUA NO ESPELHO _________________________________________________________
3ª ATIVIDADE
Leitura
Leia o livro. C. Vance Cast. A água. Coleção de onde vem, para onde vai. Callis editora
Neste livro Eugênio explica de onde vem a água e mostra todo o seu percurso atá chegar as torneiras das nossas casa. aprende-se sobre condensação, evaporação. Ao final do livro, algumas experiências divertidas e interessantes
Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=104623&origem=1
Para saber mais: As etapas do ciclo da água.http://kids.sapo.pt/scratch/projects/sandrasf/1150
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/11/2011
Quatro estrelasGostei da explicação, pois nos tira dúvidas que se não visualizadas ficam inconclusas