16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Identificar a posição do plano Horizontal ou de Nível em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do plano Horizontal ou de Nível em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do plano Horizontal ou de Nível em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do plano Frontal em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do plano Frontal em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do plano Frontal em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do plano de Vertical em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do plano Vertical em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do plano Vertical em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e latera;
Identificar a posição do plano de Topo em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do plano de Topo em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do plano de Topo em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Identificar a posição do plano de Perfil em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Representar as imagens das posições do plano de Perfil em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral;
Resolver questões com imagens das posições do plano de Perfil em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral.
Planos de projeção
Professor, solicite a participação dos alunos os dividindo em grupos.
Utilize plástico para representar os planos, placas de isopor, muro ou paredes e o chão do colégio.
Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Exemplo: Figura 1
Oriente os alunos que nesta apresentação do plano horizontal, trabalharemos com o os três planos de projeção:
-plano vertical π’, plano horizontal π e o plano lateral de projeção π”, figura 2
Escolha três alunos e pergunte para ao primeiro, qual é a posição do plano horizontal ou de nível, em relação à π, deverá responder paralelo.
Pergunte ao segundo aluno qual a posição do plano em relação ao plano π’, este aluno deverá observar que o plano é perpendicular.
E finalmente para o terceiro aluno qual a posição do plano horizontal em relação ao plano lateral, ou seja, π”.
O aluno deverá responder que o plano horizontal é perpendicular em relação ao plano lateral.Figura 3
Os alunos que responderão estas perguntas, deverão entregar uma folha de papel formato A4, com os símbolos
que representarão as posições do plano horizontal em relação aos três planos de projeção, exemplo:
Professor, sugere-se que mantenha a mesma dinâmica da atividade em sala de aula, solicitando mais três alunos, sendo que, o plano agora será, o plano frontal.Figura 4
Os alunos deverão responder e entregarem a representação gráfica, da posição do plano frontal, em relação à π, π’ e π”.
Dando continuidade o plano agora é o plano vertical. Figura 5
Os três novos alunos deverão responder e entregarem a representação gráfica, da posição do plano vertical, em relação à π, π’ e π”.
Agora o plano de topo. Figura 6
Os alunos deverão responder e entregarem a representação gráfica, da posição do plano de topo, em relação à π, π’ e π”.
Finalizando o plano de perfil. Figura 7
Os três últimos alunos deverão responder e entregarem a representação gráfica, da posição do plano de perfil, em relação à π , π ’ e π”.
Atividade 1:
Distribua folhas de exercício para os alunos com as imagens, exemplo:
Peça para os alunos observarem as imagens, preenchendo o quadro com as indicações
de acordo com a posição de cada plano em relação aos planos de projeção.
Atividade 2: Apresente para os alunos duas peças de espuma, solicite que observem as faces das peças e identifiquem os planos. Exemplo:
Atividade 3:
Apresente a imagem da fachada de uma casa para a turma e solicite que identifiquem os planos observados:
http://linkkando.com/fachadas-de-casas-fotos/
Sugira aos alunos que façam uma pesquisa sobre fachadas de casas e que possam identificar os planos estudados contidos na imagem.
Poderão apresentar em sala de aula. Bom trabalho a todos!
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar a posição do plano Horizontal ou de Nível, do plano Frontal, do plano de Vertical, do plano de Topo e do plano de perfil em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?
Os alunos souberam representar as imagens das posições do plano Horizontal ou de Nível, de um plano Frontal, de um plano Vertical, de um plano de Topo e de um plano de Perfil em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?
Os alunos souberam resolver questões com imagens das posições do plano Horizontal ou de Nível, do plano Frontal, do plano de Vertical, do plano de Topo e do plano de Perfil em relação aos planos de projeção vertical, horizontal e lateral?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!