Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reta perpendicular ao plano Horizontal, de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível;   

Reconhecer a reta perpendicular ao plano Frontal;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano Frontal;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Frontal;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Frontal;  

Reconhecer a reta perpendicular ao plano de Vertical;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano de Vertical;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano de Vertical;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano de Vertical; 

Reconhecer a reta perpendicular ao plano de Topo;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano de Topo;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano de Topo;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano de Topo;   

Reconhecer a reta perpendicular ao plano de Perfil;

Representar a imagem da reta perpendicular ao plano de Perfil;

Identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano de Perfil;

Resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano de Perfil.  

Duração das atividades
Três tempos de aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo das Retas,Posições relativas das retas , Planos de projeção auxiliares( Horizontal, Vertical e Lateral), Planos de Projeção e seus traços

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos plástico, placas de isopor, cabos de vassouras.Utilizaremos muros ou paredes e o chão do colégio.Solicite a participação dos alunos os dividindo em grupos.
Professor, esta atividade poderá ser executada em sala de aula, utilizando as placas de isopor que representarão os planos auxiliares de projeção.O plástico poderá ser substituido por cartolina colorida que representará o plano de projeção e canudos de refrigerantes representarão a reta perpendicular ao plano.
Os alunos deverão esticar o plástico nas situações contextualizadas. Exemplo: Figura 1

 Solicite a ajuda de um aluno, para que utilize o cabo de vassoura com uma reta, colocando-a perpendicular ao plano. Figura 2

Pergunte a turma qual o nome da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível.

Os alunos deverão responder que a reta é identificada como a Reta Vertical.

Forneça papel e lápis aos alunos e peça para representarem as imagens deste plano, com seus traços e a reta perpendicular a este, como também ,de todos os outros planos que faremos após. Figura 3.

As imagens do plano com a reta perpendicular, deverão ser representadas como a figura 4.

Professor,lembre aos alunos que representar os traços de um plano, significa a imagem do plano, quando intercepta os planos auxiliares de projeção, ou sejam, os planos vertical,horizontal e lateral de projeção.

 hor

Sugere-se trabalhar com os alunos da mesma forma, modificando somente os planos de projeção.

Para o plano Frontal, um aluno colocará uma reta perpendicular a este. Figura 5.

Os alunos deverão identificar a reta perpendicular ao plano Frontal, ou seja, a reta de Topo.

Solicite que os alunos representem suas imagens, incluindo os traços do plano. Figura 6

Solicite aos alunos que estiquem o plástico em outra posição, para representar o plano Vertical. Figura 7

Com a solicitação de um aluno posicionando uma reta perpendicular a este plano, os alunos deverão reconhecer que a reta é a Horizontal.Peça que representem a imagem do plano Vertical, com seus traços e a reta perpendicular a este.Figura 8

Solicite a participação da turma para a nova posição do plástico, representando o plano de Topo. Figura 9

Os alunos deverão reconhecer que a reta perpendicular ao plano de Topo é a reta Frontal. Peça que representem as imagens dos traços do plano e da reta perpendicular ao plano.Figura 10

E para o último plano da aula prática,solicite aos alunos, para modificarem o plástico e representarem o plano de Perfil. Figura 11.

Com a colocação do cabo de vassoura na posição perpendicular a este plano,os alunos deverão perceber que a reta é a Fronto-Horizontal.Solicite que os alunos representem no papel as imagens do plano com seus traços e a imagem da reta perpendicular a este. Figura12

Professor, peça que os alunos observem as representações das imagens dos planos e das retas perpendiculares respectivamente em suas anotações.Pergunte aos alunos o que observaram sobre as retas perpendiculares em relação aos planos apresentados.Oriente-os que todas as retas perpendiculares a um plano têm suas projeções perpendiculares aos traços de mesmo nome do plano.

Atividade 1:

Represente no quadro de giz a seguinte imagem:

 perp

Oriente os alunos, que pelo ponto (A) passa uma reta (r) ou (A) (B) perpendicular ao plano dado.

Peça para solucionarem a questão e identificarem o plano e a reta.

Professor, sugere-se a participação dos alunos utilizando em sala de aula, maquetes que podem representar os planos estudados na aula prática.Poderiam ser organizadas uma ao lado da outra e os alunos reconhecerem e representarem no quadro negro, tanto a imagem dos planos com seus traços, como as retas perpendiculares aos mesmos.

Atividade 2:

Elabore um trabalho em grupo, onde a turma deverá apresentar sobre placas de isopor e canudos coloridos as imagens de todos os planos restantes e suas respectivas retas perpendiculares.Sugere-se a colocação dos painéis em sala de aula, servindo como fonte de estudos. Exemplo:

 

Atividade 3:

 Professor, elabore questões sobre o conteúdo da aula prática, no quadro negro.Solicite que os alunos apresentem suas soluções, utilizando em suas representações os instrumentos de desenho, como o par de esquadros, lápis, borracha, podendo utilizar canetas coloridas para dar ênfase as respostas.As questões serão avaliadas com os critérios de limpeza e boa organização.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

as imagens foram criadas pela autora das aulas com software Geogebra

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer a reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível, ao plano Frontal, ao plano Vertical, ao plano de Topo e ao plano de Perfil?

Os alunos souberam representar a imagem da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível, ao plano Frontal, ao plano Vertical, ao plano de Topo e ao plano de Perfil?

Os alunos souberam identificar a propriedade da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível, ao plano Frontal, ao plano Vertical, ao plano de Topo e ao plano de Perfil?

Os alunos souberam resolver questões com imagem da reta perpendicular ao plano Horizontal ou de Nível, ao plano Frontal, ao plano Vertical, ao plano de Topo e ao plano de Perfil?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.