01/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Reconhecer as ações indigenas como uma atividade de sobrevivência.
Observar objetos e fazer inferências
1º momento – Professor, traga para a sala de aula fotos de canoas, de rede de pescar, flechas e plantas com frutos. Inicie a atividade perguntando aos alunos sobre os objetos e qual atividade que podem ser realizadas com eles.
Foto: Beatriz de Almeida Matos, julho de 2005
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/matses/1958
2º momento - Professor, traga material de leitura e faça a orientação para os alunos construir explicações sobre as atividades e o modo de vida dos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
Sugestão de vídeo que possibilita a construção de um juízo de valor.
http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil
Fazer inferências diante dos fatos históricos.
1º momento – Professor, discuta com seus alunos onde os índios habitavam e qual a relação entre o modo de vida das tribos de índios do interior e do litoral do estado.
a) Discutir com os alunos as ações que provocaram outras ações, ou seja, a coleta predadora de frutos (modo de vida nômade) foi substituída pelo cultivo de feijão e milho (os índios passaram a habitar no local até o ciclo vital da terra cultivada).
b) Discutir com os alunos as diferenças entre nômades e o processo de migração.
c) Proporcionar a oportunidade dos alunos descobrirem que as atividades e o modo de produção dos índios foram delineando os seus valores e seus costumes.
2º momento – Professor é interessante que você oriente a construção de um seminário pelos alunos, de modo, que os grupos venham interagir uns com os outros. Nesse sentido, você organiza a classe em 4 grupos (pares e impares).
Grupos pares 2 e 4, fazem questões para serem respondidas pelo seu interlocutor;
Grupos impares 1 e 3, fazem o mesmo.
Sugestão de textos;
http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil
Avaliar se os alunos no final da aula conseguem identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses; relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra.
Uma estrela 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/07/2011
Uma estrelaO adjetivo "primitivo" não deve ser usado, incita ao preconceito. Nenhuma atividade indígena é "primitiva". O nomadismo não é um modo de vida anterior e superado pela agricultura do milho, como está escrito na aula. É um modo de vida distinto e tem sua lógica e economia próprias, que não devem ser julgadas inferiores ou menos evoluídas que a agricultura. Observo que sou autora da foto das canoas, e caso esse conteúdo não mude, não quero que ela permaneça nessa página.