Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A contagem de 1 a 10 e os dez sacizinhos

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que a Matemática também está presente nas histórias.
  • Realizar a sequência numérica de 1 a 10.
  • Construir, a partir de um texto dramatizado, a noção do zero.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Escrita de numeração até 10.
Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

  • Com a ajuda de um fantoche , dedoche, boneco ou uma gravura do Saci-Pererê, apresentar a turma o personagem, destacando como é, o que faz e deixar que os alunos falem o que sabem sobre assunto.

       Pedir que os alunos sentem em roda e colocar os dez sacizinhos no meio. A cada estrofe lida um cartão de 20 cm por 15 cm deve ser mostrado, indicando.

2ª momento:

  •  Ouvir e cantar com a turma a música. “O saci” do CD Pirlimpimpim.

3ª momento:

  • Ler para a turma, a poesia “Dez sacizinhos” –Tatiana Belinky- Ed. Paulinas, com o auxílio de 10 sacis presos a garrafas plásticas vazias.
  • Iniciar a leitura:

Dez  sacizinhos

Eram dez os sacizinhos;

E nunca mais se moveu,

E sobraram nove.(Derrubar um saci.)

Eram 9 os sacizinhos;

Um comeu biscoito              

O biscoito estava velho,              

E sobraram oito. (Derrubar mais um saci.)

Eram 8 os sacizinhos;              

Um foi de charrete,              

A charrete embarcou,              

E sobraram sete. (Derrubar outro saci.)

Eram 7 os sacizinhos;              

Um foi contra as leis,              

Então teve de fugir,              

E sobraram seis. (Derrubar um saci.)

Eram 6 os sacizinhos;              

Um colocou brinco,              

Era um brinco enferrujado,              

E sobraram cinco. (Mais um saci deve ser derrubado)

Eram 5 os sacizinhos;              

Um foi ao teatro,              

O teatro pegou fogo,              

E sobraram quatro. (Derrubar outro saci.)

Eram 4 os sacizinhos;              

Um foi pro xadrez,              

Não conseguiu safar-se,              

E sobraram três. (Derrubar outro saci.)

Eram 3 os sacizinhos;              

Um comeu arroz,              

O arroz era mofado,              

E sobraram dois. (Outro saci deve ser derrubado.)

Eram 2 os sacizinhos;              

Um ficou de jejum,              

O jejum foi demasiado,              

E sobrou só um. (Derrubar mais um saci.)

Sobrou só um sacizinho;              

Comeu urucum,              

Urucum não é comida,              

E não sobrou nenhum. (O ultimo saci deve ser derrubado.)

       O professor pergunta à turma: O que restou?

ZERO!

4ª momento:

       Com os sacis derrubados e os cartões no meio da roda, ler a poesia de trás para frente. A cada estrofe perguntar:

       Quantos sacis havia antes?

       Os alunos devem pegar o cartão que indica a quantidade de sacis e que indica o número de sacis correspondente.

       Repetir diversas vezes a poesia realizando a ordem crescente e decrescente dos numerais, destacando o valor do zero e aumentando o ritmo dos versos, até que todos os alunos tenham participado.

  • E, no final, ler a última estrofe da história:

Mas de volta os trouxe a cuca,

Todos de uma vez,

São agora os sacizinhos

Novamente dez! (Dez outra vez!)   

5ª momento:

  • Dividir a turma em grupos, dar a poesia para cada um deles e propor que o texto seja dramatizado.
Recursos Complementares
  1. CD Pirlimlimpim. Música História contada pela aluna Sara Stroy – Escola Municipal – Pedro Ivo Cames
  2. Música: Aprendendo a contar  - Mirian Souza  
Avaliação
  • As interferências dos alunos na poesia e a dramatização realizada apontarão se o aluno realiza a sequência numérica até 10 e se compreende o que o zero representa.  
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/12 - 58,33%
  • Quatro estrelas 3/12 - 25%
  • Três estrelas 2/12 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.