Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criando laços: o valor da amizade em “O pequeno Príncipe”

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar a obra;
  • comparar trechos da obra com a biografia do autor;
  • discutir a temática do livro;
  • realizar uma pesquisa na escola; produzir textos;
  • analisar  trechos do filme.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura da obra "O pequeno Príncipe"
Estratégias e recursos da aula

Professor, antes de iniciar as aulas sobre o tema, é necessária a leitura da obra para a realização das atividades. No endereço abaixo, o professor encontra a obra completa: http://www.cirac.org/Principe/Ch1-pt.htm  para ser lida pelos alunos em casa. O professor dará um tempo para que os alunos leiam a obra.

 ATIVIDADE 1   

Antes de dar início à atividade, o professor, previamente, solicitará a alguns alunos que mostrem o “desenho número 1” que aparece na história. Eles deverão perguntar aos colegas da escola durante o intervalo/recreio/lanche: “O que é esse desenho?” e anotar as sugestões das pessoas. É importante anotar a idade dos entrevistados e também entrevistar pessoas adultas. O desenho número 1 é:

O professor solicitará aos alunos, que fizeram a entrevista, que organizem os dados coletados para que se tenha um resultado a respeito das respostas dos alunos. Em seguida, com essas informações em mãos, o professor as apresentará aos alunos e promoverá uma discussão baseada no que o personagem da história fala sobre o desenho:

"Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. (...) Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações".

O professor deverá comentar com os alunos a respeito dos resultados obtidos e a fala dos adultos. Para isso, ele poderá seguir as perguntas:

  • De acordo com a  história lida, por que os adultos não conseguiam perceber que o desenho mostrava uma jiboia engolindo um elefante?
  • Por que algumas das pessoas entrevistadas conseguiram compreender o desenho e outras não?
  • Por que o desenho do garoto fez com que ele abandonasse seu sonho?
  • Em sua opinião, mesmo abandonando seu sonho, o garoto que se tornou piloto deixou de sonhar?

ATIVIDADE 2

Para a realização desta atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Lá eles deverão ler a biografia de Saint Exupery no seguinte enderço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry 

Eles deverão observar se existe algo da biografia do autor que se relaciona com a história do pequeno Príncipe. No caderno, eles deverão anotar fatos importantes da vida do autor. Depois disso, o professor sorteará alguns alunos para lerem o que escreveram sobre a vida de Saint Exupery.

ATIVIDADE 3

Para a realização dessa atividade, o professor deverá dividir a turma em 6 grupos:

  • o rei;
  • o contador;
  • o geógrafo;
  • a rosa;
  • o adulto solitário;  
  • a serpente

Cada grupo ficará responsável por fazer uma apresentação sobre um personagem e sua relação no texto com o pequeno Príncipe. Eles deverão utilizar trechos do texto e poderão se apresentar por meio de cartaz,  teatro, elaboração de atividades para os outros alunos, etc. Durante a apresentação dos alunos, o professor deverá fazer intervenções para enriquecer ainda mais a apresentação.

ATIVIDADE 4

Esta atividade trata da lição da raposa, que é uma das personagens mais importantes do livro. O professor deverá apresentar aos alunos o trecho do vídeo do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=M9_8M668VSU 

Depois disso, o professor solicitará aos alunos que se organizem em grupos e produzam um texto  com o título "A lição da raposa e a amizade em 'O pequeno Príncipe'". Depois de escritos os textos, o professor deverá fazer a correção e depois deverá divulgar os textos entre os alunos, no mural da escola ou jornal.

Recursos Complementares

Professor, veja O Pequeno Príncipe em desenho - A última viagem da rosa

http://www.youtube.com/watch?v=MPVXDqeFBO8   Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=MpCpAivoUgU      Parte2

http://www.youtube.com/watch?v=k8bdCY4yh6Y    Parte 3

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na realização das atividades. É importante que o professor faça a correção dos textos escritos e que observe a postura e a adequação da linguagem usadas durante a apresentação oral.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ARIANE, COLÉGIO MARISTA , Pernambuco - dijo:
    arianebramos@gmail.com

    13/05/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI AS ATIVIDADES...COMEÇAREI COM MINHAS TURMAS!


  • Francisco, no comments , Santa Catarina - dijo:
    Franciscoherrerac@gmail.com

    23/10/2012

    Quatro estrelas

    continua> interpretar questoes subjetivas que o autor pensa. Istos está gerando certa frustação e rechaso pela leitura em muitas cianças. Eu particularmente ja cosiderava esta leitura uma historia muito densa, que deveria ser trabalhada na pubertade e adolecencia, pois ela tem muitos elementos interesantes para estas faxas de idade. Eu tenho lido trabalhos de terapeutas Psicoanalistas que trabalham esta obra com adultos. Muitos a cosideram uma obra para adultos e não presisamente para cianças.


  • Francisco, prefiro não comentar , Santa Catarina - dijo:
    franciscoherrerac@gmail.com

    23/10/2012

    Quatro estrelas

    Eu não sou profesor, mais gostaria de saber para que idade é recomendada esta atividade?. Meu filho está no segundo ano do ensino fundamental, ele tem entre 7 e 8 anos, a turma recem está aprendendo a ler uns com mais facilidade de que outros. A a proffisora está dando atividades muito semelhantes a tua aula (que digase achei muito boa),se apoiando no libro "Pequeno Principe". Os pais estamos notando certa resistencia por parte dos alunos, pois eles são exigidos a entender e interpretar...segue>


  • Monica Leticia Rohr, EMEF NEUSA GOULART BRIZOLA , Rio Grande do Sul - dijo:
    monilerohr@yahoo.com.br

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da aula! Muito dinâmica e envolvente.


  • Gessica Kelly P. A Neves, Escola estadual Prefeito Djalma Johnsson , Paraná - dijo:
    geo.gessicakelly.@gmail.com

    27/08/2012

    Quatro estrelas

    muito legal e bem esquematizado


  • Milana Santos Costa, Escola Municipal Igualdade e Justiça , Bahia - dijo:
    milana.costa@hotmail.com

    01/07/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom!!! Irei aproveitar algumas ideias para o projeto da terceira unidade escolar, onde trabalharei este livro com a turma


  • Verônica de Cássia Dias, EE FRANCISCO ESCOBAR , Minas Gerais - dijo:
    veronica-091@hotmail.com

    25/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o seu trabalho irei adaptá-lo ao projeto que estamos iniciando em minha escola,parabéns!


  • Glória, Colégio Gauss , Rio de Janeiro - dijo:
    gloriasousa3@hotmail.com

    07/09/2011

    Cinco estrelas

    Colega, adorei as suas sugestões, gostaria imenso que mandasse para o meu email, pois irei trabalhar este livro. Obrigada


  • Marisa, Colégio Estadual dr. Francisco Azevedo de Macedo , Paraná - dijo:
    marisagomesreis2000@yahoo.com.br

    24/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa sugestão. Vou aproveitá-la com meus alunos. Obrigada


  • perfeita!!, UEFS , Bahia - dijo:
    catarinapedagoga@hotmail.com

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    Perfeita..parabéns!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.