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Como nascem os vulcões?

 

01/09/2010

Autor y Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a estrutura externa e interna dos vulcões
  • Compreender como ocorre a formação dos vulcões
  • Conhecer os tipos de vulcões.  
Duração das atividades
Cada atividade terá em média a duração de 30 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças deverão ter conhecimentos acerca de fenômenos naturais.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor poderá iniciar o estudo perguntando às crianças o que elas sabem sobre os vulcões, fazendo indagações como: o que é um vulcão? como surgem na terra? como são por fora e por dentro? Os vulcões são iguais? Em seguida questionar sobre o que as crianças gostariam de saber sobre eles. Neste momento é importante que o professor também formule questões que atendam às necessidades das crianças de modo a ampliar os seus conhecimentos. Procurar manter um diálogo participativo com o grupo, escrever as hipóteses em uma cartolina e fixá-la na parede para que possam ser confrontadas no decorrer das informações/atividades. Fazer o mesmo com os questionamentos que deverão ser respondidos durante o desenvolvimento do tema.

2º Momento:

O professor deve levar para a sala de aula  gravuras de vulcões nas quais  apareçam sua estrutura externa para que os alunos possam descrever o que estão vendo. Em seguida nomear essas partes: cone ou edifício vulcânico e cratera e juntos reconstruir seus conceitos.

Sites sobre vulcões:

http://www.google.com.br/#hl=es&source=hp&q=foto+de+vulc%C3%A3o&aq=f&aqi=g1g-z1g6g-z1g1&aql=&oq=&gs _rfai=&fp=7d5f5f5cfe22528f 

http://www.google.com.br/#hl=es&source=hp&q=foto+de+partes+de+um+vulc%C3%A3o&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp= 7d5f5f5cfe22528f 

Depois o professor deve perguntar aos alunos o que acham que tem dentro da terra, fazer uma discussão sobre as camadas da terra (apresentando fotos) e mostrar uma gravura do interior de um vulcão para que conheçam seus elementos constitutivos e respectivos nomes.

Sites sobre as camadas da terra:

http://www.google.com.br/images?hl=es&q=imagem+das+camadas+da+terra&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=sHN6TOTQFYGBlAeeqejsCw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CB4QsAQwAA&biw=829&bih=356  

Ao final deste momento, o professor poderá pedir para que os alunos desenhem um vulcão identificando suas partes externas e intenas.     

3º Momento:

A professora deve lançar a seguinte pergunta para as crianças: como nascem os vulcões? Neste momento discutirá sobre o vulcanismo – fenômeno natural, assim como sua função de "agente modelador do relevo responsável pelo surgimento de montanhas e planaltos". O nascimento de um vulcão tem sido explicado a partir da teoria das placas tectônicas. O professor poderá  perguntar aos alunos se toda montanha é vulcão e após a resposta e discussão da mesma, pedir-lhes que pesquisem em dupla na internet, algumas montanhas que não são vulcões e outras que são.

Vulcanismo:http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/vulcanismo-na-formacao-relevo.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o 

Placas Tectônicas:   http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63&Itemid=76&lang=pt

4º Momento:      

Será que os vulcões são iguais? Que características possuem que os fazem ser diferentes um do outro? O professor poderá construir um quadro com as características apontadas pelos alunos e  em seguida trazer o quadro abaixo para confrontar com o que os alunos apontaram e eles conhecerem a classificação elaborada por estudiosos desse tema.

Fonte:  http://douglasrossoni.vilabol.uol.com.br/tiposde.htm  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor verificará o processo de aprendizagem das crianças durante o desenvolvimento da atividade. Poderá avaliar  os seguintes aspectos:   

  • O desenvolvimento da representação gráfica -  se aparecem nos desenhos das crianças alguns elementos referentes ao tema estudado.
  • Se durante as discussões apresentam compreensão da estrutura dos vulcões assim como o processo de formação dos mesmos.
  • Se conseguem compreender a existência de diferentes tipos de vulcões.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • lydiane avelino, escola cícero inácio - Pitangui extremoz RN , Rio Grande do Norte - dijo:
    lydianeg@yahoo.com

    09/09/2013

    Cinco estrelas

    Tive a oportunidade de fazer um módulo de um curso com essa professora, ela é fera! Muito simples e 100% dinâmica. Parabéns prof Tereza


  • maria da penha, cei anglicana renata eugênia rodrigues , São Paulo - dijo:
    mariadapenhaquintao@hotmail.com

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Simplesmente excelente!!! Parabéns a quem escreveu.


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