01/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Comparar as letras do alfabeto com outras formas de representação gráfica;
Conhecer diferentes tipos de letra: de forma, cursiva.
Crianças no início do processo de alfabetização.
Atividade 1- Conhecendo as letras do alfabeto.
Comece a atividade apresentando às crianças o alfabeto explicando que são as letras que compõe a escrita da nossa língua.
§ Pergunte as crianças quais as letras do alfabeto que já conheciam.
§ Se oralmente você disser as letras em ordem alfabética as crianças conseguem ou tentam acompanhar?
Sugerimos que seja fixado na sala de aula o alfabeto com letras grandes, como no modelo abaixo.
Você pode fazer uma letra em cada folha de papel A4 ou ofício. Dividindo cada folha em quatro partes é possível escrever cada letra com letra maiúscula e minúscula cursiva e com letra de forma.
§ Mostre as crianças as letras do alfabeto.
§ Explique que as letras podem ser escritas de várias formas, porém as comuns são a letra de forma, caixa alta e a letra cursiva.
§ Leia o alfabeto apontando uma a uma as letras e pedindo que a turma repita o som de cada letra.
Atividade 2 – Cantando o alfabeto
§ Para ajudar na fixação do alfabeto, veja com a turma o vídeo: Turma da Mônica - ABC: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=fvw
§ Assista mais de uma vez com a turma, para que as crianças memorizem a letra da música.
§ Em uma folha peça às crianças que escrevam as letras do alfabeto. Enquanto escrevem é necessário que digam a você quais letras estão escrevendo. É importante que você elogie o esforço da criança mesmo que ela não diga o som da letra da maneira esperada.
§ Finalize a atividade fazendo a correção. Escreva no quadro/lousa o alfabeto repetindo o som de cada letra e pedindo que a turma acompanhe.
Atividade 3 – Fixação e avaliação.
É normal que no início da aprendizagem as crianças misturem letras e números e/ou outros sinais gráficos.
Faça com a turma a correção da atividade.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) OBSERVE O QUADRO ABAIXO E CIRCULE TODAS AS LETRAS DENTRO DELE:
AGORA ESCREVA:
QUAIS LETRAS VOCÊ ENCONTROU?
__________________________________________
QUE OUTROS SINAIS VOCÊ ENCONTROU ALÉM DAS LETRAS?
_______________________________________________
2) OBSERVE O QUADRO ABAIXO E CIRCULE TODAS AS LETRAS DENTRO DELE:
QUAIS LETRAS VOCÊ ENCONTROU? __________________________________________
DESENHE OS SÍMBOLOS QUE NÃO SÃO LETRAS NESTE QUADRO? _________________
3) OBSERVE O QUADRO ABAIXO:
Escreva as letras que estão no quadro: ___________________________________________ ___________________________________________________________________________
Existe ALGUM SINAL que não é uma letra? Qual ?_____________________________________________
Atividade de finalização
Neste site, http://www.universoneo.com.br/infantil/index.php?task=view&id=151 acesse a atividade “Alfabeto animado”.
A criança precisará reconhecer em um quadro as letras do alfabeto, é colorido, com animações e bastante divertido.
Seguem algumas atividades de alfabetização que podem ser utilizadas online; Quebra Cabeça de Alfabetização; http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/quebra_cabeca_alfabetizacao_letra_a.html
Alfabeto e reconhecimento de letras no início de palavras:
http://www.a77.com.br/alfabetizacao/atividades_alfabetizacao_com_letra_a.php
Crianças com o nível de conhecimento exigido nesta atividade demandarão muito auxílio para registrar as respostas. Mas é importante:
Avaliar se elas tentam fazer sozinhas a partir da leitura de cada atividade realizada pelo professor.
Avaliar se Diferenciam letras de números;
Avaliar se diferenciam letras de outras formas gráficas;
Ver se reconhecem letras cursivas, de forma, maiúsculas e minúsculas;
Ver se recorrem ao alfabeto fixado à sala de aula para tirar dúvidas.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/06/2015
Cinco estrelasOrientações muito pertinentes para orientações ao professores.
14/02/2013
Cinco estrelasExcelente! Atividade criativa e muito vem formulada.
25/01/2012
Cinco estrelasGostei do material e das sujestões, vou aplicar em sala.