Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O alinhamento da escrita e a segmentação dos espaços entre palavras

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

CLENICE GRIFFO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a função dos espaços em branco na segmentação de palavras;

Perceber a orientação e alinhamento da escrita.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as letras do alfabeto;  

Diferenciar consoantes e vogais.  

Estratégias e recursos da aula

A orientação e o alinhamento da escrita

A orientação e o alinhamento da escrita precisam ser explicados a turma e demonstrados.

A ampliação de um texto lúdico, como o apresentado abaixo, é um bom começo.

Leia o texto seguindo com o dedo ou com uma régua.    

*História retirada do site:  http://criancas.uol.com.br/historias  

Deixe que as crianças exercitem  a leitura acompanhando com a régua.

     A função dos espaços em branco entre as palavras:   

  Aproveitando a atividade anterior, escolha um dos quadros do texto.

Aponte a palavra que você está lendo, mostre que após esta palavra existe um espaço antes da próxima palavra.

Explique a importância de se separar as palavras para que o texto faça sentido.   

Diga também que além dos espaços em branco existem os sinais de pontuação, que indicam com se deve ler o texto.

Escreva no quadro as frases abaixo e faça a leitura dando bastante ênfase à pontuação:

“Devagar se vai ao longe.”

 “Devagar se vai ao longe?”

“Devagar se vai ao longe!”  

 ATIVIDADE LUDICA  

 Antes de avaliar as crianças, sugiro que realizem uma brincadeira com uma canção que depois possa ser utilizada na avaliação.       

Corre Cutia  (Adaptação de Hélio Ziskind)

Corre cutia

Na casa da tia

 Corre cipó

Na casa da avó

Lencinho na mão

 Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração

– Posso jogar?

– Pode

– Ninguém vai olhar?

 – Não!

 Fonte: http://www.tokstok.com.br/tok_seu_coracao/musicas_03.html    

Atividades de avaliação:  

 Entregue um pedaço de uma folha de papel a todas as crianças.

 Escreva no quadro o título da história  sem segmentação “Atartarugaealebre” e peça para que as crianças tentem escrever separando as palavras.

Observe as tentativas e hipóteses que as crianças fazem.   

Depois entregue uma folha com atividades de escrita.    

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS  

  VAMOS VER COMO SE ESCREVE A MÚSICA CORRE CUTIA.  

 Corre Cutia

Corre cutia

Na casa da tia

Corre cipó

Na casa da avó

Lencinho na mão

 Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração

– Posso jogar?

– Pode

– Ninguém vai olhar?

 – Não!  

 1)    MARQUE COM  UM "X" O QUADRINHO QUE MOSTRA POR ONDE COMEÇAMOS A LER UM TEXTO.     

             

   2)    NA CANÇÃO “CORRE CUTIA”:

a.    CIRCULE DE AZUL TODAS AS PALVRAS

  b.    FAÇA UM TRACINHO DE VERDE TODOS OS ESPAÇOS EM BRANCO

 c.    CIRCULE DE VERMELHO TODOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.

 3)    LEIA JUNTO COM A PROFESSORA A FRASE ABAIXO.

 FAÇA UM TRACINHO COM O LÁPIS DE ESCREVER ONDE VOCÊ ACHA QUE DEVERIA HAVER UM ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.   

OCAMELOVIVENODESERTO.

Recursos Complementares

  Atividade online para completar frases. http://www.a77.com.br/alfabetizacao/complete_as_frases_letreiro_1.php  

Os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006 http://livroseafins.com/os-33-melhores-livros-infantis-de-1974-a-2006/  

Atividade de escrita de palavras com letra cursiva: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=241    

Livro utilizado na fundamentação teórica desta aula (sugiro como leitura): BATISTA, Antônio A. G. Capacidades da alfabetização et al. – Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005. (Coleção Instrumentos da Alfabetização; 2)

Avaliação

Atividade 1 – orientação e alinhamento da escrita:

A criança demonstrou que sabia como se orienta a escrita?

Deu exemplos ou fez comentários?  

Atividade 2- Segmentação de espaços entre palavras:

A criança assinalou corretamente o quadro correspondente a orientação da escrita?

Quando leu a atividade 2 “Circule na canção “Corre cutia”, respondeu a atividade conforme a legenda?

Houve dúvida ou trocas na resolução da questão?

Na separação das frases, conseguiu fazer a separação da primeira frase “Atartarugaealebre” sem o seu auxílio, relembrando (ou consultando caso tenha sido fixado na sala) o texto lido?

Na frase “OCAMELOVIVENODESERTO” a partir da leitura afeita por você, a criança foi capaz de separar as palavras corretamente?

 Foi preciso que você apontasse a palavra lida para que a criança conseguisse responder corretamente?    

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.