25/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
CLENICE GRIFFO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Compreender a função dos espaços em branco na segmentação de palavras;
Perceber a orientação e alinhamento da escrita.
Conhecer as letras do alfabeto;
Diferenciar consoantes e vogais.
A orientação e o alinhamento da escrita precisam ser explicados a turma e demonstrados.
A ampliação de um texto lúdico, como o apresentado abaixo, é um bom começo.
Leia o texto seguindo com o dedo ou com uma régua.
*História retirada do site: http://criancas.uol.com.br/historias
Deixe que as crianças exercitem a leitura acompanhando com a régua.
A função dos espaços em branco entre as palavras:
Aproveitando a atividade anterior, escolha um dos quadros do texto.
Aponte a palavra que você está lendo, mostre que após esta palavra existe um espaço antes da próxima palavra.
Explique a importância de se separar as palavras para que o texto faça sentido.
Diga também que além dos espaços em branco existem os sinais de pontuação, que indicam com se deve ler o texto.
Escreva no quadro as frases abaixo e faça a leitura dando bastante ênfase à pontuação:
“Devagar se vai ao longe.”
“Devagar se vai ao longe?”
“Devagar se vai ao longe!”
Antes de avaliar as crianças, sugiro que realizem uma brincadeira com uma canção que depois possa ser utilizada na avaliação.
Corre Cutia (Adaptação de Hélio Ziskind)
Corre cutia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
– Posso jogar?
– Pode
– Ninguém vai olhar?
– Não!
Fonte: http://www.tokstok.com.br/tok_seu_coracao/musicas_03.html
Atividades de avaliação:
Entregue um pedaço de uma folha de papel a todas as crianças.
Escreva no quadro o título da história sem segmentação “Atartarugaealebre” e peça para que as crianças tentem escrever separando as palavras.
Observe as tentativas e hipóteses que as crianças fazem.
Depois entregue uma folha com atividades de escrita.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
VAMOS VER COMO SE ESCREVE A MÚSICA CORRE CUTIA.
Corre Cutia
Corre cutia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
– Posso jogar?
– Pode
– Ninguém vai olhar?
– Não!
1) MARQUE COM UM "X" O QUADRINHO QUE MOSTRA POR ONDE COMEÇAMOS A LER UM TEXTO.
2) NA CANÇÃO “CORRE CUTIA”:
a. CIRCULE DE AZUL TODAS AS PALVRAS
b. FAÇA UM TRACINHO DE VERDE TODOS OS ESPAÇOS EM BRANCO
c. CIRCULE DE VERMELHO TODOS OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
3) LEIA JUNTO COM A PROFESSORA A FRASE ABAIXO.
FAÇA UM TRACINHO COM O LÁPIS DE ESCREVER ONDE VOCÊ ACHA QUE DEVERIA HAVER UM ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.
Atividade online para completar frases. http://www.a77.com.br/alfabetizacao/complete_as_frases_letreiro_1.php
Os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006 http://livroseafins.com/os-33-melhores-livros-infantis-de-1974-a-2006/
Atividade de escrita de palavras com letra cursiva: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=241
Livro utilizado na fundamentação teórica desta aula (sugiro como leitura): BATISTA, Antônio A. G. Capacidades da alfabetização et al. – Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005. (Coleção Instrumentos da Alfabetização; 2)
Atividade 1 – orientação e alinhamento da escrita:
A criança demonstrou que sabia como se orienta a escrita?
Deu exemplos ou fez comentários?
Atividade 2- Segmentação de espaços entre palavras:
A criança assinalou corretamente o quadro correspondente a orientação da escrita?
Quando leu a atividade 2 “Circule na canção “Corre cutia”, respondeu a atividade conforme a legenda?
Houve dúvida ou trocas na resolução da questão?
Na separação das frases, conseguiu fazer a separação da primeira frase “Atartarugaealebre” sem o seu auxílio, relembrando (ou consultando caso tenha sido fixado na sala) o texto lido?
Na frase “OCAMELOVIVENODESERTO” a partir da leitura afeita por você, a criança foi capaz de separar as palavras corretamente?
Foi preciso que você apontasse a palavra lida para que a criança conseguisse responder corretamente?
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2013
Cinco estrelasAchei ecelente as atividades , me deu muitas idéias para trabalhar essa dificuldade !
01/08/2013
Cinco estrelasexcelente
27/06/2013
Cinco estrelasGostei muito das atividades.Aproveitarei bastante!
11/06/2012
Quatro estrelasgostei muito das atividades de alinhamento da leitura e escrita irei aproveitar muito.
02/05/2012
Cinco estrelasFiquei encantada com essas atividades. As ideias serão aproveitadas por mim. Obrigada.