Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PLANTAS BRASILEIRAS

 

23/11/2010

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer plantas da  flora brasileira;

§  Identificar semelhanças e diferenças  entre as folhas;

§ Valorizar a leitura como fonte de informação;

§ Registrar informações sobre as plantas estudadas;

Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

A  professora apresentará o livro Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Editora ODYSSEUS,  explora a capa, estimulando os alunos a fazerem uma leitura desta.

Lerá  o texto de apresentação da autora e ilustradora e também do pesquisador Ricardo Braga Neto.   

Conforme a professora realiza a leitura do livro, fará uma exploração do conhecimento que os alunos  trazem acerca desse tema.  Após a leitura fará uma listagem com eles sobre suas curiosidades e interesses sobre as plantas brasileiras.

Essa listagem deverá ficar fixada em algum lugar da sala, pois assim os alunos poderão ter acesso e irem marcando  conforme se apropriarem do conteúdo.

Combinará  com a classe que eles montarão uma alfabetário com  os nomes das plantas do Brasil, então após escolherem as plantas que farão parte desse alfabetário, cada aluno ficará responsável em pesquisar  sobre a planta e levar uma imagem desta.

Depois em sala eles deverão ler o texto trazido, retirando algumas características  e /ou as informações mais interessantes obtidas sobre a planta em questão buscando  completarem a ficha para formarem o alfabetário propriamente dito. A professora marcará com outras professoras, um dia em que os alunos apresentarão para outras turmas da escola o resultado da pesquisa, realizando assim um pequeno seminário.

Segue um modelo, o que não impede de que a turma possa elaborar outros.

 NOME

INFORMAÇÃO

IMAGEM

A   -   ALGA

A MAIORIA VIVE NA ÁGUA, SERVE DE ALIMENTOS PARA PEIXES, CAMARÕES E OUTROS. TAMBÉM É UTILIZADA NA ALIMENTAÇÃO HUMANA.                    

B

C

ASSIM POR DIANTE, ATÉ COMPLETAR TODO O ALFABETO.

Segue uma listagem com as sugestões do livro  Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Editora ODYSSEUS.

A – ALGA, ARAUCÁRIA, AÇAÍ, ANDIROBA, ANGICO, ANGELIM, ABACATEIRO, ABÓBORA E AMEIXA

B – BROMÉLIA, BABAÇU, BURITI, BATATA-DOCE, BICUÍBA, BÁLSAMO E BABOSA

C – CACAUEIRO, CEDRO, CUPUAÇU, CAPIM, CASTANHEIRO, CAJUEIRO E CANJERANA.

D – DORMIDEIRA, DRÓSERA, DRAGOCIANA, DEDALEIRA, DENDEZEIRO E DIADEMA.

E EMBAÚBA, ERVA-MAE, EMBIRUÇU, ERVA-DE-SANTA-MARIA, ESPONJA E ESTOPA

F – FIGUEIRA, FAVA, FIGUEIRINHA, FEDEGOSO-VERDADEIRO, FOLHA-DA-FURTUNA E FORMIGUEIRO.

G – GUARANÁ, GOIABEIRA, GUAPURUVU, GOIMBÉ E GUARICANGA.

H – HELICÔNIA  E HIBISCO

I – INGÁ, IPÊ, IMBUIA, IMBURANA, INHAME, ITAÚBA, INDAIÁ, E INVATINGUI.

J – JERIVÁ, JEQUITIBÁ-ROSA, JACARANDÁ, JATOBÁ, JABUTICABEIRA, JURUBEBA E JERIMUM.

L – LOURO, LIMOEIRO, LARANJEIRA, LÍRIO-DO-BREJO, LOUVEIRA E LEITEIRO.

M – MANDIOCA, MILHO, MOGNO, MUSGO, MANDACURU, MANGABA, MAMONA E MARACUJÁ.

N – NEGREIRA, NAVALHA-DE-MACACO, NHAMBUÍ, NOVATEIRO, NICURI-CABOCLO, NAIÁ E NOZ-MOSCADA-DO-BRASIL.

O – ORQUÍDEA, OLHO-DE-BOI, OLEIRO, OLHO-DE-CABRA, ORUCURANA E OITI.

P - PAU-BRASIL, PEROBA, PALMITO-JUÇARA, PIASSAVA, PINHEIRO, PEQUI E PUPUNHA.

Q – QUARESMEIRA, QUINA, QUEIXADA, QUIARAPAÍBA, QUIABO E QUITOCO.

R – RIPSALIS, REMELENTO, RIPEIRA, ROMÃZEIRA, ROXINHO RUCHUCHU E ROSA-DA-MATA

S – SAMAMBAIAÇU, SAMAMBAIA, SERINGUEIRA, SUMAÚMA, SOJA, SAPUCAIA, SAPOTI, SORVA E SUCUPIRA.

T – TAQUARA, TUCUMÃ, TUCUM, TAIOBA, TAMBORIL, TAMANCÃO E TIMBÓ.

U – URUCUM, UBIM, URTIGA, UMBU, UVATINGA, URICURANA E UOAPURAMA

V – VITÓRIA-REGIA, VINHÁTICO, VISGUEIRO, VASSOURÃO E VERMELHÃO.

X – XIQUEXIQUE, XIMBÓ, XIXÁ, XIPUTA E XUQUIRI.

Z – ZANGATEMPO, ZÍGIA, SEBRA E ZIMBRO.

Como o livro foi publicado no ano de 2003, as letras K, W e Y, ainda não faziam parte do  nosso alfabeto. A professora poderá aproveitar e pedir para que os alunos pesquisem essas letras que atualmente compõem o nosso alfabeto.  A professora utiliza essa listagem e pede para os alunos arrumarem em ordem alfabética o nome das plantas que apareceram no livro.

A professora distribuirá o nome dessas plantas em tiras de papel e os alunos deverão organizá-los em ordem alfabética.

       Outra proposta seria trazer para a classe ouvir, as seguintes lendas:

               A árvore da vitalidade: o guaraná e A lenda da Vitória-Régia

Ambas encontram-se contadas por Leonardo Boff, no livro O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil, editado pela Salamandra.

A professora sugere que eles plantem algumas mudas e  no decorrer de todo ano letivo,  a turma  observará e registrará as observações quanto ao crescimento destas mudas – um relatório, pelo menos semanal.   

A quantidade de plantas dependerá do envolvimento dos alunos, assim como a participação concreta dos pais, enviando material ou até mesmo comparecendo à escola para darem informações sobre o plantio.

                         

Recursos Complementares

BIBLIOGRAFIA:

Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Editora ODYSSEUS. Natureza – olhar de artista, texto de Kátia Canton. Editora DCL.

O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil, Leonardo Boff; editado pela Salamandra.

Avaliação

Verificar os conhecimentos acerca do tema abordado, através dos registros. Perceber se através das imagens as crianças identificam semelhanças e diferenças  nas folhas.

Observar se fizeram uso dos textos para adquirirem informações sobre o tema em questão.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.