Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A EVAPORAÇÃO DA ÁGUA

 

23/09/2010

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

             

  1. Realizar uma experiência para observar o processo de evaporação da água.         
  2. Registrar a observação do que acontece com a água quando a deixamos exposta ao sol.         
  3. Elaborar textos e desenhos da observação.
  4. Perceber as caracteristicas das histórias em  quadrinhos. 
Duração das atividades
2 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estados da água.   
  • Evaporação da água.
  • Tipos de vaporização.
  • Caracteristicas das histórias em quadrinhos
  • Produção Textual.
Estratégias e recursos da aula

1ª atividade  

Após a observação das atitudes das crianças sobre o uso da água, inicie uma conversa na roda instigando a curiosidade das crianças.Proponha o registro escrito com o desenho sobre o que as crianças sabem a partir das perquntas abaixo.

  • O que acontece com o gelo quando deixamos fora da geladeira?
  • Se deixarmos uma vasilha com água exposta ao sol o que acontece com a água?

Sugestão de texto de apoio para leitura do professor.

Tipos de vaporização 

Evaporação: é a vaporização lenta que ocorre a qualquer temperatura e somente na superfície do líquido. Ex.: evaporação dos rios, lagos, mares, etc. A Evaporação  é  a passagem do estado líquido para o gasoso em um processo lento. A água de um lago pode evaporar independente da temperatura em que ela esteja.  

Ebulição: é a vaporização rápida e tumultuada que ocorre somente a uma dada temperatura (ponto de ebulição) e em todo o líquido ao mesmo tempo.

Calefação: é a vaporização mais rápida e tumultuada que ocorre quando uma pequena quantidade do líquido entra em contato com uma grande quantidade de calor. Ex.: pingo de água em uma chapa quente.

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/fisica/tipos-de-vaporizacao 

 

Após a conversa na roda proponha a observação. Escolha um local apropriado para deixar uma vasilha de água exposta ao sol e um copo com gelo.

Anote junto com as crianças as observações da experiência na forma de um quadro.

REGISTRANDO NOSSA EXPERIÊNCIA

Quem evaporou mais rápido?

 o copo com o gelo?   

Horário:

 A vasilha com água?

Horário:

 2ª atividade:  

 Depois de observar e fazer anotações diárias  na sala sobre o que aconteceu com o copo com gelo e a vasilha com água durante alguns dias, proponha um texto coletivo sobre a experiência. Observe o texto coletivo feito com crianças de 5 e 6 anos.

                   

  Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos.NEI/UFRN.2000

3ª atividade:

 Exiba o desenho animado explicando o ciclo da água. Após a exibição converse com as crianças sobre o que perceberam do processo de evaporação.  Proponha  que elas desenhem a cena do vídeo que representa a evaporação da água.  

 Animação ciclo da água 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/6917/open/file/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf?sequence=1       

 4ª atividade:  

Desafie as crianças construírem um enredo a partir do desenho animado para apresentar à outras turmas da escola sobre a evaporação da água. Para construir o texto divida as cenas principais do desenho animado, os personagens e as falas.  Oriente  o passo a passo do trabalho.   

Como fazer:   

Divida o papel branco ou colorido ao meio. Distribua para cada criança o desenho da cena e a fala do personagem. Podemos sugerir os balões para representar a fala como nas revistas em quadrinhos.

Para essa atividade o professor(a) deve ler revistas em quadrinhos e conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem dessas histórias. Apresente as características das histórias em quadrinhos tais como: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais, as características dos personagens.

Após a produção dos grupos é hora de montar as cenas na seguência.Para este momento, deve-se ter em mãos cartolinas pretas cortadas para colar os textos das crianças. Agora é só expor e convidar outras turmas para conhecer o  trabalho. Conbine quem vai ficar responsável pela explicação.   

Recursos Complementares

Vídeo sobre evaporação consulte o site:

http://www.youtube.com/watch?v=L7bUq0ip0-Y&feature=related 

Para saber + consulte Histórias em quadrinhos no portal do professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html 

Texto de fundamentação para o professor

As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face, além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementos.

Os quadrinhos também utilizam a linguagem não verbal, que é fundamental na transmissão de sua mensagem, não se pode deixar de citar a importância dos elementos específicos de um quadrinho como o requadro, o balão, e as legendas que auxiliam os recursos lingüísticos (discurso direto, onomatopéia, expressões populares), não verbais (gestos e expressões faciais) e paralingüísticos (prolongamento e intensificação de sons) na compreensão da narrativa.

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html 

Avaliação
  1. Percebe a evaporação como uma mudança da água do estado líguido para o gasoso.
  2. Identifica a evaporação através da experiência da vasilha com água.
  3. Reconhece a presença da evaporação na água dos rios e lagos.
  4. Produção textual realizada.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.