19/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Verifique antes se os alunos conhecem a área geográfica denominada região sudeste e também se sabem definir o conceito de indústria e a sua importância para a empregabilidade e desenvolvimento econômico.
Este é um assunto bastante amplo que pode ser enriquecido por meio das pesquisas e questões também trazidas pelos alunos. Procure sempre partir dos conhecimentos que eles já possuem a respeito do tema, da vivência dos pais e da relevância do tema para a região em que os alunos estudam. Poderá acontecer de alguns deles apresentarem questões até mesmo desconhecidas pelos professores, porém o tema poderá ser ainda mais enriquecido por meio de pesquisas.
Atividade 1 – Pesquisa inicial
Organize os alunos em grupos com até quatro integrantes e lance o seguinte desafio: Localizem por meio de pesquisa no laptop ao menos uma indústria relevante localizada na região sudeste. Embora cada grupo tenha 4 integrantes, cada membro deverá contribuir com uma indicação e compartilhar com sua equipe. Uma sugestão é que o grupo escolha um estado específico para realizar sua pesquisa. Após definir o estado, peça que os alunos procurem descobrir:
Atividade 2 – Organização da síntese
Em um papel do tamanho de um cartão de visitas, organizar as informações obtidas na pesquisa. Este cartão poderá ser confeccionado da seguinte forma:
O cartão deverá ser dobrado, na frente deverá ter o nome da indústria e ao abri-lo deverá conter as informações pesquisadas, conforme o modelo abaixo.
Atividade 3 – Painel com as pesquisas realizadas O professor deverá organizar um mapa da região sudeste, do tamanho de uma cartolina, ou maior, conforme o modelo a seguir:
Cada aluno deverá colar o seu papel dobrado neste mapa. O ideal é que fique do lado de fora da sala de aula, para que possa ser visto por outros alunos também. Importante que após a construção do mapa, cada aluno socialize suas descobertas a respeito da indústria pesquisada.
Atividade 4 – Evolução do processo de industrialização Disponibilize aos alunos a música, “A Cidade”, do grupo Canta Cantos.
Discuta com os alunos dinâmica no desenvolvimento das metrópoles e a relevância das indústrias neste processo. Peça que pesquisem em livros e nos laptops, a evolução do processo de industrialização na região sudeste. Construa o roteiro de questões com os alunos a partir das seguintes indagações:
Sugira que os alunos pesquisem sobre o tema e iniciem um texto utilizando o editor de textos disponível no laptop. Após descobrir algo sobre alguma das questões levantadas, deverá trocar de laptop com um colega e buscar complementar sua produção com alguma nova descoberta. Ao receber um laptop em seu grupo, deverá ler, aprimorar o texto lido e também acrescentar uma nova contribuição.
Após a rodada de laptops em um mesmo grupo, a equipe deverá selecionar um dos textos que ficou melhor e produzir um único texto a ser apresentado na sala e discutido com a professora. A produção final poderá ser compartilhada com toda a turma por meio do servidor em rede ou mesmo publicada em um blog da escola ou da turma, com a autoria de todos os alunos envolvidos.
Atividade 5 – avaliação
Em grupos, cada aluno deverá avaliar sua atuação e a do próprio grupo no desenvolvimento da atividade. Em seguida, deverão discutir os aspectos que poderão ser melhorados. Uma sugestão é a utilização desta ficha para reflexão e até mesmo registros.
|
Minha atuação |
Atuação do grupo |
Trouxe contribuições relevantes a respeito do tema, durante as aulas? |
|
|
Fiquei atento as contribuições dos colegas? |
|
|
Compreendi o tema proposto e percebo que obtive melhora em meu processo de aprendizagem? |
|
|
Sei explicar com segurança a respeito do processo de industrialização em São Paulo e a relevância para nossa economia? |
|
|
Tenho novas dúvidas a respeito do tema e estou motivado a continuar pesquisando? |
|
|
Sugestão complementar:
Peça que os alunos pesquisem com a comunidade (pais, parentes ou amigos) buscando pessoas que trabalham ou trabalharam na indústria há muitos anos, para descobrirem que tipo de atividades realizavam, qual a importância deste trabalho, como eram os recursos utilizados, e se percebe mudanças na forma de trabalho atual. Os alunos poderão registrar as questões ou melhor ainda se puderem levar os laptops para cada para que possam filmar as entrevistas e depois compartilhar na escola, em grupos . Após esta etapa, os grupos poderão elaborar textos coletivos com as suas descobertas.
Nome | Tipo |
---|---|
A cidade [Canta cantos] | Áudio |
Recursos complementares Buscar vídeos a respeito do tema no www.youtube.com
Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, à relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo. Use a ficha de avaliação sugerida e peça que debatam, apontando os aspectos em que conseguiram melhor resultados e sugestões para melhoria durante as próximas atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!