Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Região Sudeste - O berço da indústria Brasileira - UCA

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como se deu a evolução do processo de industrialização na região sudeste.
  • Comparar diferentes períodos da industrialização na região sudeste com o cenário atual.
  • Identificar as principais indústrias localizadas na região sudeste e sua relevância para a economia local e nacional.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verifique antes se os alunos conhecem a área geográfica denominada região sudeste e também se sabem definir o conceito de indústria e a sua importância para a empregabilidade e desenvolvimento econômico.

Estratégias e recursos da aula

 Este é um assunto bastante amplo que pode ser enriquecido por meio das pesquisas e questões também trazidas pelos alunos. Procure sempre partir dos conhecimentos que eles já possuem a respeito do tema, da vivência dos pais e da relevância do tema para a região em que os alunos estudam. Poderá acontecer de alguns deles apresentarem questões até mesmo desconhecidas pelos professores, porém o tema poderá ser ainda mais enriquecido por meio de pesquisas.

Atividade 1 – Pesquisa inicial

Organize os alunos em grupos com até quatro integrantes e lance o seguinte desafio: Localizem por meio de pesquisa no laptop ao menos uma indústria relevante localizada na região sudeste. Embora cada grupo tenha 4 integrantes, cada membro deverá contribuir com uma indicação e compartilhar com sua equipe. Uma sugestão é que o grupo escolha um estado específico para realizar sua pesquisa. Após definir  o estado, peça que os alunos procurem descobrir:

  • Porque esta indústria está localizada na região sudeste? Em qual estado e qual município está localizada?
  • Qual a principal atividade desta indústria?
  • Quantas pessoas empregam?
  • Qual a sua importância para a economia local ou mesmo do país Após a pesquisa, os alunos deverão trocar informações em grupo e organizar uma síntese das informações em seus laptops. Cada aluno pode trocar o laptop com outro para que possam compartilhar informações e aperfeiçoar o trabalho.

Atividade  2 – Organização da síntese

Em um papel do tamanho de um cartão de visitas, organizar as informações obtidas na pesquisa. Este cartão poderá ser confeccionado da seguinte forma:

  • Os alunos realizam as sínteses em seus laptops, limitando o número de caracteres para caber no espaço de um cartão de visitas, digitando o título em fonte maior e o texto correspondente em fonte menor.
  • Estas produções devem ser unificadas em um único arquivo. Para isso, os alunos podem salvá-las no servidor ou mesmo enviá-las por e-mail. Uma sugestão é que cada grupo tenha um líder encarregado de reunir as produções do grupo de alguma forma e depois um outro aluno ou mesmo o(a) professor(a) reúne as produções em uma mesma máquina para impressão dos cartões.

 O cartão deverá ser dobrado, na frente deverá ter o nome da indústria e ao abri-lo deverá conter as informações pesquisadas, conforme o modelo abaixo.

 

Atividade 3 – Painel com as pesquisas realizadas O professor deverá organizar um mapa da região sudeste,  do tamanho de uma cartolina, ou maior, conforme o modelo a seguir:

Cada aluno deverá colar o seu papel dobrado neste mapa. O ideal é que fique do lado de fora da sala de aula, para que possa ser visto por outros alunos também. Importante que após a construção do mapa, cada aluno socialize suas descobertas a respeito da indústria pesquisada.

Atividade 4 – Evolução do processo de industrialização Disponibilize aos alunos a música, “A Cidade”, do grupo Canta Cantos.

A cidade [Canta cantos] 

Discuta com os alunos dinâmica no desenvolvimento das metrópoles e a relevância das indústrias neste processo. Peça que pesquisem em livros  e nos laptops, a evolução do processo de industrialização na região sudeste. Construa o roteiro de questões com os alunos a partir das seguintes indagações:

  • Como vocês acham que eram as indústrias há 200 anos? E há 100 anos?
  • De que forma podemos descobrir a evolução das indústrias na região sudeste?
  • Por que esta região é considerada o berço da industrialização?

Sugira que os alunos pesquisem sobre o tema e iniciem um texto utilizando o editor de textos disponível no laptop. Após descobrir algo sobre alguma das questões levantadas, deverá trocar de laptop com um colega e buscar complementar sua produção com alguma nova descoberta. Ao receber um laptop em seu grupo, deverá ler, aprimorar  o texto lido e também acrescentar uma nova contribuição.

Após a rodada de laptops em um mesmo grupo, a equipe deverá selecionar um dos textos que ficou melhor e produzir um único texto a ser apresentado na sala e discutido com a professora. A produção final poderá ser compartilhada com toda a turma por meio do servidor em rede ou mesmo publicada em um blog da escola ou da turma, com a autoria de todos os alunos envolvidos.

Atividade 5 – avaliação

Em grupos, cada aluno deverá avaliar sua atuação e a do próprio grupo no desenvolvimento da atividade. Em seguida, deverão discutir os aspectos que poderão ser melhorados. Uma sugestão é a utilização desta ficha para reflexão e até mesmo registros.

Minha atuação

Atuação do grupo

Trouxe contribuições relevantes a respeito do tema, durante as aulas?

Fiquei atento as contribuições dos colegas?

Compreendi o tema proposto e percebo que obtive melhora em meu processo de aprendizagem?

Sei explicar com segurança a respeito do processo de industrialização em São Paulo e a relevância para nossa economia?

Tenho novas dúvidas a respeito do tema e estou motivado a continuar pesquisando?

Sugestão complementar:

Peça que os alunos pesquisem com a comunidade (pais, parentes ou amigos) buscando pessoas que trabalham ou trabalharam na indústria há muitos anos, para descobrirem que tipo de atividades realizavam, qual a importância deste trabalho, como eram os recursos utilizados, e se percebe mudanças na forma de trabalho atual. Os alunos poderão registrar as questões ou melhor ainda se puderem levar os laptops para cada para que possam filmar as entrevistas e depois compartilhar na escola, em grupos . Após esta etapa, os grupos poderão elaborar textos coletivos com as suas descobertas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A cidade [Canta cantos] Áudio
Recursos Complementares

Recursos complementares Buscar vídeos a respeito do tema no www.youtube.com  

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, à relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo. Use a ficha de avaliação sugerida e peça que debatam, apontando os aspectos em que conseguiram melhor resultados e sugestões para melhoria durante as próximas atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.