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Estudo do léxico: a adequação contextual

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

reconhecer o caráter histórico, heterogêneo, variável e sensível do léxico aos contextos de uso;

analisar as condições de uso do léxico e seus efeitos de sentido;

reconhecer fatores políticos, sociais e culturais que estimulam ou inibem a variação lexical;

avaliar o uso de variedades lingüísticas e estilísticas em um texto, considerando a situação comunicativa e o gênero textual;

adequar a variedade lingüística e/ou estilística de um texto à situação comunicativa e ao gênero do texto.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

Quando produzimos um texto (unidade linguística concreta que produz sentido e parte de uma intenção comunicativa), para que ele seja claro e cumpra a função comunicativa pretendida no ato de sua produção, devemos nos atentar para o contexto discursivo.

É esse contexto que permite uma interação eficaz entre o locutor e o interlocutor, pois nele estão incluídos outros fatores (não somente os enunciados verbais), tais como: os papéis sociais dos interlocutores, a intencionalidade do produtor, o conhecimento de mundo do destinatário, as circunstâncias sociais ou históricas envolvidas...

Sendo assim, o discurso envolve não apenas a emissão da linguagem verbal ou não-verbal, trata-se do conjunto de elementos que envolvem o texto e seu contexto de produção.

Para esta aula, serão observadas algumas situações em que o léxico (vocabulário) utilizado em um dado contexto não é visto como adequado àquela situação comunicativa, devido a alguns fatores, tais como: inadequação ao grau de formalismo (linguagem muito informal em um gênero tradicionalmente formal ou vice-versa), uso de expressões restritas a certos grupos de falantes (gírias ou regionalismos), uso de sinônimos ou expressões populares que denotam tom pejorativo ou chulo.

Portanto, o objetivo central da aula é avaliar a seleção da variedade linguística e do léxico adequados a cada situação de interação.

Atividade 1

Professor, para a primeira atividade apresente uma notícia do jornal "Meia Hora" para seus alunos.

             

imagem do autor

                         

Professor, observando a imagem, nota-se que alguns trechos estão destacados em vermelho. Os destaques referem-se àquelas expressões mais coloquiais, gírias e algumas com tom acusatório ou pejorativo.

O objetivo desta atividade é fazer com que seus alunos justifiquem o destaque nestes trechos da notícia.

Sabendo que um texto jornalístico de circulação nacional (este jornal especificamente é produzido nos estados do Rio e de São Paulo, sendo possível encontrá-lo em outros estados e visualizá-lo na internet) do gênero notícia, geralmente, apresenta linguagem impessoal, clara, objetiva e conforme a variedade padrão da língua, apresente as seguintes questões para seus alunos responderem no caderno:

a) o periódico apresenta uma linguagem conforme os moldes dos jornais que você conhece?

b) o que mais chama a atenção no texto da notícia acima?

c) qualquer pessoa alfabetizada compreenderia integralmente a notícia?

d) como as diversas circunstâncias que caracterizam o contexto (renda, escolaridade, idade, região geográfica, variação linguística) podem influenciar na compreensão deste discurso?

e) os vocábulos destacados no texto são de uso comum em qualquer camada da população? Justifique.

(2) divida a turma em 5 grupos:

a) cada grupo escolhe um dos cinco parágrafos do texto.

b) cada grupo deve apresentar o significado para cada expressão ou palavra destacada no texto.

c) cada grupo apresenta para os colegas (oralmente ou no quadro) sua compreensão sobre as expressões ou palavras destacadas.

(3) Ao final das apresentações, o professor dirige-se a todos perguntando sobre a construção do sentido apontada pelos grupos. Neste momento é possível que outros grupos apresentem diferentes significados para algumas gírias ou expressões como "malinha, malaco, trutas" etc.

Professor, o importante ao fim da atividade é a distinção feita pelos próprios alunos entre a linguagem informal e a formal, geralmente comum nos textos jornalísticos e a conclusão sobre a adequação da escolha lexical.

A conclusão sobre a adequação/inadequação do léxico nestes casos deve partir das respostas dos alunos em relação à capacidade de comunicação do texto em relação a um público geral e não específico (em âmbito nacional). Mesmo sabendo que trata-se de uma publicação barata, destinada a uma camada "popular", o texto pode trazer dificuldades de compreensão pois nem todos das camadas populares utilizam certos termos comuns nestas notícias.                                                                                                                                                                                                

Atividade 2

Professor, para a segunda atividade indique para os alunos uma pesquisa no laboratório de informática sobre notícias do mesmo jornal.

(1) A pesquisa deverá ser feita em grupos (divida a turma em cinco grupos).

(2) Cada grupo deverá pesquisar uma notícia em um dos links abaixo:

Grupo 1: http://one.meiahora.com/noticias/vampiro-rouba-japas_1040.html  

Grupo 2: http://one.meiahora.com/noticias/vovo-ladrao-roda_994.html  

Grupo 3: http://one.meiahora.com/noticias/vovo-do-po-roda-em-boca-de-fumo_918.html  

Grupo 4: http://one.meiahora.com/noticias/manos-do-fone-de-ouvido-vao-pra-jaula_927.html  

Grupo 5: http://one.meiahora.com/noticias/mulher-casada-faz-cachorrada_937.html  

http://one.meiahora.com/ 

Após a pesquisa:

(3) Cada grupo apresenta a notícia para o restante da turma da maneira que achar mais conveniente (xerox, retroprojetor, datashow, oralmente).

(4) Cada grupo destaca as expressões que considerar inadequadas para uma notícia, que possam restringir a compreensão ou que apresentem tom pejorativo, podendo ser interpretadas como desrespeito às pessoas ou instituições envolvidas no caso.

(5) Cada grupo deve reescrever os textos, de modo que possam fazer uma escolha lexical que seja impessoal e que esteja de acordo com a norma padrão.

(6) Faça um debate com seus alunos e peça que formulem hipóteses sobre a intenção dos autores para a escolha lexical em tais notícias.

 

Atividade 3

Professor, para a terceira atividade converse com seus alunos sobre determinadas situações em que nos encontramos e devemos fazer uma escolha lexical para que nosso discurso não soe inadequado para o seu contexto.

Por exemplo, é muito comum utilizarmos determinado vocabulário quando estamos em casa, com os amigos, em situações coloquiais, contando piadas etc., portanto, sem formalidades. Em outras situações, entretanto, para referirmos às mesmas coisas ou indivíduos devemos utilizar uma variante mais técnica, mais pudica ou formal, com o intuito de sermos mais polidos.

Professor, é claro que estes casos não se aplicam a todas as pessoas, mas sabendo ser comum o uso de certas expressões chamadas de baixo calão ou vulgares, aplicaremos alguns exemplos para que os alunos possam verificar o quanto é importante a adequação vocabular em qualquer situação comunicativa, justamente para que não cometam uma inadequação parecida.

Apresente para seus alunos os seguintes pares de vocábulos e peça para pesquisá-los no site de um dicionário bastante conhecido

http://michaelis.uol.com.br/  

Antes da pesquisa:

(1) divida a turma em sete grupos.

(2) escolha um par de vocábulos para a pesquisa de cada grupo.

(3) peça para copiarem as definições sobre os vocábulos.

(a)

Nádega http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=n%E1dega  

Bunda http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=bunda 

(b)

Axila http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=axila   

Sovaco http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=sovaco 

(c)

Calvo http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=calvo  

Careca http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=careca 

(d)

Velho http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=velho  

Idoso http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=idoso  

(e)

Pênis http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=p%EAnis  

Pinto http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=pinto  

(f)

Peido http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=peido 

Flato http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=flato  

(g)

Ignorante http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ignorante  

Burro http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=burro                                                                                                                                       

Professor, apesar do tom jocoso e até repugnante que possa trazer o vocábulo a algum aluno, é interessante pesquisar a definição de tais exemplos sem qualquer preconceito. Pois, sendo palavras utilizadas comumente pelos falantes da língua, elas compõem o léxico, e por isso estão dicionarizadas.

É importante o aluno concluir porque algumas delas são consideradas inadequadas: são pejorativas? chulas? gírias? ofensivas?

Após a pesquisa;

(4) peça para cada grupo apresentar a definição dos vocábulos para os colegas.

(5) faça um rápido debate questionando os alunos sobre o seu conhecimento sobre estes vocábulos.

(6) peça para cada grupo construir duas pequenas frases para duas situações de uso para cada vocábulo (uma considerada adequada e outra inadequada).

(7) peça para cada grupo apresentar oralmente em forma de diálogo o uso destes vocábulos e as possíveis interpretações dos interlocutores.

Ao final debata com seus alunos sobre os usos destes exemplos e instigue-os a concluir sobre a importância da seleção para a adequação lexical.

Recursos Complementares

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/varianteslinguisticas/giria-detonada.htm 

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/varianteslinguisticas/regionalismo-troqueidemal.htm 

http://pt.shvoong.com/social-sciences/1808413-an%C3%A1lise-discurso/ 

http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/1725985-l%C3%A9xico-lista-rede-ou-cogni%C3%A7%C3%A3o/ 

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º. e 2º. graus. São Paulo: Cortez, 1997.

Avaliação

Para a avaliação, mantenha os grupos da última atividade e peça para eles buscarem em casa exemplos de inadequação lexical em textos ou mesmo criarem situações com outros pares de vocábulos como visto na terceira atividade.

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