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Intolerância e preconceito: nazifascismo

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As mudanças na sociedade alemã com a ascensão do nazismo ao longo dos anos 1930 e 1940, a situação da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial a fim de suscitar uma reflexão sobre a intolerância étnico-religiosa a partir dos ideais nazistas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a compreensão dos conteúdos relacionados aos nazismo é necessário que os estudantes conheçam os fatores que levaram a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial e as punições sofridas pelo Tratado de Versalhes.

Estratégias e recursos da aula

A fim de problematizar alguns conceitos essenciais para a compreensão da doutrina nazifascista, o professor exibirá o trecho do filme "Escritores da Liberdade". Este filme aborda, de uma forma comovente e instigante o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Neste trecho, após uma manifestação de preconceito na sala de aula, a professora utiliza o holocausto para demonstrar as possíveis consequências do preconceito.

Palavras-chave: holocausto, judeus, negros, preconceito, racismo, respeito, relações de poder.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16195 Acesso em: 03/09/10 

 

ATIVIDADE 1

Após a exibição do trecho do filme "Escritores da Liberdade", o professor deverá propor um debate acerca dos seguintes assuntos: preconceito, intolerância e racismo. Para começar as discussões o professor deverá usar como ponto de partida situações vividas na própria realidade da sala de aula. Cabe ressaltar que situações de bullyng poderão ser abordadas nessa discussão. Com essa mesa redonda inicial, os educandos deverão se sensibilizar com as dificuldades das vítimas de preconceitos de qualquer natureza.

Depois da exibição do trecho do filme "Escritores da Liberdade" o professor conduzirá a discussão com seus alunos para as questões relativas ao nazifascismo e da relação dessa ideologia no contexto do mundo pós-guerra. Para iniciar essa problematização, professor apresentará aos alunos um desenho animado que satiriza algumas premissas nazistas.

 

Imagem 1: Pato Donald

Imagem disponível em: http://dadanoiasnoesmiblog.blogspot.com/2008_11_01_archive.html Acesso em: 03/09/10 

Na imagem 1, o Pato Donald (personagem criado por Walt Disney) veste-se de uniforme das tropas alemãs e estuda atentamente o livro fundador da ideologia proposta pelo nacional socialismo: "Minha Luta" ("Mein Kampf"). Este livro foi escrito em 1924 por Adolf Hitler enquanto esteve na prisão depois de uma primeira tentativa de ascender ao poder na Alemanha. A obra pode ser vista como uma espécie de "manual" do nazismo, pois nesse documento Hitler expôs suas ideias antissemitas, sua repulsa pelo comunismo e defendeu a existência de uma raça ariana.

 

Após essa breve explicação sobre a imagem 1 os alunos assistirão o desenho animado e deverão responder as seguintes questões:

  1. Os soldados que aparecem na banda possuem quais características físicas?
  2. Descreva essas características e justifique se elas correspondem ao ideal da raça ariana.
  3. Depois de acordar, Donald cumprimenta três pessoas Hirohito, Mussolini e Hitler. O que essas lideranças tinham em comum?
  4. Como Walt Disney retratou o trabalho na fábrica de armamentos na "Nazilândia"?
  5. De acordo com a animação, como os trabalhadores alemães tinham direito ao descanso?
  6. Explique. Ao acordar, Donald veste um pijama azul, vermelho e branco com listras e estrelas. O que o diretor procurou dizer com essa referência a bandeira dos Estados Unidos da América?

 

Sobre a animação:

Der Fuehrer's Face ("A face do Fuehrer") é um curta-metragem de animação produzido pelos Estúdios Disney em 1942 e protagonizado pelo Pato Donald. É também o nome de uma canção de Oliver Wallace presente neste mesmo curta. O curta, de orientação anti-nazista, foi dirigido por Jack Kinney e originalmente lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 1 de janeiro de 1943 pela RKO Pictures. Venceu o Oscar de melhor curta de animação e foi eleito o vigésimo segundo melhor curta de animação da história do cinema estadunidense de acordo com o livro The 50 Greatest Cartoons de Jerry Beck.

Fonte: Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Der_Fuehrer%27s_Face Acesso em: 03/09/10 

Trecho disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17359 Acesso em: 03/09/10

As respostas das questões deverão ser registradas nos cadernos.

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:   

Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=381 Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.amora.cap.ufrgs.br/amadis_amora_projetos/paginas/projeto_215/nazismo.htm Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.ciari.org/investigacao/O_Fascismo_e_o_Nazismo.pdf    Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/nazismo/ Acesso em: 18/11/10  

Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u42.jhtm Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://nazismo.netsaber.com.br/index.php?c=207 Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/ Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u63.jhtm Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/segunda_guerra_mundial.aspx Acesso em: 18/11/10  

Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/resenhas/res1-2.pdf Acesso em: 18/11/10  

 

ATIVIDADE 2

Com as perguntas respondidas individualmente, os alunos deverão compartilhar suas respostas com o grupo. Com o auxílio do professor, os educandos farão a correção das respostas. Para ampliar as reflexões pesquisarão outras formas de sátiras políticas no formato de charge com o auxílio da internet, ou poderão produzir suas próprias charges. As charges deverão ser necessariamente relacionadas ao conteúdo da aula, ou seja, sobre o nazifascismo. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor poderá orientar os alunos a produzem suas próprias charges a fim de  expor na sala de aula com a técnica do varal didático.

Sobre charges e história consultar o artigo de Rainer Sousa da equipe Brasil Escola.

Texto disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/historia-charges.htm Acesso em: 03/09/10 

Se o professor tiver a possibilidade de utilizar os recursos digitais disponíveis na internet, ele poderá propor como resultado da pesquisa uma produção de flyers com a utilização do software livre scribus.

Sobre o scribus:     

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.     

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm    

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

Disponível em:  http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/historia-charges.htm Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em:  http://www.grupoescolar.com/materia/fascismo_e_nazismo.html Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: http://cliojorge.blogspot.com/2007/07/charges-e-histria.html Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2004%20-%20Jos%C3%A9%20Emerson%20Tavares%20de%20Macedo%20TC.PDF Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/03.htm Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.Humor%20e%20ensino%20J.%20Carlos%20e%20a%20caricatura%20no%20Ensino%20de%20Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: http://misantropiareativa.blogspot.com/2009/10/hello-nazi.html Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: http://pt.ebid.net/for-sale/after-mein-kampf-anti-nazi-british-propaganda-churchill-8423870.htm Acesso em: 18/11/10. 

 

Na aula seguinte, os alunos assistirão o pequeno trecho sobre a Adolf Hitler e como se deu sua ascensão.  O vídeo esclarece questões sobre a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha em 1933.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15927 Acesso em: 03/09/10 

 

 

Na sequência, o professor exibirá o programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. O vídeo relata a Era Vargas, e os alunos deverão prestar bastante atenção sobre o relacionamento do Brasil com a Alemanha nesse período de 1930 a 1945, e perceber o Integralismo como movimento político-social influenciado pela doutrina nazifascista.

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=875 Acesso em: 15/09/10 

 

ATIVIDADE 3

Os alunos deverão realizar como tarefa de casa uma pesquisa individual sobre a relação do Brasil com a Alemanha durante a Era Vargas. Essa pesquisa poderá ser realizada com o auxílio de arquivos digitais ou em livros. Os alunos deverão responder as seguintes questões e registrá-las em seu caderno.

 

  1. Podemos considerar Getulio Vargas como um ditador nos moldes nazifascistas?
  2. Quais atitudes executadas durante a gestão de Vargas o caracterizam como um ditador?
  3. Por que o Brasil não apoiou os países do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial? Por isso é contraditório?

 

  • Sítios sugeridos para a pesquisa:

Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u42.jhtm Acesso em: 18/11/10    

Disponível em: http://nazismo.netsaber.com.br/index.php?c=207 Acesso em: 18/11/10.    

Disponível em: http://www.segundaguerramundial.com.br/sgm/ Acesso em: 18/11/10.   

Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html Acesso em: 18/11/10. 

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u63.jhtm Acesso em: 18/11/10.   

Disponível em: http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm Acesso em: 18/11/10.    

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial Acesso em: 18/11/10.    

Disponível em: http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/segunda_guerra_mundial.aspx Acesso em: 18/11/10.  

Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/resenhas/res1-2.pdf Acesso em: 18/11/10.  

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml Acesso em: 18/11/10.   

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm Acesso em: 18/11/10.   

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra.jhtm Acesso em: 18/11/10.   

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/2gm_brasil/cobra_00.htm Acesso em: 18/11/10.   

 

 

 

Imagem 2

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/holocausto/fotos-3.php Acesso em: 03/09/10 

 

Imagem 3

Disponível em: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/GEO/GEO04020300.asp Acesso em: 03/09/10 

 

ATIVIDADE 4

Os alunos deverão se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos. Cada uma das equipes deverá analisar as imagens 2 e 3. A partir disso,  buscarão descrever os contextos das imagens em seus cadernos. Os alunos deverão "encontrar" como tema o holocausto. A partir desse tema, cada equipe deverá ampliar a pesquisa. O professor poderá sugerir um trabalho em conjunto com a disciplina de Sociologia para  discutir as questões acerca da intolerância, do preconceito e da violência na Alemanha nazista. Espera-se que o aluno consiga perceber como a intolerância teve papel fundamental na constituição do Estado nazista.

 

  • Passo a passo: como organizar a pesquisa
  1. Organize as equipes através de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação.

 

Com os resultados da pesquisa, o professor organizará uma mesa-redonda direcionada a problematização da violência e da intolerância. Os alunos terão cerca de 15 minutos para apresentar suas observações preliminares e depois, o professor conduzirá o fechamento das discussão coletivamente por mais dez minutos. Como resultado das observações dos pequenos grupos, a turma toda produzirá um roteiro para uma peça teatral sobre uma situação de preconceito, intolerância e violência. Os alunos poderão pedir auxílio para o professor de Língua Portuguesa na elaboração do texto. Caso os alunos tenham habilidade com atividades digitais e optem por trabalhar em pequenos grupos, o professor poderá sugerir a filmagem de diversos curtas-metragem sobre os temas debatidos durante as aulas. Para a realização do curta-metragem os grupos poderão utilizar o movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm         

Sobre o kino:  

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm  

 

 

CINEMA E A PROPAGANDA NAZISTA

 

O Triunfo da Vontade, Documentário, 1934, 110 min. Direção: Leni Riefenstahl.

"Em linhas tortas, assim despertou o Nazismo. A idéia de nacionalidade alemã é levada adiante à flor da pele por esta pioneira do cinema alemão que inspirou outros diretores devido às suas inovações estéticas. A diretora retrata na película, a união de forças civis e militares do povo alemão, numa esplêndida visão de progresso. Desta forma, destaca Adolf Hitler como líder absoluto, tendo uma figura de comandante todo poderoso e carismático, capaz de reavivar a economia alemã, afetada pela derrota na Primeira Grande Guerra e pela crise de 1929, bem como acender uma chama de patriotismo no coração da população. (...) Lení Riefenstahl mostra sequências de discursos de personalidades do Exército alemão que proferem palavras instigantes para incentivar o povo a se engajar na luta por uma nação melhor e para que juntos, transformassem a Alemanha no melhor país do mundo. Em forma de estímulos, aparecem dizeres com o objetivo de aumentar o moral do país, ou seja, a auto- estima de seu povo, lembrando a todos que possuíam o sangue puro e forte. Um dos momentos mais intensos do filme se dá quando Hitler afirma aos jovens: "vocês são sangue de meu sangue" apregoando que juntos formavam uma só vontade. Isto certamente inseriu estímulos nos ouvintes, pois Hitler era muito admirado por eles. Adolf mais do que um líder dos homens transforma-se em mais um deles, numa sinergia absurdamente bem construída pelas lentes da cineasta. (...) A famosa frase: "Uma imagem vale mais do que mil palavras" foi dita pelo Goebbels, Ministro da Propaganda Nazista, que idealizou e batalhou por este projeto fílmico. (...) O Triunfo da Vontade é um aterrorizante registro histórico, maravilhosamente bem produzido, se avaliarmos o aparato técnico da década de trinta. Algumas imagens aéreas foram realizadas de forma muito estável mostrando a chegada de Hitler ao local dos discursos como se fosse um Deus. (...) "

Texto de Rodrigo de Araujo Sousa Fonseca

Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/leni-riefenstahl-e-o-triunfo-da-vontade-1934 Acesso em: 03/09/10 

 

CINEMA E SÁTIRA

O Grande Ditador, Comédia, EUA, 1940, 124 min. Direção: Charles Chaplin.

Imagem disponível em: http://rafaelocremix.wordpress.com/2010/04/16/psicologia-do-nazismo-estudando-erich-fromm-2/  Acesso em: 03/09/10 

Chaplin faz, dessa vez, dois personagens: o judeu e o ditador, quase idênticos. O judeu é um ex-combatente da primeira guerra. Enquanto ele estava internado, muitos acontecimentos mudaram os rumos do mundo: o partido de Adenoide Hynkel toma o poder e faz discursos inflamados, assustando a multidão.Nas ruas, os soldados invadem as casas dos judeus, agredindo-os, saqueando lojas e exaltando a raça ariana, raça superior. Neste trecho, o barbeiro, por sua vez, é confundido com o ditador, e caminha para fazer o seu discurso. Assim, ao invés de ouvirem o discurso inflamado do antigo ditador, o que ouvem é uma exaltação à paz.  Esse discurso representa um momento decisivo para o cinema de Chaplin, pois foi a  primeira vez que seu personagem Carlitos falou. Chaplin foi acusado de ser comunista e perseguido pelo senador MacCarthy, deixando de viver nos EUA.

Palavras-chave: relações de produção, relações culturais, guerra, intolerância, comunismo, capitalismo.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9334 Acesso em: 03/09/10 

 

REFERÊNCIAS

 

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

CONTE, Édouard; ESSNER, Cornelia. A demanda da raça: uma Antropologia do Nazismo, Editora Instituto Piaget: Porto Alegre,1998.

GOLDHAGEN, Daniel J. Os carrascos voluntários de Hitler: o povo alemão e o Holocausto. Companhia das Letras, 1997.

LENHARO, Alcir. Nazismo: “O Triunfo da Vontade”. Ática: São Paulo, 1991.

PISNKY, Carla B. (org.) Novos temas nas aulas de história. Contexto: São Paulo, 2009.

RIBEIRO JUNIOR, João. O que é Nazismo? Coleção Primeiros Passos. Brasiliense: São Paulo, 1987.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Era Vargas Vídeo
Recursos Complementares

A vida secreta de Adolf Hitler, Documentário, 1958, 53min.

Uma visão aterradora e penetrante da vida de um monstro da humanidade Adolf Hitler.  O documentário inclui entrevistas com leais companheiros nazistas que estavam ao seu lado no bunker nazista nas últimas horas de sua vida e com a sua irmã Paula Hitler. Um filme feito logo após o final da guerra e que constitui valioso documento para se entender o maior conflito armado do século XX.

parte1: http://www.youtube.com/watch?v=L_28vCOcuEo&feature=related    

parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=gj7HfMhiEs0&feature=related    

parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=tI7-fXNJwis&feature=related    

parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=618vpOzdEkc&feature=related      

parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=26tVjjKCsg0&feature=related    

parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=Cpo8CZGazQg&feature=related

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:         

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;  
  4. respeito a opinião dos colegas;     
  5. empenho para concluir as atividades;    
  6. domínio do tema.
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