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Clonagem: fazendo cópias de seres vivos

 

22/10/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apresentar o conceito de clonagem

Identificar as aplicações da técnica de clonagem na atualidade

Discutir as implicações éticas envolvendo a clonagem

Duração das atividades
2 aulas de 45 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para trabalhar este assunto, sugere-se que os alunos já tenham conhecimento prévio sobre reprodução humana ou de mamíferos e células sexuais

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula perguntando aos seus alunos quem já ouviu falar da ovelha Dolly. Peça que perguntem às suas famílias se lembram como foi o impacto da notícia em 1997.

Como a partir de uma célula embrionária e uma célula comum se produz um clone, ou seja uma cópia exatamente igual ao indivíduo original? A reprodução assexuada pode ser considerada uma forma de clonagem? Qual a utilidade de se produzir artificialmente cópias de indivíduos ou células?

No laboratório de informática, apresente a animação da mitose para que os alunos visualizem como ocorre o processo da divisão celular.

Divisão celular: Mitose (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29170 ) Acessado em 01/09/2010.

É importante que os alunos percebam que a partir de uma célula inicial, são feitas duas cópias geneticamete idênticas.

Clonagem  (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10085  ) Acessado em 10/09/2010.

Apresente o recurso do portal  sobre a transferência de núcleos de células somáticas para uma célula ovo embrionária.

Um recurso adicional que pode ser utilizado pelo professor é este vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=Ss-z-d4mcp0 (acessado em 02 de novembro de 2010). O importante deste vídeo é a qualidade e simplicidade das imagens, o que facilita a compreensão de como é feita a transferência de núcleos de uma célula somática para uma célula embrionária. Como o vídeo está em inglês, coloquei aqui a tradução do áudio para auxiliar na compreensão, ainda que a importância deste vídeo esteja nas imagens, que são autoexplicativas.

Tradução do áudio: "Mostramos os núcleos de uma célula da pele e de uma célula embrionária antes da transferência. Então a célula ovo (embrionária) tem seu núcleo removido e o núcleo da célula da pele é injetado na célula-ovo ou embrionária. A célula-ovo inicia sua divisão formando um blastocisto. Então ocorre um importante fenômeno de reprogramação cujos detalhes ainda são desconhecidos. A célula então começa a se dividir e continua se dividindo para formar o blastocisto com uma massa primária de células, e então este blastocisto pode ser implantado."

Após apresentar os recursos, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que realizem uma pesquisa sobre o que é clonagem. Construa uma webquest para orientar a pesquisa.

Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 01/09/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (Acessado em 01/09/2010). Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).       

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabaho:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clonagem (Acessado em 01/09/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem.htm (Acessado em 01/09/2010).

http://www.suapesquisa.com/clonagem/ (Acessado em 01/09/2010).

http://www.comciencia.br/reportagens/clonagem/clone02.htm (Acessado em 01/09/2010).

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200016&script=sci_arttext (Acessado em 01/09/2010).

Após relizarem a pesquisa, solicite que construam folders explicativos sobre o que é clonagem e com que finalidade este procedimento é realizado.

 

Divida a turma em dois grupos e apresente os dois vídeos a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=AeMFc7Hw_3Y (Acessado em 01/09/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=QUmrDw1J5ho (Acessado em 01/09/2010).

Após apresentar os vídeos, promova um debate entre os dois grupos, onde um apresentará os pontos positivos e outro os pontos negativos envolvendo a clonagem em termos éticos.

Após o debate, os alunos individualmente deverão escrever um breve texto expressando sua opinião sobre o assunto.

Neste ponto, os alunos já dominam os principais conceitos envolvendo a clonagem, sua aplicabilidade e as implicações em termos éticos.

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que façam uma revista como edição especial com a história da clonagem. A revista pode ser editada no Scribus (acessado em 15/09/2010), um programa em software livre multiplataforma (funciona em diversos sistemas operacionais). Na página do Estúdio Livre (acessado em 15/09/2010), podem ser encontrados diversos tutoriais e manuais para a utilização do Scribus, assim como a wiki sobre o scribus (acessado em 15/09/2010), que também tráz dicas valiosas. Este site também traz um tutorial interessante: http://www.allanbrito.com/2007/08/28/tutorial-scribus-opcao-para-o-adobe-indesign-e-quarkxpress/  (acessado em 15/09/2010). Outro software que é utilizado para a mesma finalidade é o Adobe InDesign, (acessado em 15/09/2010) a alternativa proprietária da Adobe para editoração. 

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1674304-clonagem-conceito-história/  (Acessado em 01/09/2010).

http://www.ghente.org/temas/clonagem/index_hist%F3rico.htm  (Acessado em 01/09/2010).

http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/409/a-historia-da-clonagem  (Acessado em 01/09/2010).

Se tiver condições, imprima uma edição de cada revista e faça uma exposição na escola. Caso não tenha condições de inprimir,peça aos grupos que gerem os pdf do material e apresentem como slideshow para a turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Clonagem Animação/simulação
Divisão celular: Mitose Animação/simulação
Recursos Complementares

Estes textos apresentam um bom material adicional que pode ser usad como recurso de apoio durante as aulas

http://www.franca.unesp.br/CLONAGEM%20E%20A%20ETICA.pdf (Acessado em 01/09/2010).

http://www.ifl.pt/main/Portals/0/dic/clonagem.pdf (Acessado em 01/09/2010).

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141994000100014&script=sci_arttext (Acessado em 01/09/2010).

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimnto das atividades;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos relativos à clonagem e à bioética

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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