27/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Identificar a estrutura do gênero Crônica a partir de atividades correlacionadas.
Planejar a organização de um debate.
Argumentar, com desenvoltura, durante um debate.
Produzir uma crônica de forma coletiva sobre um tema proposto, a partir das ideias levantadas em um debate.
Será necessário que o aluno já tenha familiaridade com os gêneros Notícia de Jornal e Crônica e que já tenha sido apresentado, de alguma forma, ao gênero Debate.
Momento 1
O professor pedirá para aos alunos que levem jornais para a sala e que, em grupos, selecionem algumas notícias que lhes interessar.
Essas notícias serão lidas pelas grupos, comentadas e coladas em uma cartolina para uma posterior apresentação à turma.
Os grupos farão a exposição do conteúdo das notícias selecionadas, relatando:
Essas notícias poderão compor um mural na sala de aula
Momento 2
O professor, após as apresentações, perguntará aos alunos:
Essa pergunta poderá ser respondida por alguns alunos e, em seguida, o professor apresentará o texto abaixo, informando que o escritor Rubem Braga (autor do texto) tem uma opinião a respeito do conteúdo das notícias de jornal, a qual será conhecida por eles através de uma CRÔNICA.
Momento 3
Os Jornais
Rubem Braga
Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz:- Chega! Houve um desastre de trem na França, um acidente de mina na Inglaterra, um surto de peste na Índia. Você acredita nisso que os jornais dizem? Será o mundo assim, uma bola confusa, onde acontecem unicamente desastres e desagraças? Não! Os jornais é que falsificam a imagem do mundo. Veja por exemplo aqui: em um subúrbio, um sapateiro matou a mulher que o traía. Eu não afirmo que isso seja mentira. Mas acontece que o jornal escolhe os fatos que noticia. O jornal quer fatos que sejam notícias, que tenha conteúdo jornalístico. Vejamos a história desse crime "Durante os três primeiros anos o casal viveu imensamente feliz..." Você sabia disso? O jornal nunca publica uma nota assim.
(Texto completo disponível no site: http://wagnerbelmonte.blogspot.com/2009/02/os-jornais-por-rubem-braga.html)
Momento 3
Após a leitura, o professor pedirá para cada grupo responder por escrito uma(s) das perguntas abaixo, relativas a crônica. (Os grupos dividirão as questões e responderão perguntas diferentes)
Essas perguntas serão respondidas na ordem acima e cada grupo, após um tempo, lerá para a turma a resposta. Os outros grupos, por sua vez, ouvirão e poderão discutir, acrescentando alguma questão relevante.
Momento 4
O professor retomará o texto relembrando aos alunos que se trata de uma CRÔNICA e pedirá para que eles reflitam acerca das características que dizem respeito a esse gênero, a partir, inclusive, da observação da estrutura da crônica "Os jornais".
Os alunos voluntários, que citarem tais características, irão à frente da sala a fim de ajudar na confecção de um cartaz, o qual conterá um título ilustrativo como o abaixo e tópicos relativos a essas características.
(Fonte: http://blog.educacional.com.br/profvivian/files/2010/04/cronica_tit.jpg)
Momento 5
Em seguida, o professor proporá que os alunos realizem um DEBATE para discutirem, de forma mais profundada, o conteúdo da crônica.
Para tanto, eles terão que, inicialmente, discutir num grupo préviamente constituído, se concordam, ou não, com o fato de os jornais produzem notícias que “falsificam a imagem do mundo”.
Definidas as posições, o professor orientará os grupos com a mesma opinião a se juntarem, de forma que haja na sala dois grandes grupos: os que concordam que os jornais não representam a realidade e os que não concordam com a falsificação da realidade pelos jornais.
Esses grupos, antagônicos, se reunirão e serão orientados a refletirem:
Os alunos precisarão, assim, planejar o debate de acordo com o seguinte roteiro:
Os grupos terão tempo para discutir e para procurar notícias e textos em casa, e será marcado um dia para que o debate aconteça, ou seja, para que os grupos exponham e confrontem suas ideias, argumentos e evidências.
Momento 6
Antes do dia estipulado para debate é importante que a turma discuta e estipule regras, as quais serão anotadas em uma cartolina por um representante da turma.
Deverão fazer parte das regras, considerações como:
Momento 7
No dia do debate será escolhido um voluntário para anotar algumas considerações e falas importantes do debate.
Após essa atividade oral, o professor proporá que os alunos, em duplas, produzam um texto que possa ser enquadrado como uma CRÔNICA, a partir das reflexões acerca das características da mesma e embasadas na opinião a respeito do conteúdo das notícias de jornais.
As duplas formadas deverão defender a mesma posição em relação à notícia e tentarão abordar a questão relatando notícias de jornal (anteriormente colhidas por eles), da mesma maneira como fez o autor Rubem Braga.
É importante que o professor lembre aos alunos que eles deverão realizar uma narração (como Rubem Braga) que possa de forma implícita (não aparente) defender a opinião deles.
Momento 8
Essse trabalho com notícias de jornal pode ser ampliado para outras disciplinas, as quais poderão aproveitar notícias selecionadas pelos alunos para trabalhar com conteúdos específicos.
Outra sugestão interdisciplinar é realizar uma pesquisa de opinião a partir da pergunta do debate e elaborar um gráfico que represente o resultado da pesquisa, trabalhando, dessa forma, com a Matemática.
Caso o professor queira aprofundar a discussão acerca do planejamento de um debate, poderá se informar e utilizar conteúdos do site: http://www.malhatlantica.pt/estudoacompanhado/organizar_um_debate.htm
O professor avaliará nesta aula se os alunos foram capazes de:
- selecionar notícias e apresentá-las oralmente para os colegas.
- compreender a organização do gênero crônica a partir da montagem do cartaz com as características do gênero e da produção em duplas.
- planejar um debate expondo oralmente as regras, registrando argumentos e selecionando notícias.
- se posicionarem no debate, respeitando as regras estipuladas e argumentando com desenvoltura e interesse.
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