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Trabalhando com os gêneros: Crônica e Debate.

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a estrutura do gênero Crônica a partir de atividades correlacionadas.        

Planejar a organização de um debate.

Argumentar, com desenvoltura, durante um debate.

Produzir uma crônica de forma coletiva sobre um tema proposto, a partir das ideias levantadas em um debate.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha familiaridade com os gêneros Notícia de Jornal e Crônica e que já tenha sido apresentado, de alguma forma, ao gênero Debate.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor pedirá para aos alunos que levem jornais para a sala e que, em grupos, selecionem algumas notícias que lhes interessar.

Essas notícias serão lidas pelas grupos, comentadas e coladas em uma cartolina para uma posterior apresentação à turma.

Os grupos farão a exposição do conteúdo das notícias selecionadas, relatando:

  • O nome do jornal que publicou a notícia.
  • A data da notícia.
  • Que fato foi relatado na notícia.
  • Quando e onde o fato ocorreu.
  • Detalhes importantes e exclarecedores do fato.
  • Desfecho (caso haja) do fato.
  • Por que se interessaram pela notícia.

Essas notícias  poderão compor um mural na sala de aula

Momento 2

O professor, após as apresentações, perguntará aos alunos:

  • Vocês acham que a maioria das notícias apresentadas relatam acontecimentos bons ou notícias desagradáveis (como desastres e tragédias)?

Essa pergunta poderá ser respondida por alguns alunos e, em seguida, o professor apresentará o texto abaixo, informando que o escritor Rubem Braga (autor do texto) tem uma opinião a respeito do conteúdo das notícias de jornal, a qual será conhecida por eles através de uma CRÔNICA.

Momento 3

Os Jornais

Rubem Braga

Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo e diz:- Chega! Houve um desastre de trem na França, um acidente de mina na Inglaterra, um surto de peste na Índia. Você acredita nisso que os jornais dizem? Será o mundo assim, uma bola confusa, onde acontecem unicamente desastres e desagraças? Não! Os jornais é que falsificam a imagem do mundo. Veja por exemplo aqui: em um subúrbio, um sapateiro matou a mulher que o traía. Eu não afirmo que isso seja mentira. Mas acontece que o jornal escolhe os fatos que noticia. O jornal quer fatos que sejam notícias, que tenha conteúdo jornalístico. Vejamos a história desse crime "Durante os três primeiros anos o casal viveu imensamente feliz..." Você sabia disso? O jornal nunca publica uma nota assim.

(Texto completo disponível no site: http://wagnerbelmonte.blogspot.com/2009/02/os-jornais-por-rubem-braga.html

Momento 3

Após a leitura, o professor pedirá para cada grupo responder por escrito uma(s) das perguntas abaixo, relativas a crônica. (Os grupos dividirão as questões e responderão  perguntas diferentes)

  1. Qual é o motivo da indignação do amigo do narrador?
  2. Qual é a opinião do amigo do narrador a respeito dos jornais?
  3. O que o amigo quis dizer com a afirmação: "Os jornais falsificam a imagem do mundo"?
  4. Como o amigo do narrador justifica sua opinião acerca do jornal?
  5. Cite alguns exemplos dados pelo amigo do narrador que não são relatadas em uma notícia de jornal.
  6. Qual é a imagem de lar que os jornais apresentam, segundo o amigo do narrador?
  7. O que os jornais não noticiam, segundo o amigo do narrador?
  8. Por que, em sua opinião, o fato ocorrido no bar e relatado pelo amigo não seria publicado em um jornal? 

Essas perguntas serão respondidas na ordem acima e cada grupo, após um tempo, lerá para a turma a resposta. Os outros grupos, por sua vez, ouvirão e poderão discutir, acrescentando alguma questão relevante.

Momento 4

O professor retomará o texto relembrando aos alunos que se trata de uma CRÔNICA e pedirá para que eles reflitam acerca das características que dizem respeito a esse gênero, a partir, inclusive, da observação da estrutura da crônica "Os jornais".

Os alunos voluntários, que citarem tais características, irão à frente da sala a fim de ajudar na confecção de um cartaz, o qual conterá um título ilustrativo como o abaixo e tópicos relativos a essas características.

(Fonte: http://blog.educacional.com.br/profvivian/files/2010/04/cronica_tit.jpg) 

Momento 5

Em seguida, o professor proporá que os alunos realizem um DEBATE para discutirem, de forma mais profundada, o conteúdo da crônica.

Para tanto, eles terão que, inicialmente, discutir num grupo préviamente constituído, se concordam, ou não, com o fato de os jornais produzem notícias que “falsificam a imagem do mundo”.

Definidas as posições, o professor orientará os grupos com a mesma opinião a se juntarem, de forma que haja na sala dois grandes grupos: os que concordam que os jornais não representam a realidade e os que não concordam com a falsificação da realidade pelos jornais.

Esses grupos, antagônicos, se reunirão e serão orientados a refletirem:

  • Quais argumentos (ou quais evidências) podem embasar a posição adotada?

Os alunos precisarão, assim, planejar o debate de acordo com o seguinte roteiro:

  • anotar os pontos de vistas e argumentos relevantes.
  • selecionar em jornais notícias que comprovem tal ponto de vista. (Poderão ser utilizadas notícias pertencentes ao mural de notícias confeccionado anteriormente)
  • pesquisar textos que exponham o assunto e que contenham fragmentos, de acordo com o ponto de vista. 

Os grupos terão tempo para discutir e para procurar notícias e textos em casa, e será marcado um dia para que o debate aconteça, ou seja, para que os grupos exponham e confrontem suas ideias, argumentos e evidências.

Momento 6

Antes do dia estipulado para debate é importante que a turma discuta e estipule regras, as quais serão anotadas em uma cartolina por um representante da turma.

Deverão fazer parte das regras, considerações como:

  • Falar um por vez, sem interrupções.
  • A cada momento a fala será de um grupo.
  • Só será permitido falar mediante permissão.
  • Finalizadas as considerações de um grupo, o outro tem direito a réplica.
  • Será estipulado tempo para cada participante falar.
  • Não será permitido estrapolar o tempo de fala definido.
  • Cada grupo terá que defender sua posição, respeitando o outro grupo.
  • Será escolhido um mediador, o qual terá a função de controlar o tempo e dar permissão para um participante falar.

Momento 7

No dia do debate será escolhido um voluntário para anotar algumas considerações e falas importantes do debate.

Após essa atividade oral, o professor proporá que os alunos, em duplas, produzam um texto que possa ser enquadrado como uma CRÔNICA, a partir das reflexões acerca das características da mesma e embasadas na opinião a respeito do conteúdo das notícias de jornais.

As duplas formadas deverão defender a mesma posição em relação à notícia e tentarão abordar a questão relatando notícias de jornal (anteriormente colhidas por eles), da mesma maneira como fez o autor Rubem Braga.

É importante que o professor lembre aos alunos que eles deverão realizar uma narração (como Rubem Braga) que possa de forma implícita (não aparente) defender a opinião deles.

Momento 8

Essse trabalho com notícias de jornal pode ser ampliado para outras disciplinas, as quais poderão aproveitar notícias selecionadas pelos alunos para trabalhar com conteúdos específicos.

Outra sugestão interdisciplinar é realizar uma pesquisa de opinião a partir da pergunta do debate e elaborar um gráfico que represente o resultado da pesquisa, trabalhando, dessa forma, com a Matemática.

Recursos Complementares

Caso o professor queira aprofundar a discussão acerca do planejamento de um debate, poderá se informar e utilizar conteúdos do site: http://www.malhatlantica.pt/estudoacompanhado/organizar_um_debate.htm 

Avaliação

O professor avaliará nesta aula se os alunos foram capazes de:

- selecionar notícias e apresentá-las oralmente para os colegas.

- compreender a organização do gênero crônica a partir da montagem do cartaz com as características do gênero e da produção em duplas.

- planejar um debate expondo oralmente as regras, registrando argumentos e selecionando notícias.

- se posicionarem no debate, respeitando as regras estipuladas e argumentando com desenvoltura e interesse.

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