24/11/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Reconhecer a importância do uso de dicionários através de atividades relacionadas.
Entender e exercitar como se realiza a consulta ao dicionário.
Fazer uso de verbetes em diversas situações, demonstrando conhecimento sobre o uso do dicionário.
Confeccionar verbetes a partir de palavras do uso cotidiano do aluno.
Produzir verbetes criados a partir de situações imaginárias.
Será necessário que o aluno esteja alfabetizado, inserido no processo de letramento e que já tenha conhecimento acerca da ordem alfabética.
Momento 1
O professor iniciará uma conversa com os alunos, perguntando-lhes a respeito dos hábitos saudáveis que eles possuem, assim poderá indagar, por exemplo:
Momento 2
Entrega de um texto que, após a leitura silenciosa feita por todos, o professor deverá pedir para que um aluno vá à frente da sala e leia-o em voz alta.
Hábitos Saudáveis
Vamos deixar o corpo tirar aquela soneca, descansando um pouco daquela vida dura, e falar um pouco sobre o sono. Seja qual for seu gênero _ dorminhoco ou sempre ligado _ o recado é o mesmo. Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente. A falta de sono _ ou o sono mal dormido _ faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão.
Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola. O sono é tão importante que a toda hora cientistas estão realizando testes para estudar seus mecanismos e efeitos. E, às vezes, uma pesquisa realizada do outro lado do mundo pode modificar totalmente sua rotina. Foi o que aconteceu numa escola na cidade de São Paulo, que resolveu transferir para o turno da tarde as aulas da 5ª série. Tudo porque uma cientista americana descobriu que os adolescentes precisam dormir mais do que quando crianças _ em média, 9 horas e 15 minutos. Se eles acordam muito cedo para ir à escola, sem ter dormido o suficiente, acabam perdendo justamente a fase do sono que garante boa memória e aprendizado. E lá vem nota baixa! Se continuar assim, essa cientista americana vai virar a fada madrinha dos adolescentes preguiçosos...
A gente pode imaginar o cérebro como um computador, que no final do dia começa a ficar lento com tanta informação na memória. O sono vem para fazer uma faxina geral, "limpando" alguns arquivos desnecessários e abrindo espaço para novas informações. É durante a fase inicial do sono, chamada REM (sigla em inglês para "rápidos movimentos dos olhos"), que o cérebro organiza a memória recente do dia e restabelece o nível das substâncias químicas. Traduzindo: ai, que tranqüilidade...
(Texto e imagem retirados do site: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/durma.htm )
Momento 3
Após essa leitura o professor perguntará:
Após as dúvidas dos alunos a respeito do significado de alguma palavra, o professor refletirá juntamente com os alunos:
Momento 4
Para responder ao questionamento, o professor apresentará um dicionário para os alunos ressaltando que é um livro que traz DEFINIÇÕES de palavras:
(Imagem retirada do site: http://www.lazertecnologia.com/wp-content/uploads/2010/06/Dicion%C3%A1rio-Aurelio-para-iPhone.jpeg)
Em seguida, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá um dicionário para folhear e terá a tarefa de selecionar algumas palavras para ler a definição à frente da sala e responder oralmente a pergunta:
Momento 5
Para complementar as respostas dadas pelos alunos referente à consulta ao dicionário, o professor enfatizará o fato das palavras se apresentarem em ordem alfabética, ou seja, na ordem do alfabeto e retomará o sistema alfabético com eles, apresentando-lhes uma figura como a seguinte:
(Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_W9jYHT6LOmM/Swgi-Q_RoEI/AAAAAAAAAMk/oQySbIlwa44/s1600/Alfabeto.jpg)
Momento 6
Os alunos terão como tarefa, ainda em grupos, consultar o dicionário e anotar a definição das palavras em negrito do texto "Hábitos saudáveis".
Caso eles queiram, poderão também escolher outras palavras do texto para consultar.
O professor os informará que o texto que define uma palavra recebe o nome de VERBETE e solicitará que eles anotem os verbetes dessas palavras no caderno.
Momento 7
Juntamente com o professor, os alunos escreverão verbetes de dicionário utilizando seus conhecimentos acerca dos significados de palavras relacionadas à saúde e hábitos saudáveis.
Os próprios alunos irão sugerir as palavras as quais eles querem definir.
Alguns exemplos dessas palavras poderiam ser: nomes de profissionais que trabalham com saúde: (dentista, médico); nomes de esportes (natação, balé); palavras relacionadas a lazer (cinema, teatro, livro); nome de alimentos saudáveis (frutas, arroz, feijão), etc.
Momento 8
Os mesmos grupos da outra atividade realizarão uma brincadeira denominada DICIONÁRIO:
Momento 9
Os alunos serão desafiados a inventarem três verbetes de dicionário imaginários para a realização de um concurso na sala.
O professor os orientará a utilizarem a imaginação para inventar palavras que não existem, relativas a bons hábitos e saúde e, em seguida, escreverão definições (verbetes para essas palavras).
Por exemplo: Caxamba: Fruta verde e fresca, típica da Amazônia.
Essas palavras inventadas, bem como seus verbetes, serão apresentadas à turma e poderá se escolher o verbete mais criativo, por votação, para ganhar o concurso.
Caso o professor queira trabalhar esse mesmo assunto utilizando o suporte da internet, poderá orientar os alunos a consultarem verbetes no dicionário on line disponível no site: http://www.priberam.pt/dlpo/
Será avaliado se o aluno:
- compreendeu a importância do uso de dicionários para a consulta de verbetes;
-foi capaz de ler, interpretar e escrever esse gênero, através das atividades de escrita coletiva, escrita individual e da brincadeira em grupos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/01/2015
Cinco estrelasAula muito bem construída parabéns.