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Música erudita no Brasil

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar  músicas eruditas.
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos.
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Estratégias e recursos da aula

Música Erudita no Brasil    

A Música Erudita, ou Clássica, ou de Concerto, no Brasil dos primeiros séculos de colonização portuguesa, vinculava-se estritamente à Igreja e à catequese. Com o passar do tempo, irmandades de música, salas de concerto e manuscritos brasileiros vão traçando o perfil de uma atividade crescente no país, onde pontificaram nomes como Antônio José da Silva, cognominado "O Judeu", José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Caetano de Mello Jesus, entre outros.

Com a chegada de D. João VI no Brasil, tivemos também um grande impulso às atividades musicais e José Maurício Nunes Garcia destacou-se como o primeiro grande compositor brasileiro. Mas mesmo com todas as obras feitas por estes compositores, ainda no século 19, falar em música erudita brasileira era motivo de riso, num período totalmente dominado pelos mestres italianos (com esporádicas contribuições de alemães e franceses).

Foi somente com Villa-Lobos que a música nacionalista no Brasil introduziu-se e consolidou-se pra valer. Nessa época, ignorava-se compositores como Alberto Nepomuceno e Brasílio Itiberê da Cunha, exatamente por causa da excessiva brasilidade de suas composições, e admitia-se Carlos Gomes graças ao sucesso europeu. É a partir de Villa-Lobos que o Brasil descobre a música erudita e o país passa, desde então, a produzir talentos em série: Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro e Edino Krieger são alguns desses expoentes.

Disponivel em http://almanaque.folha.uol.com.br/musicaerudita.htm    

Essa sequencia de atividades proporcionará à turma a oportunidade de identificar a musica erudita, bem como conhecer alguns compositores brasileiros.

1ª atividade

Para a identificação da música erudita, é necessário que saibam o que é uma obra. Uma obra é um conjunto de movimentos, ou seja, um conjunto de músicas. Diferente da música popular, onde cada música é composta sem ligação com nenhuma outra, na música erudita o compositor cria um conjunto de movimentos que posteriormente farão parte de uma obra. Por exemplo, uma sinfonia é, normalmente, composta por 4 músicas. Já um concerto, geralmente divide-se em 3 partes.

Cada movimento geralmente tem o nome conforme a sua velocidade. Abaixo estão relacionados os tipos de movimento, desde o mais rápido até a música mais lenta:

  • Prestíssimo
  • Presto
  • Allegro
  • Allegretto
  • Andante
  • Andantino
  • Adagio
  • Larghetto
  • Largo

Para apresentar esse conceito aos alunos, proponha uma atividade onde os alunos deverão prestar atenção à mudança do andamento da composição:

Utilize o vídeo disponível no Portal do Professor:   Alberto Nepomuceno: parte 3 [Aurora luminosa] . Nesse vídeo, uma orquestra sinfônica toca composição de Alberto Nepomuceno: A Sesta na rede.

Com a música tocando, organize os alunos em circulo, peça que rasguem folhas de revistas velhas e façam bolinhas de papel acompanhando o andamento da música. Num segundo momento inicie uma “ guerra” com as bolinhas, lembrando-os que devem manter o andamento da música ao atirá-las. Num momento posterior, coloque um saco plástico no centro da roda e peça que, ainda seguindo o andamento da música , recolham todas as bolinhas de papel, colocando-as no saco.  

(Lembre de encaminhar os papéis para a reciclagem posteriormente!)   

Após a atividade, pergunte aos alunos se sabem o que caracteriza uma música erudita. Muitas vezes, de acordo com a vivência da turma, as respostas relacionam-se aos instrumentos, à orquestra, a época de criação. Faça anotações sobre o que os alunos já sabem sobre o tema.

2ª atividade:

Mostre aos alunos o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=RwVX2FHwZEk&feature=related, que apresenta a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) tocando a música Garota de Ipanema , de Tom Jobim.

Em seguida, retome o vídeo exibido na atividade anterior. Após a exibição, promova discussões relacionadas ao levantamento de conhecimentos prévios da primeira atividade, suscitando reflexões sobre o fato de que uma orquestra pode tocar diferentes gêneros musicais.

Retome a experiência da atividade com os papéis, suscitando a discussão sobre os diversos movimentos ou músicas, caracterizados pelas diferenças na velocidade, um aspecto técnico da composição erudita.

Pergunte aos alunos quais os compositores de músicas eruditas que já ouviram falar. Relembre nomes mais conhecidos como Beethoven , Mozart, Vivaldi.   

3ª atividade:

Retome com os alunos que a música erudita é marcada por movimentos, apresentando-lhes os nomes, do mais rápido ao mais lento: (Prestíssimo, Presto , Allegro , Allegretto , Andante, Andantino , Adagio , Larghetto , Largo )

Divida a turma em grupos. Peça que cada grupo vá ao laboratório de informática para buscar, em  fontes da internet, ao menos, dois exemplos de movimentos, localizando os arquivos em áudio ou vídeo. Oriente para que usem os nomes dos movimentos como palavras-chave.

Ofereça algumas fontes para pesquisa:

http://musicabrconcerto.blogspot.com/  

http://pqpbach.opensadorselvagem.org/  

http://libroslibresmusicalibre.blogspot.com/  

Promova uma socialização das descobertas, seguindo a ordem da lista, do movimento mais lento ao mais rápido: Largo, Larghetto, Adagio, Andantino, Andante, Allegretto, Allegro, Presto, Prestíssimo .

4ª atividade:

Por fim, proponha pesquisas sobre compositores brasileiros de música erudita. Para isso, organize os alunos em grupos e peça que cada um escolha um dos músicos para pesquisa:

Alberto Nepomuceno

Carlos Gomes

Villa Lobos

Indique as seguintes fontes de informação como pontos de partida, pedindo que ampliem a busca:

Alberto Nepomuceno: parte 2 [Aurora luminosa]

  Alberto Nepomuceno: parte 1 [Aurora luminosa] 

Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] 

Carlos Gomes: parte 1 [Aurora luminosa] 

http://www.museuvillalobos.org.br

http://almanaque.folha.uol.com.br/musicavilla-lobos.htm    

Cada grupo deverá indicar: ·         

  • Contexto histórico em que o compositor atuou ·         
  • Principais obras         
  • Exemplos da obra (arquivos em áudio e, ou,  vídeo)

Os grupos deverão organizar os arquivos em uma apresentação multimídia, como, por exemplo, Power Point, disponibilizando para os outros grupos conhecerem as produções. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Alberto Nepomuceno: parte 1 [Aurora luminosa] Vídeo
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] Vídeo
Carlos Gomes: parte 1 [Aurora luminosa] Vídeo
Alberto Nepomuceno: parte 3 [Aurora luminosa] Vídeo
Alberto Nepomuceno: parte 2 [Aurora luminosa] Vídeo
Recursos Complementares

Para saber mais: Diferença entre Concerto e Sinfonia

acesse  http://www.classicos.hpg.ig.com.br/generos.htm      

O Concerto é um dos gêneros mais importantes da música erudita. Normalmente divide-se em 3 partes, sendo que a segunda música é lenta. A principal característica de um concerto é a melodia de um instrumento solista, com o acompanhamento orquestral. Por exemplo, num concerto para violino, o violinista se destaca diante de uma orquestra. Existem também, os concertos para dois e até três solistas, conhecidos respectivamente como concerto duplo e concerto triplo. J.S.Bach foi o primeiro compositor a consolidar o gênero em 3 movimentos. Geralmente, o primeiro possui uma introdução orquestral, que antecede a entrada do instrumento solista. E a música transcorre normalmente. Na maioria dos finais dos primeiros movimentos, há uma passagem onde o solista executa seu instrumento solitariamente, até que a orquestra retorne e conclua a primeira parte. Essa característica passou a existir a partir do Classicismo. O segundo movimento, como já foi mencionada, é uma música lenta. Em seguida, vem o terceiro movimento, a conclusão da obra.    

A Sinfonia é um dos mais importantes gêneros musicais. Diferente do concerto, não possui destaque de nenhum instrumento, sendo que cada um possui várias participações ocasionais, e orquestra de cordas carrega a melodia principal. O gênero divide-se em 4 partes:  o primeiro movimento pode ser uma música de caráter ligeiro, um allegro por exemplo. Alguns primeiros movimentos possuem introdução lenta. O segundo movimento é a música lenta da obra. Pode ser um largo, um andante, um adagio. O terceiro movimento é conhecido como minueto. É a música mais simples da obra. Possui um tema inicial, que em seguida é interrompido por outro tema bem diferente. Antes de terminar, o tema inicial retorna, concluindo a música. O quarto e último movimento (finale) pode ser a música mais emotiva da obra.

Avaliação

É importante a avaliação durante o processo.

Para isso você pode  fazer anotações sobre:   

  • Comentários dos alunos sobre as aulas desenvolvidas
  • Grau de envolvimento e produção dos alunos durante as pesquisas
  • Dúvidas apresentadas pelos alunos

Verifique se a atividade de exemplificação dos movimentos foi realizada corretamente, bem como, observe se  usaram fontes de informações complementares confiáveis na busca de informações sobre os compositores brasileiros.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
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Opiniones

  • diego, Sem instituição , Rio Grande do Sul - dijo:
    guitarsoul33@gmail.com

    24/10/2012

    Cinco estrelas

    A abordagem está bem estruturada e interessante. Gostei muito. Bem legal.


Sem classificação.
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