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Aprendendo sobre a lei do ventre livre

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Educação Escolar Indígena História História dos outros povos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da escravidão e os principais aspectos envolvidos;
  • Conhecer a “Lei do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da escravatura;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir texto, do tipo narrativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Três (3) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação     

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo “Escravidão no Brasil” (Fig.1), o qual versa sobre a escravidão no Brasil no século XVIII.  

O referido vídeo, com duração de sete minutos e trinta e nove segundos, fala sobre o que é a Lei Áurea, além de assuntos socialmente importantes como, por exemplo, o preconceito racial.     

Link do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=93vowTCRXag . Acesso em: 12 set. 2010.  

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Sugerimos que o professor apresente aos alunos uma ficha de observação, para que eles saibam quais aspectos do vídeo deverão ser privilegiados. 

Tabela com a ficha de observação do vídeo:

Ficha de observação:

  •  Prestem atenção na letra da música no início do vídeo, por que ela fala que “a carne mais barata no mercado é a carne negra”?
  •  Como os negros africanos chegaram ao Brasil? Em quais condições?
  • Como eram as senzalas em que os negros moravam?
  • Eles eram castigados? De que maneira?
  • Como as mulheres eram tratadas?
  • O que são quilombos?
  • Quais foram as leis que surgiram para assegurar direitos aos escravos?
  • Após a abolição da escravatura, como os negros eram tratados?
  • E hoje como são tratados?
  • Por que as crianças do vídeo preferem a boneca de cor branca?

Figura 1 – Imagem do vídeo “Escravidão no Brasil”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=93vowTCRXag  

Acesso em: 26. Ago. 2010.     

Observação: O vídeo apresenta alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá ler as frases aos alunos, ou mostrar o vídeo duas vezes, para não correr o risco de que eles não façam a leitura de todas as frases, pelo fato de passarem rapidamente!   

Após assistirem o vídeo, o professor poderá pedir para que os alunos comentem os questionamentos feitos na ficha de observação acima, para que uma discussão seja feita. Dessa maneira, os alunos poderão mostrar o que entenderam do vídeo e expressar suas opiniões sobre a escravidão e o racismo. Em seguida, os alunos conhecerão melhor o que foi a Lei do Ventre Livre, por meio da próxima atividade.    

Atividade 1

O professor deverá providenciar aos alunos cópias de um texto que explica o que foi a Lei do Ventre Livre e o que ela significou para o fim da escravidão do Brasil. O texto “Lei do ventre livre” (Fig. 2) poderá ser impresso e entregue a cada uma das duplas formadas.

Link do texto:

 http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/lei_ventre_livre.htm 

Figura 2 – Imagem do texto site Sua Pesquisa em que há o texto “Lei do ventre livre”

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/lei_ventre_livre.htm  

Acesso em: 26. Ago. 2010.   

Sugerimos que o professor peça para cada dupla responder as perguntas relacionadas ao texto no caderno, de modo que essas perguntas possam subsidiar o desenvolvimento da próxima atividade, além de direcionar os alunos para o momento da leitura.   

Perguntas a serem respondidas:

- O que é a Lei do Ventre Livre?

- Quem a criou?

- Por que ela foi importante para o fim da escravidão no Brasil?    

Sugerimos que o professor faça a correção oral, das respostas referentes às perguntas acima, dadas pelas duplas, e, em seguida, dirija os alunos para o desenvolvimento da próxima atividade.

Atividade 2   

Continuando a aula, sugerimos que o professor desenvolva uma dinâmica de sensibilização, na qual os alunos - com os olhos fechados e ouvindo uma múscia suave, se colocarão no lugar das pessoas que foram escravizadas e das que, ainda hoje, sofrem preconceitos por conta da cor de sua pele.

Para isto, sugerimos que o professor peça para que os alunos se sentem em círculo para o desenvolvimento da dinâmica (Fig.3) “Eu sendo alvo de preconceito racial” (Adaptado de: http://www.pucrs.br/mj/subsidios-dinamicas-entrevista-comigo-daqui-10-anos.php Acesso em: 06. Set. 2010.).   Em seguida, o professor deverá colocar uma música suave (conforme sugestão de link abaixo), pedir para os alunos fecharem os olhos e, então, diizer para eles:

- Imaginem-se vivendo no continente africano há 480 anos... Você é um menino ou uma menina da cidade de Cabo Verde na África. Você tem nesta cidade uma casa, uma família, amigos, brinca na rua livremente, tem animal de estimação... Neste lugar são todos como você (mesmo tom de pele etc.) e a sua beleza física é valorizada. Pense em como se sente neste momento.

- Agora imaginem uma pessoa tirando você à força de sua casa e família, te colocando num porão sujo e mal-ventilado de um navio. Pense em como se sente neste momento.

 - O navio pára e alguém te leva acorrentado para ser vendido. Depois te levam para trabalhar forçado e sem receber salário, nem moradia digna, respeito... Como se sente?

- Agora imagine que se passaram mais de 300 anos, e que não mais existe escravidão. Imagine-se tendo a pele negra. Embora a escravidão oficialmente não seja mais permitida, imagine-se sendo desprezado, mal tratado, rejeitado em muitas situações por conta da cor de sua pele. Como se sente nesta situação?

- Finalizado este momento, o professor deverá pedir que os alunos abram os olhos e digam como foi vivenciarem estas situações.

Ao abrirem os olhos, o professor deverá perguntar aos alunos:  

 “E então, como você se sentiu sendo humilhado, mal tratado pelo fato de possuir uma determinada raça e cor de pele?”   

Link da música Oceanus de David Arkenstone: http://www.youtube.com/watch?v=G8L7pruaYI4    

Observação: O professor poderá salvar a música em CD e transmití-la em aparelho apropriado.

Figura 3 – Imagem de alunos sentados em círculo

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1752/imagens/patio.jpg  

Acesso em: 06. Set.2010.

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir para que, numa folha de caderno, os alunos escrevam o que acham sobre o preconceito racial, sobre a escravidão e o que eles podem fazer para que situações como essas (preconceito racial e escravidão) sejam minimizados, pois até os dias de hoje práticas de escravidão ainda acontecem no Brasil e em outros países!     

O objetivo da atividade é o de possibilitar a reflexão dos alunos sobre o preconceito, de modo que eles se coloquem no lugar dos escravos e ou de pessoas que têm a cor da pele negra e que são discriminadas por isso.   

Por meio da próxima atividade, os alunos continuarão refletindo sobre o preconceito racial, e deverão estar organizados em grupos de seis integrantes.

Atividade 3   

Nesse momento, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da música “Racismo é burrice” do cantor e compositor Gabriel O Pensador (Fig.4).   

Link da letra da Música: http://www.muitamusica.com.br/355-gabriel-o-pensador/24295-racismo-e-burrice/letra/      

Observação: Sugerimos que o professor entregue para cada grupo uma cópia da letra da música para facilitar a discussão que será feita a seguir.   

Figura 4 – Imagem do vídeo da música “Racismo é burrice”

Disponível em: http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/  

Acesso em: 06. Set.2010.   

Depois de ouvir a música, sugerimos que os alunos sejam organizados em quatro grupos, para que possam fazer a discussão da letra da música. O roteiro abaixo poderá ser entregue a cada grupo para nortear as discussões:

- O que vocês acharam do nome da música?

- Por que na letra da música é dito que racismo é burrice?

- Será que preconceito acontece somente no Brasil?

- Vocês acham que a cor da pele de uma pessoa deve justificar a maneira como ela deve ser tratada?

- Você sabe qual é a sua descendência?

- O que mais chamou a atenção na letra da música?

- Com o que você discorda e com o que você concorda?

- Você já se sentiu discriminado, rejeitado? Quando?

- Vocês saberiam os motivos históricos pelos quais existem o preconceito racial, ainda em nossos dias?

- Entre outros, foram aspectos religiosos que fizeram com que os povos da África (veja quais foram) ter sido escravizado e, desta forma, ser tido como seres inferiores em relação aos brancos, pois foram os Europeus e os Judeus que iniciaram o comércio de escravos africanos.

- O que vocês acham disso?   

Atividade 4   

Para finalizar a aula, os alunos, individualmente, deverão produzir texto, do tipo narrativo, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.

Os alunos deverão colocar no texto as informações que obtiveram durante toda a aula, por meio da leitura do texto, do vídeo assistido, das discussões e reflexões, e, deverão, em uma linguagem narrativa, produzir o texto. O texto narrativo requer a existência de personagens, que nesse caso serão os escravos.

Com essa atividade além de trabalhar os conceitos da escrita da Língua Portuguesa (uso de sinais de pontuação, escrita ortográfica, esquematização de um texto), serão trabalhados aspectos da criatividade dos alunos, já que deverão contar a história da escravidão por meio de um texto. Salientamos que os alunos fiquem à vontade para expressar suas opiniões sobre a escravidão e o preconceito racial.

Sugerimos que os textos, depois de corrigidos, sejam expostos no mural da sala de aula, para que outros alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!  

Recursos Complementares

O professor poderá apresentar aos alunos a letra da música que aparece no vídeo “Escravidão no Brasil”.

Link com a letra da música “A carne”: http://letras.terra.com.br/elza-soares/281242/ 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância que a lei do ventre livre teve para o fim da escravidão no Brasil.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento da história da escravidão e os principais aspectos envolvidos;
  • Conhecimento da “Lei do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da escravatura;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de texto, do tipo narrativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
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