21/09/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Escolar Indígena | Educação Física | Práticas corporais tradicionais: jogos, danças, lutas, brincadeiras, técnicas de confecção de utensílios, técnicas de caça, pesca, plantio |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Identificar a historia dos Jogos dos Povos Indígenas.
Conhecer a cultura dos jogos e brincadeiras indígenas, como também os jogos dos não-índios.
Conhecer as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
Após a descoberta do Brasil pelos Portugueses, os índios passaram a perder seu espaço, terras e também sua cultura, pois o processo de colonização implantado pelos portugueses e por outros países europeus no início do século XX levou à extinção muitas sociedades indígenas.
Em 1996, como uma forma de resgatar um pouco da cultura indígena, o Ministério do Esporte do Brasil apoiou a iniciativa do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), criando os Jogos dos Povos Indígenas. Tornando-se um grande e importante evento esportivo e cultural, pois desde sua criação em 1996 ate 2009, reuniu mais de 150 povos indígenas brasileiros, tais como Xavante, Bororo, Pareci, Guarani. Outro ponto forte foi o de propiciar o encontro com outras culturas indígenas de outros países como a delegação do Canadá e da Guiana Francesa.
Após essa pequena introdução, o Professor pode propor algumas questões para que os alunos comecem a se interar dos temas que serão abordados nessa aula.
Informar aos alunos que as questões abaixo deverão ser respondidas quando todas as atividades propostas forem concluídas.
Atividade 1
Assistir o vídeo Esporte é cultura [Esporte na escola], o qual permite abordagens múltiplas sobre o tema proposto, pois ele faz uma relação entre o esporte e as atividades que os Índios possuem.
Roteiro para o vídeo:
Ao terminar a apresentação, o professor solicita que os alunos socializem suas respostas, e se necessário o professor pode completar as informações, relacionar os dados e questionar as repostas apresentadas.
Esporte é cultura [Esporte na escola]
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18441 (acessado em 02/09/2010).
Atividade 2
Essa atividade traz um roteiro de atividades a ser realizado utilizando preferencialmente os recursos de pesquisa disponíveis na internet. Ela proporcionará aos alunos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre a cultura indígena relacionada aos esportes.
WebQuest "Jogos dos Povos Indígenas"
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=20290&id_pagina=1(acessado em 02/09/2010).
Definição de WebQuest:
A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.
A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.
Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 02/09/2010).
QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.
Disponível em: http://questgarden.com (acessado em 02/09/2010).
zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.
Disponível em: http://www.zunal.com/ (acessado em 02/09/2010).
Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.
Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 (acessado em 02/09/2010).
Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.
Disponível em: http://www.edutic.ua.es (acessado em 02/09/2010).
Atividade 3
Chegou o momento de retomar as questões iniciais, para isso o professor pode solicitar a elaboração de um trabalho (manuscrito ou impresso).
- Perguntas iniciais: Quais são os objetivos e finalidades dos Jogos dos Povos Indígenas? Mas quais são essas modalidades esportivas indígenas? Tem como praticar alguma dessas modalidades esportivas no colégio/escola?
Retomar também e incluir no trabalho as considerações dos outros recursos propostos:
- Vídeo Esporte é cultura: relatar as cenas mais importantes.
- Webquest Jogos dos Povos Indígenas: quais esportes que fazem parte dos Jogos dos Povos Indígenas?
Ao término da atividade 3 propor uma socialização abordando todos os temas trabalhados relacionados aos Jogos dos Povos indígenas.
Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Esporte é cultura [Esporte na escola] | Vídeo |
Sugestão de sites para pesquisa:
Histórico dos Jogos dos Povos Indígenas
Disponível em: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/historico.htm (acessado em 02/09/2010).
Modalidades dos VI Jogos dos Povos Indígenas
Disponível em: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm (acessado em 02/09/2010).
Povos Indígenas no Brasil:
Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt (acessado em 02/09/2010).
Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
Trouxe informações importantes para a discussão.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/04/2015
Quatro estrelasmuito bom tudo. esse trabalho em sala deve ter ficado uma maravilha.
18/06/2014
Quatro estrelasmuito bom...
16/04/2012
Cinco estrelasmuito bom melhor que e um professor e nao uma pessoa nao especifica
14/10/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula e pelas idéias. De fato precisamos fazer com que nossos alunos percebam a importância de se conhecer novas culturas. Sou pesquisadora dos jogos indígenas do meu estado, sou professora de educação física e essa aula com certeza será utilizada como exemplo para ampliação dos meus conhecimentos e também dos alunos..Ótima proposta! parabéns.