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Herança genética e sexo

 

08/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os processos de transmissão dos sistemas genéticos sexuais. Analisar a vida de portadores de doenças genéticas influenciadas pelo sexo e as peculiaridades que estas doenças causam. Pesquisar como se dá uma consulta de aconselhamento genético e relacionar com as doenças influenciadas pelo sexo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1° e 2° Lei de Mendel.

Estratégias e recursos da aula

Podemos definir quatro tipos de herança genética ligada ao sexo:

Herança ligada ao cromossomo X;

Herança ligada ao cromossomo Y;

Herança restrita ao sexo;

Herança influenciada pelo sexo;

Professor, realize a leitura do material disponível abaixo com seus alunos . Esta leitura pode ocorrer em pequenos grupos, de até 3 integrantes. “As 10 características hereditárias mais indesejáveis”, disponível em: http://hypescience.com/as-10-caracteristicas-hereditarias-mais-indesejaveis/ (acessado dia 08/09/2010).

fonte: http://hypescience.com/as-10-caracteristicas-hereditarias-mais-indesejaveis/ (acessado dia 18/09/2010). 

Solicite que o grupo discuta quais das características mencionadas no texto são herdadas pelo cromossomo sexual e as localize quanto ao tipo de herança ligada ao sexo citado acima. Este exercício deve ser registrado individualmente no caderno.  

Leve os alunos ao laboratório de informática para visualizarem o trecho do filme “Óleo de Lorenzo”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=V6LgWxRVWvA (acessado dia 08/09/2010).

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V6LgWxRVWvA (acessado dia 18/09/2010). 

FICHA TÉCNICA

Nome: O Óleo de Lorenzo (Lorenzo's Oil)

Elenco: Nick Nolte, Susan Sarandon, Peter Ustinov Direção: George Miller

QUESTÕES DE TRABALHO

Qual o nome da doença que o menino sofre?

É uma doença hereditária?

Qual o mecanismo de transmissão?

ATIVIDADE 1

Solicite uma pesquisa  aos alunos sobre as doenças genéticas ligadas aos cromossomos sexuais. Eles devem se basear na divisão citada na Prática Social Inicial do Conteúdo e podem usar os sítios sugeridos para pesquisa em recursos adicionais. Os alunos poderão fazer esta atividade em grupos de até 4 integrantes, e o resultado da pesquisa deve ser um texto de autoria própria, referenciando sítios de pesquisa e livros consultados.

Sobre o Google Docs...   

Crie e compartilhe projetos on-line e documentos colaborativos. Acesse seus arquivos onde estiver. Para isso, utilize a ferramenta Google Docs para criar os textos, planilhas, apresentações, entre outros recursos. Compartilhando as produções, tanto o professor como os demais colaboradores podem acompanhar o trabalho coletivo. Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: “Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs”.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR acessado em 01/08/2009, ou acesse o menu ajuda do programa em: http://docs.google.com/support/bin/topic.py?topic=15114&hl=pt_BR acessado em 12/08/2009.   

Após a realização do texto colaborativo, os alunos poderão publicar o resultado em uma página Wiki.

Sobre Wiki...

    Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI  (acessado dia 13/09/2010)

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em:

http://www.wikispaces.com/  (acessado dia 13/09/2010).

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10) 

Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10). 

Ainda no laboratório de informática, acesse o recurso Herança ligada ao sexo, no portal do Professor.

Genética - herança ligada ao sexo 

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9730 acessado dia 09/09/2010).  

Responda no caderno: Por que existe mais de um sistema sexual? É correto dizer que quem escolhe o sexo do bebê é a mãe? Por quê? Por que existe mais homens daltonicos e hemofílicos que mulheres? E por que existe menos mulheres calvas que homens?

ATIVIDADE 2

Com os alunos divididos em equipes forneça a eles um heredograma. Peça que eles analisem e determinem o tipo de herança envolvida na característica apontada pelo heredograma. Agora solicite que eles desenvolvam um heredograma com um dos tipos de herança genética ligada ao sexo. Este heredograma deve ter a indicação da equipe que o elaborou. Quando todas as equipes terminarem de confeccionar seus heredogramas, peça que eles troquem com outras equipes e tentem resolver o “enigma” de qual característica está sendo apontada.

Para auxiliar na construção do heredograma, sugerimos o sítio a seguir: http://bioprata.wordpress.com/2010/06/16/heredograma-assunto-de-prova/ (acessado dia 09/09/2010).  

Depois os alunos podem publicar seus heredogramas na wiki e desafiar os leitores a interpretar o heredograma.

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor pode contar com a ajuda do professor de história para analisar alguns pontos históricos sob a ótica da genética. Por exemplo, os casamentos de Henrique VIII que culminaram no cisma com a Igreja Católica. Ele se divorciou acusando a primeira esposa de não lhe dar filhos homens (acreditava-se que a culpa era da mulher). A realeza também é fonte de estudos para a aparição de doenças genéticas recessivas, muitas ligadas aos cromossomos sexuais (por conta dos casamentos consanguíneos). Estes conhecimentos aprofundados pelo professor de história também podem ser publicados como um artigo a mais na Wiki.

Os alunos já detém bastante informações e conhecimentos acerca do tema. Solicite que eles elaborem um roteiro de rádio, pode ser um programa informativo, ou uma entrevista simulada, ou até mesmo uma rádio novela. Os alunos devem se organizar em equipes (pode manter as mesmas das outras atividades). Levantar quais os conteúdos que desejam trabalhar (dentro do tema herança ligada ao sexo), por exemplo, vão trabalhar com a hemofilia. Determinar que tipo de programa desejam desenvolver. A partir daí poderão elaborar perguntas para uma entrevista (real em centros de doação de sangue ou simulada, entre eles próprios). Ou fazer o texto para ler em um programa informativo. Pronto o roteiro, escolhem quem serão os “radialistas”, os narradores e entrevistadores. É interessante passar o texto várias vezes depois de pronto.

DICA: solicite que os alunos mostrem o texto para o professor. Assim poderá corrigir e direcioná-los de maneira apropriada para a gravação do PodCast.

ATIVIDADE 3

De posse do roteiro, os alunos devem gravar um programa de áudio a ser publicado na internet. Genericamente, chamamos este produto de Podcast. Cada grupo de alunos deverá publicar um programete de até 2 minutos sobre o tema. Para isto, sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity (sítio), que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação. Há sítios de tutoriais sobre este programa nos recursos adicionais.

DICA: Para evitar as pausas e fazer um PodCast interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar. A publicação dos podCasts poderá ser feita em sítios específicos ou o professor poderá abrir um blog que suporte áudios e publicar todos os programetes feitos pelos alunos.

PODCAST

  Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Saiba mais... acessando: www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2  

De posse das informações até agora adquiridas, solicite que os alunos reflitam e debatam em seus pequenos grupos sobre a seguinte questão: “Por que se diz que casamento entre primos não é aconselhável? Esta colocação procede?” O resultado desse debate deverá ser sintetizado em um artigo e ser publicado no documento colaborativo já iniciado pelos alunos. Eles poderão depois publicar este documento para que todos possam ler e se beneficiar das pesquisas realizadas pelos alunos.

Recursos Complementares

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Uma atividade muito interessante e bem explicada encontra-se na revista Genética vai a Escola, sob o nome de Queimando a cabeça! Entendendo a síndrome do X frágil, disponível em: http://www.geneticanaescola.com.br/ano4vol1/MS18_008.pdf (acessado dia 08/09/2010).  

SÍTIOS DE PESQUISA

UFV, Doenças ligadas ao cromossomo sexual, disponível em: http://www.ufv.br/dbg/UFMG/daniel01.htm (acessado dia 08/09/2010).  

UFV, hereditariedade em relação ao sexo, disponível em: http://www.ufv.br/dbg/labgen/hersux.html (acessado dia 08/09/2010).  

Brasil Escola, herança do sexo, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/heranca-do-sexo.htm (acessado dia 08/09/2010).  

Biomania, Herança e sexo, disponível em: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1222 (acessado dia 08/09/2010).  

Infoescola, herança restrita ao sexo, disponível em: http://www.infoescola.com/genetica-humana/heranca-restrita-ao-sexo/ (acessado dia 08/09/2010). 

Uol educação, cromossomos sexuais e herança genética, disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/cromossomos-sexuais-heranca-genetica.jhtm (acessado dia 08/09/2010). 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos pelas atividades que eles realizarem durante as aulas. Para tanto, é interessante que o professor explicite os critérios que serão avaliados.

PESQUISA E DOCUMENTO COLABORATIVO – criatividade, qualidade da pesquisa, síntese textual, relevância com o tema, ortografia e gramática.

CONFECÇÃO DO HEREDOGRAMA – correção com o tema, organização.

PODCAST – criatividade, profundidade de abordagem, organização.

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