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Mutações

 

08/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quais os tipos de mutações existentes. Relacionar as mutações com diferenças e anomalias genéticas. Pesquisar sobre o papel das mutações na evolução humana.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1° e 2° Lei de Mendel.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula questionando os alunos o que eles sabem acerca de mutações. Estimule as participações deles, cite exemplos e trechos de filmes e desenhos animados, como os X-men. O professor poderá apresentar um trecho do desenho (ou filme que ilustre o tema), como o disponível a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=eupouyFhVTg (acessado dia 07/09/2010)  

Discuta com os alunos se as mutações dos desenhos e exemplos são possíveis na espécie humana? Que tipo de mutação que realmente pode ocorrer? Quais as consequências das mutações? As colocações dos alunos devem ser redigidas individualmente no caderno, poderão ser utilizadas depois.

Leve os alunos ao laboratório de informática e apresente a eles a reportagem disponível no endereço a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=6RVSMTmFoMM&feature=related (acessado dia 07/09/2010). 

Aproveite para mostrar aos alunos o recurso do Portal do Professor, “Exemplo de mutação”:

Exemplo de mutação 

(também disponível no endereço a seguir: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3321 acessado dia 07/09/2010). 

Questões: O que pode originar uma mutação? Que tipos de mutações existem? Que caracteres são oriundos de mutações na espécie humana?

ATIVIDADE 1

A partir dos recursos trabalhados até aqui, solicite que os alunos elaborem um mapa conceitual do que entendem sobre mutações.

O que são mapas conceituais?

Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que organizam e representam o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Normalmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação". Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual quando relacionam o que está envolvido no tema mutações.

Ao listar o que é mutação, as variantes da mutação, alelos, herança genética, exemplos de mutações, os alunos devem relacionar estes conceitos com o tema geral.

Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools.

Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html   (acessado dia 11/09/2010).

De que forma as mutações ocorrem? Porque elas podem causar anomalias genéticas ou em outros casos, melhorias genéticas?

 ATIVIDADE 2

Trabalhe com os alunos em uma simulação da mutação, descrita abaixo. A atividade a seguir foi baseada na revista Ciência Hoje das Crianças (disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/122/dna-comestivel e também em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2414 acessado dia 07/09/2010). Organize os alunos em duplas.  

Um dos alunos deverá realizar o passo a passo descrito abaixo.

Material: um saco de jujubas de 200 gramas, uma caixa de palitos de dentes, arame nº 28 (usado para fazer armação de bolo, à venda em casa de festas) e uma tesoura (sem ponta para não se machucar!).

Passo a passo: 

  1. Corte o arame em dois pedaços iguais de 40 centímetros cada um.
  2. Separe quatro cores de jujuba para fazer pares entre os fios de arame. Você pode casar, por exemplo, a verde com a laranja e vermelha com a amarela. E deve se lembrar que, ao longo de todo o DNA, esses pares de cores devem ser respeitados. 
  3. Coloque os palitos entre as jujubas para fazer a ligação entre os arames. 
  4. Torça lentamente cada parte do arame e... Pronto!

O outro aluno agora deverá montar uma cópia do DNA do colega. Entretanto, sua dupla vai se “enganar” algumas vezes. Esses enganos são a representação das mutações. Após terminada a cópia do DNA, cada aluno deverá sintetizar RNA mensageiro e depois formar os nucleotídeos resultantes.

 Ao final desta prática, devem comparar a sequência de nucleotídeos para verificar o resultado das mutações. De que tipo foram as mutações? Como essas mutações poderiam agir sobre uma espécie? Sob o ponto de vista evolutivo, qual o papel da evolução? Os alunos poderão fotografar alguns estágios deste trabalho para ilustrar suas conclusões. Estimule o debate entre as duplas e depois solicite que eles desenvolvam um texto a ser publicado em um blog, aberto no laboratório de infomática.

 

Neste blog, além do texto, os alunos poderão inserir imagens, como as fotografias do trabalho na simulação e o mapa conceitual iniciado na primeira atividade. O professor também pode abrir um blog, até mesmo no início das atividades, onde publicará os avisos, atividades, dicas, sítios e principalmente nesta atividade, o endereço dos blogs dos alunos. Solicite que seus alunos visitem periodicamente este blog e acessem os blogs dos colegas, deixando comentários relevantes à disciplina e ao conteúdo publicado.

INTERDISCIPLINARIDADE

As mutações podem ser causadas por agentes químicos. O professor poderá pedir a ajuda do colega da disciplina de química para trabalhar com os alunos a relação entre os agentes mutagênicos químicos presentes nos alimentos e ambiente.

ATIVIDADE 3

Divida a turma em pequenos grupos de até 4 integrantes. Solicite que eles desenvolvam um roteiro de como explicariam o que é mutação, agente mutagênico e um exemplo de como a mutação interfere na sobrevivência de uma espécie. Após a criação do roteiro, eles devem confeccionar fotos que irão integrar uma animação stop motion que poderá ser publicada no blog e apresentada em sala de aula, em um momento determinado pelo professor. Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento. Crie seu próprio Stop Motion.

Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um computador com um programa para a edição de vídeo e uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos vendidos em lojas ou feitos com massa de modelar.

 Dicas importantes

• Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.

• Utilize menos quadros por segundo (fps) – vídeos usam 30 fps e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho.

• Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.

• Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.

• Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito Blur (desfoque) do editor de vídeos.

Dicas de como fazer o stop motion:

 Como fazer um vídeo stop motion, disponível em: http://comofazerdicas.com.br/informatica/windows-movie-maker/como-fazer-um-video-stop-motion-utilizando-fotos-e-som-no-windows-movie-maker/ (acessado dia 07/09/2010). 

Vídeo explicando como fazer animação, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WBl8mW-Ec08 (acessado dia 07/09/2010).

Exemplo de stop motion, disponível em:http://www.youtube.com/user/rozanezart (acessado dia 07/09/2010).   

Saiba mais... Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion (acessado dia 07/09/2010). 

História do Stop motion, disponível em: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm (acessado dia 07/09/2010). 

ATIVIDADE 4

Retome os mapas conceituais iniciados na primeira atividade. Solicite que os alunos complementem com os novos conhecimentos. Desafie os alunos a ampliar este mapa relacionando as mutações com a evolução humana. Eles devem fazer esta retomada dentro de uma aula. Devem publicar o novo mapa em seus blogs. O professor pode solicitar que os alunos visitem os blogs e analisem os mapas conceituais. A partir desta análise eles devem deixar comentários nos blogs dos colegas e devem fazer uma síntese do que viram e do que poderiam inserir nos seus próprios mapas conceituais.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Exemplo de mutação Animação/simulação
Recursos Complementares

Sítios de pesquisa: UFV, mutações, disponível em: http://www.ufv.br/dbg/labgen/mut.html (acessado dia 07/09/2010)

Wikipédia, mutações, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutação (acessado dia 07/09/2010).

Cola da web, disponível em: http://www.coladaweb.com/biologia/genetica/mutacao-genica (acessado dia 07/09/2010).

Só biologia, disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico10.php (acessado dia 07/09/2010).

Brasil Escola, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/mutacoes-genicas.htm (acessado dia 07/09/2010).

Sítios de reportagens:

Enxaqueca tem novo fator de risco genético, disponível em: http://www.rcmpharma.com/news/9529/51/Enxaqueca-tem-novo-factor-de-risco-genetico.html (acessado dia 07/09/2010).

Fumo do tabaco altera os genes, disponível em: http://aeiou.expresso.pt/fumo-do-tabaco-altera-os-genes=f599967 (acessado dia 07/09/2010).

Orquídeas conseguem se adaptar a mudanças climáticas, disponível em: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=5&idnot=29059 (acessado dia 07/09/2010). Animais gerados por mutação genética chegam a valer até seis vezes mais, disponível em: http://www.gazetadopantanal.inf.br/2010/08/animais-gerados-por-mutacao-genetica-chegam-a-valer-ate-seis-vezes-mais-do-que-os-bufalos-convencionais/ (acessado dia 07/09/2010).

Saiba o que é mutação genética e entenda a nova gripe, disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1161507-5604,00-SAIBA+O+QUE+E+MUTACAO+GENETICA+E+ENTENDA+A+NOVA+GRIPE.html (acessado dia 07/09/2010).                     

Avaliação

A avaliação deverá ser feita a cada atividade que os alunos participam. Nestas atividades é importante que o professor explicite os critérios que serão analisados. Sugerimos alguns critérios que podem ser avaliados em cada atividade: MAPA CONCEITUAL – quantidade de ligações e palavras chaves, correção na ligação das palavras chaves, relevância com o tema, profundidade da pesquisa, criatividade, organização. BLOG – ortografia, gramática, poder de síntese textual, criatividade, uso de mídias, profundidade da pesquisa, número de referencias, organização, número de visitas aos blogues dos colegas. STOP MOTION – criatividade, organização, pertinência ao tema, profundidade da abordagem, uso de mídias.

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