Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As Corridas com Obstáculos no Atletismo

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreender o conjunto de regras e as especificidades das modalidades com obstáculos nas corridas no Atletismo;

Organizar um evento adaptado para o espaço escolar com as modalidades das corridas de Revezamento, Marcha e Obstáculos.

Duração das atividades
250 MIN / 5 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos sobre sistemas bioenergéticos;

Conceitos sobre provas rápidas, médias e longas das corridas do Atletismo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  

Perguntar aos alunos qual é a característica predominante nestas provas de corridas do Atletismo:

http://www.baruerinaweb.com.br/wp-content/uploads/2010/07/Atletismo.jpg (acesso em 08/09/10).

http://1.bp.blogspot.com/_13pKMZejnhQ/S66lD1OxprI/AAAAAAAABzI/zYNhhzROt64/s400/pan-atletismo-5.jpg (acesso em 08/09/10).

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15312819-EX,00.jpg (acesso em 08/09/10).

 

http://sites.google.com/site/associacaodesportivaccjclark/_/rsrc/1277758429588/Home/P6030108.JPG?height=300&width=400 (acesso em 08/09/10). 

Após as falas dos alunos, o professor irá dizer que as fotos acima representam uma categoria das corridas denominada CORRIDAS COM BARREIRAS E COM OBSTÁCULOS e que apresenta como principal característica a utilização de artefatos no trajeto que dificultam a corrida dos atletas.   

Para aprofundar sobre o conjunto de materiais, regras e tipos das corridas com OBSTÁCULOS E BARREIRAS, o professor irá propor uma pesquisa na internet onde os alunos, organizados em trios, deverão responder às questões abaixo:   

- Quais são as provas oficiais das CORRIDAS COM BARREIRAS e CORRIDAS COM OBSTÁCULOS?   

- Onde elas são realizadas e quais materiais (e também medidas) dos obstáculos e barreiras?   

- Quais os recordes mundiais das provas de 100 e 400 metros com barreiras e 3000 metros com obstáculos no feminino?   

- Quais os recordes mundiais das provas de 110 e 400 metros com barreiras e 3000 metros com obstáculos no masculino?   

- Quais são os erros mais comuns dos atletas nesse tipo de prova?   

- Existe penalização neste tipo de prova? O atleta pode se desqualificar? Como?   

LINKS PARA A PESQUISA:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/100_metros_com_barreiras (acesso em 08/09/10).  

http://pt.wikipedia.org/wiki/3000_metros_com_obst%C3%A1culos (acesso em 08/09/10).

http://pt.wikipedia.org/wiki/400_metros_com_barreiras (acesso em 08/09/10).

http://pt.wikipedia.org/wiki/110_metros_com_barreiras (acesso em 08/09/10). 

http://efapoio.blogspot.com/2007/05/atletismo-corrida-de-barreiras.html (acesso em 08/09/10).

http://sempreacorrer.wordpress.com/barreiras/ (acesso em 08/09/10).

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070603120532AAKMpBK (acesso em 08/09/10).

Em seguida, o professor irá propor atividades adaptadas dessas provas.

Atividade 2:   

O professor exibirá o vídeo abaixo para apresentar a prova dos 110 metros com barreiras para contextualizar a atividade posterior:

http://www.youtube.com/watch?v=uIajywkLKzQ&feature=related (acesso em 08/09/10).

Em um espaço plano serão feitas de 3 a 4 raias de 100 metros. O professor irá criar várias barreiras utilizando dois cones e um elástico amarrodo entre eles (a uma altura de 40 centímetros) e irá distribuí-las a cada 10 metros de distância uma das outras em cada raia. Os alunos se posicionarão na linha de partida e, ao sinal do professor, sairão com velocidade para chegar o mais rápido na linha de chegada transpondo as barreiras por cima. Vencerá aquele que cruzar a linha primeiro.   

Atividade 3:   

O professor exibirá o vídeo abaixo para apresentar a prova dos 3000 metros com obstáculos para contextualizar a atividade:

http://www.youtube.com/watch?v=o1Fd6Y1cwVw (acesso em 08/09/10).

Em um espaço grande e plano, o professor produzirá alguns obstáculos que os alunos terão que superar para poder chegar ao final da corrida. O trajeto total desta corrida é grande e apontamos para uma distância entre 1000 a 2000 metros e cíclico, ou seja, com voltas a serem realizadas. Sugerimos a criação de barreiras utilizando cones e elásticos (com altura de 40 centímetros), pneus deitados dispostos em seqüência para que os pés dos alunos consigam tocar o solo dentro deles e plintos com altura de 1 metro. Esses obstáculos serão posicionados a uma mesma distância entre eles. Os alunos terão que, sem o balizamento, chegar à frente de seus oponentes passando por todos os obstáculos. Ganha aquele que chegar em primeiro.   

Atividade 4:   

Neste momento da aula o professor organizará com os alunos um festival de Atletismo com as corridas de marcha, de obstáculos e de revezamento. Os alunos terão autonomia na escolha de 5 provas através de uma eleição dentro da turma. A turma será dividida em 5 equipes e cada uma delas terá 2 responsabilidades: organizar uma dessas provas (como materiais a serem utilizados, locais, marcação de pista, arbitragem, regras e etc.) e distribuir seus integrantes que deverão participar de, pelos menos, 2 provas como competidores. O professor mediará todo esse processo e montará, com o auxílio da turma, um calendário dessas provas, que poderá acontecer em vários dias de aula. Se a turma preferir, poderá também acontecer premiações não só para os melhores colocados, mas também pela organização, incentivo e disciplina das equipes. Um quadro de medalhas será confeccionado pelo professor que deverá ser atualizado a cada rodada de provas. 

Recursos Complementares

Sobre Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 08/09/10).

Avaliação

Os alunos justificarão em uma redação a seguinte pergunta:   

AS CORRIDAS COM BARREIRAS DO ATLETISMO PODEM FAZER PARTE DAS CORRIDAS RÁPIDAS ASSIM COMO A CORRIDA DE OBSTÁCULOS DAS CORRIDAS DE MÉDIA DISTÂNCIA?  POR QUÊ?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Elisa, joao 23 , Minas Gerais - dijo:
    lili_medeiros99@hotmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    oi rodrigo espero que voce se lembre de mim a Ana Elisa Barros que fez aula de circences e educaçao fisica com voce no colegio de aplicaçao joao 23 agente fez uma festa de despedida para voce eu to morrendo de seudades ve se vem no colegio vizitar agente e para todos os leitores esse site e muito bom encontrei yudo que precisei e acomselho


  • leonardo, nao sei , São Paulo - dijo:
    leo@ual.com.br

    14/04/2011

    Cinco estrelas

    parabens voces ai cara eu tenho uma prova hoje e vcs me salvaram !!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.