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Engenharia Genética

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Zootecnia
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar as rotinas e mecanismos que existem na pesquisa da engenharia genética. Relacionar os potenciais da engenharia genética com a promoção da saúde humana. Pesquisar as áreas de atuação da engenharia genética.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1° e 2° Lei de Mendel

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula questionando os alunos quanto o alcance da engenharia genética. O que é realidade hoje e o que ainda se configura como sonho? Quais as possibilidades que a engenharia genética promete para a saúde e desenvolvimento humano? Após o debate em sala de aula, solicite que os alunos busquem no dia a dia exemplos da engenharia genética (alimentos modificados genéticamente nos supermercados por exemplo). Eles deverão registrar estes exemplos e reflexões sobre o tema no caderno.

Leve os alunos ao laboratório de informática e mostre a eles o vídeo abaixo: Engenharia genética ajuda a nascer saudável, disponível em: http://videos.sapo.pt/7bzshRTWD5rKRV7oWzpN    (acessado dia 11/09/2010).

ATIVIDADE 1

 Solicite aos alunos que eles pesquisem sobre o alcance atual da engenharia genética. O que é realidade hoje dentro da engenharia genética. Quais os avanços? Quais as possibilidades para o futuro? Quais áreas que ela atua? Na pesquisa deve conter ao menos: um exemplo de organismo geneticamente modificado. Um uso atual da engenharia genética para a saúde humana. Um uso atual da engenharia genética dentro da produção de alimentos. Os alunos devem realizar esta pesquisa individualmente, usando dos sítios de pesquisa elencados nos recursos adicionais. Lembre-os de citar as fontes pesquisadas. Ao fim da pesquisa, os alunos devem sintetizar o conhecimento em um texto de própria autoria, e registrá-lo em um blog.

 

Com as informações adquiridas os alunos ainda em equipes devem criar um blog sobre o tema. Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina. Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 (acessado dia 18/06/10).  

Tutoriais como criar um blog, disponível em: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10).  

O Blog é uma oportunidade do aluno de personalizar o seu aprendizado, colocando sua opinião e palavras dentro do contexto que está sendo ensinado. Para o professor é uma ferramenta interessante, pois oportuniza a avaliação em diversos momentos e pode analisar uma série de critérios como o entendimento do tema, a ortografia e gramática, capacidade de pesquisa, criatividade, etc.    

Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o recurso "Como a genética pode te ajudar".

Como a genética pode te ajudar 

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25195 acessado dia 11/09/2010). 

QUESTÕES

De que forma a engenharia genética atua no melhoramento animal?

Quais os processos relativos à engenharia genética mencionados no áudio?

Em que outras áreas a genética e a engenharia genética podem atuar?

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor pode trabalhar em conjunto com os colegas de geografia e sociologia, ao tratar do uso de plantas transgênicas em lavouras e de que forma esta tecnologia pode modificar a paisagem natural e as relações de sobrevivência dos pequenos agricultores. A ética também é um tema amplo a ser tratado pelo professor de sociologia. O descarte de embriões congelados e que não foram implantados, o ato de selecionar características genéticas humanas na reprodução assistida, a escolha do sexo do embrião, entre outros fatores pode ser tratado sob a luz da sociologia.

Mostre aos alunos a imagem abaixo:

fonte:http://janelanaweb.com/digitais/commoner.html (acessado dia 11/09/2010).  

ATIVIDADE

Solicite que os alunos desenvolvam suas charges sobre o tema, podendo escolher um subtema, por exemplo: transgênia, clonagem, melhoramento genético, bioética, entre outros. Os desenhos poderão ser apresentados no estilo exposição de arte. Os autores devem ficar próximos de seus desenhos para eventuais explicações. O professor poderá abrir esta exposição para as demais turmas da escola. Após a exposição, os alunos devem digitalizar as charges e publicá-las em seu blog.

ATIVIDADE

 Agora que os alunos detém bastante conhecimento sobre o tema, eles devem usar do que aprenderam e da criatividade e criar: Um organismo geneticamente modificado. Uma ação nova para a engenharia genética na área da saúde. Uma saída ética para um uso polêmico da engenharia genética. Os alunos devem realizar esta atividade em grupos de até 3 integrantes. Eles devem usar da criatividade e imaginação para criar algo original e inédito. Entretanto, devem se basear no conhecimento adquirido para explicar de que forma se dará este processo dentro da engenharia genética. A síntese desta atividade deverá ser apresentada em sala de aula, no formato seminário e depois publicado no blog.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como a genética pode te ajudar Áudio
Recursos Complementares

Sítios de pesquisa:

Jonh Oliveira, Engenharia Genética, disponível em: http://john-oliveira.blogspot.com/ (acessado dia 11/09/2010). 

A última arca de Noé, Engenharia Genética, disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com/genetica.htm (acesssado dia 11/09/2010).  

Brasil escola, Engenharia Genética, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/engenharia-genetica.htm (acessado dia 11/09/2010).  

Ambiente Brasil, Engenharia Genética, disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/engenharia_genetica_(a_ciencia_da_vida).html (acessado em 11/09/2010).  

Biológica, engenharia genética, disponível em: http://www.biologica.hpg.ig.com.br/engenharia_genetica.htm (acessado dia 11/09/2010).  

Infoescola, engenharia genética, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ (acessado dia 11/09/2010).  

Wikipédia, engenharia genética, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica (acessado dia 11/09/2010).  

FILMES

Gattaca, experiência genética, disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gattaca (acessado dia 11/09/2010).

PLANOS DE AULA

Nova escola, engenharia vital, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/engenharia-vital-476430.shtml (acessado dia 11/09/2010).

Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/em/cnmt_biologia_genetica.shtml (acessado dia 11/09/2010).

Uol educação,manipulação genética, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3907u123.jhtm (acessado dia 11/09/2010).       

Avaliação

A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos alunos durante as aulas. Avalie as atividades indicando ao menos 3 critérios que serão observados e deixe-os claros aos alunos no momento em que solicita a atividade. Abaixo sugerimos alguns critérios para cada atividade.

BLOG – Pode ser analisados como critérios de avaliação: número de postagens, referências buscadas, profundidade da pesquisa, síntese textual, ortografia e gramática, uso de imagens e vídeos.

CHARGE- Pode ser analisados como critérios de avaliação:criatividade, relevância com o tema, profundidade da pesquisa.

IDEALIZAÇÃO DE PRODUTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS – Pode ser analisados como critérios de avaliação: criatividade, profundidade com o tema, relevância com o tema.

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