25/11/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Zootecnia |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Pesquisar as rotinas e mecanismos que existem na pesquisa da engenharia genética. Relacionar os potenciais da engenharia genética com a promoção da saúde humana. Pesquisar as áreas de atuação da engenharia genética.
1° e 2° Lei de Mendel
Inicie a aula questionando os alunos quanto o alcance da engenharia genética. O que é realidade hoje e o que ainda se configura como sonho? Quais as possibilidades que a engenharia genética promete para a saúde e desenvolvimento humano? Após o debate em sala de aula, solicite que os alunos busquem no dia a dia exemplos da engenharia genética (alimentos modificados genéticamente nos supermercados por exemplo). Eles deverão registrar estes exemplos e reflexões sobre o tema no caderno.
Leve os alunos ao laboratório de informática e mostre a eles o vídeo abaixo: Engenharia genética ajuda a nascer saudável, disponível em: http://videos.sapo.pt/7bzshRTWD5rKRV7oWzpN (acessado dia 11/09/2010).
ATIVIDADE 1
Solicite aos alunos que eles pesquisem sobre o alcance atual da engenharia genética. O que é realidade hoje dentro da engenharia genética. Quais os avanços? Quais as possibilidades para o futuro? Quais áreas que ela atua? Na pesquisa deve conter ao menos: um exemplo de organismo geneticamente modificado. Um uso atual da engenharia genética para a saúde humana. Um uso atual da engenharia genética dentro da produção de alimentos. Os alunos devem realizar esta pesquisa individualmente, usando dos sítios de pesquisa elencados nos recursos adicionais. Lembre-os de citar as fontes pesquisadas. Ao fim da pesquisa, os alunos devem sintetizar o conhecimento em um texto de própria autoria, e registrá-lo em um blog.
Com as informações adquiridas os alunos ainda em equipes devem criar um blog sobre o tema. Avise-os sobre os critérios que serão avaliados e incentive-os a visitar os blogs dos colegas e deixarem comentários pertinentes à disciplina. Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 (acessado dia 18/06/10).
Tutoriais como criar um blog, disponível em: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10).
O Blog é uma oportunidade do aluno de personalizar o seu aprendizado, colocando sua opinião e palavras dentro do contexto que está sendo ensinado. Para o professor é uma ferramenta interessante, pois oportuniza a avaliação em diversos momentos e pode analisar uma série de critérios como o entendimento do tema, a ortografia e gramática, capacidade de pesquisa, criatividade, etc.
Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o recurso "Como a genética pode te ajudar".
Como a genética pode te ajudar
(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25195 acessado dia 11/09/2010).
QUESTÕES
De que forma a engenharia genética atua no melhoramento animal?
Quais os processos relativos à engenharia genética mencionados no áudio?
Em que outras áreas a genética e a engenharia genética podem atuar?
INTERDISCIPLINARIDADE
O professor pode trabalhar em conjunto com os colegas de geografia e sociologia, ao tratar do uso de plantas transgênicas em lavouras e de que forma esta tecnologia pode modificar a paisagem natural e as relações de sobrevivência dos pequenos agricultores. A ética também é um tema amplo a ser tratado pelo professor de sociologia. O descarte de embriões congelados e que não foram implantados, o ato de selecionar características genéticas humanas na reprodução assistida, a escolha do sexo do embrião, entre outros fatores pode ser tratado sob a luz da sociologia.
Mostre aos alunos a imagem abaixo:
fonte:http://janelanaweb.com/digitais/commoner.html (acessado dia 11/09/2010).
ATIVIDADE
Solicite que os alunos desenvolvam suas charges sobre o tema, podendo escolher um subtema, por exemplo: transgênia, clonagem, melhoramento genético, bioética, entre outros. Os desenhos poderão ser apresentados no estilo exposição de arte. Os autores devem ficar próximos de seus desenhos para eventuais explicações. O professor poderá abrir esta exposição para as demais turmas da escola. Após a exposição, os alunos devem digitalizar as charges e publicá-las em seu blog.
ATIVIDADE
Agora que os alunos detém bastante conhecimento sobre o tema, eles devem usar do que aprenderam e da criatividade e criar: Um organismo geneticamente modificado. Uma ação nova para a engenharia genética na área da saúde. Uma saída ética para um uso polêmico da engenharia genética. Os alunos devem realizar esta atividade em grupos de até 3 integrantes. Eles devem usar da criatividade e imaginação para criar algo original e inédito. Entretanto, devem se basear no conhecimento adquirido para explicar de que forma se dará este processo dentro da engenharia genética. A síntese desta atividade deverá ser apresentada em sala de aula, no formato seminário e depois publicado no blog.
Nome | Tipo |
---|---|
Como a genética pode te ajudar | Áudio |
Sítios de pesquisa:
Jonh Oliveira, Engenharia Genética, disponível em: http://john-oliveira.blogspot.com/ (acessado dia 11/09/2010).
A última arca de Noé, Engenharia Genética, disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com/genetica.htm (acesssado dia 11/09/2010).
Brasil escola, Engenharia Genética, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/engenharia-genetica.htm (acessado dia 11/09/2010).
Ambiente Brasil, Engenharia Genética, disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/engenharia_genetica_(a_ciencia_da_vida).html (acessado em 11/09/2010).
Biológica, engenharia genética, disponível em: http://www.biologica.hpg.ig.com.br/engenharia_genetica.htm (acessado dia 11/09/2010).
Infoescola, engenharia genética, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ (acessado dia 11/09/2010).
Wikipédia, engenharia genética, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica (acessado dia 11/09/2010).
FILMES
Gattaca, experiência genética, disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gattaca (acessado dia 11/09/2010).
PLANOS DE AULA
Nova escola, engenharia vital, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/engenharia-vital-476430.shtml (acessado dia 11/09/2010).
Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/em/cnmt_biologia_genetica.shtml (acessado dia 11/09/2010).
Uol educação,manipulação genética, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3907u123.jhtm (acessado dia 11/09/2010).
A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos alunos durante as aulas. Avalie as atividades indicando ao menos 3 critérios que serão observados e deixe-os claros aos alunos no momento em que solicita a atividade. Abaixo sugerimos alguns critérios para cada atividade.
BLOG – Pode ser analisados como critérios de avaliação: número de postagens, referências buscadas, profundidade da pesquisa, síntese textual, ortografia e gramática, uso de imagens e vídeos.
CHARGE- Pode ser analisados como critérios de avaliação:criatividade, relevância com o tema, profundidade da pesquisa.
IDEALIZAÇÃO DE PRODUTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS – Pode ser analisados como critérios de avaliação: criatividade, profundidade com o tema, relevância com o tema.
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