Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Meiose: dividir para multiplicar

 

01/12/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a divisão meiótica
  • Apresentar as fases da meiose
  • Relacionar a divisão meiótica com a produção de gametas
  • Comparar a divisão meiótica com a divisão mitótica
  • Identificar a ocorrência de cada um dos tipos de divisão (mitose e meiose) de acordo com sua função
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha conhecimentos básicos de citologia e noções de divisão celular

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula perguntando aos alunos por que os filhos possuem características de seus pais. De onde vem essas características e como são passadas para os descendentes.

A fecundação ocorre pela união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem ao embrião. Os gametas femininos e masculinos são as células reprodutivas, que possuem metade do número de cromossomos das células somáticas, que constituem o restante do organismo. Como se formam estas células reprodutivas, para que quando se unam, o novo ser formado possa apresentar o mesmo número de cromossomos de seus pais e como as características dos progenitores são passadas para os filhos?

No laboratório de informática, faça uma recapitulação sobre o núcleo da célula e a forma que o material genético está disposto no interior do mesmo. Para esta recapitulação, pode ser usado o seguinte recurso:

Citologia - núcleo   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9634 (acessado em 08/09/2010)

Para a recapitulação, foque no primeiro item do recurso, que mostra a estrutura.

Logo após, apresente os demais recursos (intérfase, mitose e meiose) explorando as duas formas de divisão celular. Instigue seus alunos para refletirem sobre as diferenças entre as duas formas de divisão.

Como recursos adicionais, que podem auxiliar o professor nesta explicação, podem ser utilizados a animação e os vídeos abaixo.

No laboratório de informática peça aos alunos que acessem a animação sobre a meiose, peça que prestem atenção e tomem notas de cada um dos passos da divisão, descrevendo o que percebem em cada etapa do processo de divisão.

http://www.johnkyrk.com/meiosis.pt.html (acessado em 08/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=oxcmnYTqxYM (acessado em 08/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=QEj8AazDyAU (acessado em 08/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=XnuAriTf3SI (acessado em 08/09/2010)  

Atividade 1

Após assistir aos vídeos e as animações demonstrando o processo de meiose, divida a turma em grupos de 4 alunos. De posse das anotações feitas enquanto assistiam a animação e/ou aos vídeos, peça a cada grupo que construa um mapa conceitual com as principais informações sobre a meiose e o que ocorre em cada uma de suas fases. Explique que os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (http://cmap.ihmc.us/download/)(Acessado em 21/11/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 21/11/2010).      

Para que fique claro aos alunos a necessidade da divisão reducional que ocorre na formação de células gaméticas, apresente o vídeo sobre fecundação, que mostra a união das células gaméticas na formação do novo indivíduo. Ressalte o fato de que ao se unirem, o novo embrião apresentará o conjunto de cromossomos provenientes do gameta masculino e o conjunto de cromossomos provenientes do gameta feminino, portanto, carregando as características provenientes de ambos (pai e mãe). O vídeo indicado a seguir mostra a fecudação de um óvulo por um espermatozóide. Peça aos alunos que acessm o vídeo no laboratório de informática ou leve o vídeo para ser apresentado em sala de aula. Peça aos alunos que tomem notas sobre o que ocorre no processo de fecundação.

http://www.youtube.com/watch?v=kA9OlED4d-4 (acessado em 08/09/2010)   

Atividade 2

Para esta atividade você irá precisar de novelos de lã coloridos de várias cores diferentes.

Após assistirem aos vídeos, peça aos alunos que se dividam em grupos de 4 ou 5 alunos.

Peça para que representem um núcleo com um par de cromossomos feito com a lã, fazendo o processo de meiose. Após terminarem, devem escolher uma das células-filhas finais e trocar  com outro grupo, representando a fecundação de uma de suas células com a célula gamética de outro grupo.

Eles poderão verificar que a célula formada, que dará origem ao embrião conterá material genético de ambos os pais.

Uma outra atividade que pdoerá complementar, é fazer o mesmo processo, mostrando a mitose e fazendo a fecundação com a célula com o par de cromossomos ao invés de apenas um, para que visualizem que a nova célula formada conteria o dobro do material genético, ou seja, a cada indivíduo formado haveria o dobro.

Atividade 3

Como forma de comparar o processo da meiose com o processo ocorrido na mitose, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos peça para que assistam novamente ao recurso de animação http://www.johnkyrk.com/meiosis.pt.html (acessado em 21/11/2010) e http://www.johnkyrk.com/mitosis.pt.html (acessado em 21/11/2010), observando o que ocorre em cada uma das fases.

Sorteie utilizando papeizinhos dobrados para cada grupo.

  1. Interfase - meiose e Interfase - mitose
  2. Profase 1 e 2 - meiose e Profase - mitose
  3. Metafase 1 e 2 - meiose e Metafase - mitose
  4. Anafase 1 e 2 - meiose e Anafase - mitose
  5. Telófase 1 e 2 - meiose e Telófase - mitose

Cada um dos grupos deverá montar uma apresentação em slides comparativa entre a fase selecionada na meiose e na mitose e posteriormente apresentar para o restante da turma. Como forma de socialização, unam todos os slides dos grupos para toda a turma.

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/09/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 10/09/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.     

Caso os alunos necessitem de material de apoio, existem alguns sites com uma boa descrição dessas fases que podem servir de consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meiose (acessado em 08/09/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/meiose.htm (acessado em 08/09/2010).

http://www.todabiologia.com/citologia/meiose.htm (acessado em 08/09/2010).

http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/meiose/meiose.html (acessado em 08/09/2010).

http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/mitose-e-meiose (acessado em 08/09/2010).  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Citologia - núcleo Hipertexto
Recursos Complementares

Estes vídeos contém boas animações sobre a meiose, e podem servir de material de apoio ao professor para o desenvolvimento deste conteúdo

http://www.youtube.com/watch?v=nXg-WunKFQ0  

http://www.youtube.com/watch?v=Qlk_dKOXrHc&NR=1  

http://www.youtube.com/watch?v=-Yr9vAguEvc 

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos de formação de gametas, fecundação e herança genética

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.