Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mitose: reprodução e reposição

 

08/10/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como ocorre a divisão mitótica
  • Apresentar as fases da mitose
  • Relacionar a divisão mitótica com a reposição celular e com a reprodução
  • Identificar a ocorrência de cada um dos tipos de divisão (mitose e meiose) de acordo com sua função
  • Relacionar a divisão mitótica com a formação de tumores e com o câncer
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha conhecimentos básicos de citologia

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos seus alunos se já sofreram alguma queimadura do sol e descascaram. Pergunte o que aconteceu com a pele após descamar. Pergunte se sabem como essa nova pele se formou. Assim como a formação desta nova pele, vários outros processos dependem da mitose. Esta é a aula que iremos trabalhar.

 

Como é que o embrião se forma depois que ocorre a fecundação? Se nossa pele antiga vai sendo eliminada, como se forma a pele nova? Como ocorre a reprodução em bactérias e outros seres unicelulares?

No laboratório de informática, faça uma recapitulação sobre o núcleo da célula e a forma que o material genético está disposto no interior do mesmo. Para esta recapitulação, pode ser usado o seguinte recurso: 

Citologia - núcleo   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9634 (acessado em 08/09/2010).

Para a recapitulação, foque no primeiro item do recurso, que mostra a estrutura.

Logo após, apresente os demais recursos (intérfase, mitose e meiose) explorando as duas formas de divisão celular.

Instigue seus alunos para refletirem sobre as diferenças entre as duas formas de divisão.

Como recursos adicionais, que podem auxiliar o professor nesta explicação, podem ser utilizados a animação e os vídeos abaixo: 

http://www.johnkyrk.com/mitosis.pt.html (acessado em 08/09/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=4b69FtB24f8 (acessado em 08/09/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=ZjNLvJC0VMc (acessado em 08/09/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=QEj8AazDyAU   (acessado em 08/09/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=XnuAriTf3SI (acessado em 08/09/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=m73i1Zk8EA0   (acessado em 08/09/2010).

Atividade 1

Para esta atividade você irá precisar de dois novelos de lã coloridos com cores diferentes e um novelo de lã preta, cartolina, tesoura, cola e canetinhas.

Após assistir aos vídeos e as animações demonstrando o processo da mitose, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que  desenhem o processo da mitose com suas diferentes fases, representando os pares de cromossomos com a lã colorida e use a lã preta para representar os fusos. Monte um varal na sala e exponha os trabalhos para toda a turma. Esses cartazes deverão ser guardados para posteriormente serem comparados com o processo da meiose.

 Atividade 2

Ainda em grupos de 4 a 5 alunos, construam um mapa conceitual englobando as principais características do processo de mitose. É importante que percebam que como resultado final as células filhas apresentam o mesmo número de cromossomos que a célula original. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. Um bom tutorial sobre o cmap tools pode ser encontrado em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/09/2010)

Agora que os alunos ja aprenderam o conceito de mitose e o processo com suas fases, é importante compreender em que situações este processo ocorre.

Atividade 3

Ainda em grupos pesquisem sobre a finalidade da mitose para os organismos. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado para a turma numa apresentação de slides.

Algumas dicas de sites com informações interessantes sobre o assunto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitose (acessado em 08/09/2010).

http://www.alunosonline.com.br/biologia/mitose (acessado em 08/09/2010).  

http://www.brasilescola.com/biologia/mitose.htm (acessado em 08/09/2010).  

http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/mitose-e-meiose (acessado em 08/09/2010).  

http://campus.fortunecity.com/yale/757/mitose.htm (acessado em 08/09/2010).  

http://www.todabiologia.com/citologia/mitose.htm (acessado em 08/09/2010).  

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/09/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 10/09/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.

Muitas vezes, durante as divisões celulares, ocorrem erros que podem disparar um crescimento e multiplicação desordenada das células. Muitos tumores e o câncer estão associados a este tipo de problema.

Atividade 4

Para esta atividade, você vai precisar de cartolinas e canetinhas.

Em grupos de 4 a 5 alunos, peça que realizem uma pesquisa relacionando a mitose e a formação de tumores e câncer.

Alguns sites que podem ser interessantes para a pesquisa:

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumor 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor) 

http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001310.htm 

Após realizarem a pesquisa, peça aos grupos que montem cartazes explicando o que são tumores e câncer relacionando-os à mitose. Monte uma exposição com os cartazes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Citologia - núcleo Hipertexto
Recursos Complementares

Este vídeo apresenta uma animação sobre a mitose que pode ser usada pelo professor no desenvolvimento do conteúdo http://www.youtube.com/watch?v=-Yr9vAguEvc  

Estes sites contém informações adicionais sobre a mitose que podem ser úteis ao professor para o desenvolvimento do conteúdo.

http://www.infoescola.com/biologia/mitose/  

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/fasemititcelveget.htm  

Esta animação apresenta a mitose em células salivares, e pode ser útil ao professor no desenvolvimento do conteúdo. http://www.cellsalive.com/mitosis.htm 

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos de reposição celular, crescimento por meio da mitose.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.