08/10/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
É importante que o aluno já tenha conhecimentos básicos de citologia
Inicie a aula perguntando aos seus alunos se já sofreram alguma queimadura do sol e descascaram. Pergunte o que aconteceu com a pele após descamar. Pergunte se sabem como essa nova pele se formou. Assim como a formação desta nova pele, vários outros processos dependem da mitose. Esta é a aula que iremos trabalhar.
Como é que o embrião se forma depois que ocorre a fecundação? Se nossa pele antiga vai sendo eliminada, como se forma a pele nova? Como ocorre a reprodução em bactérias e outros seres unicelulares?
No laboratório de informática, faça uma recapitulação sobre o núcleo da célula e a forma que o material genético está disposto no interior do mesmo. Para esta recapitulação, pode ser usado o seguinte recurso:
Citologia - núcleo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9634 (acessado em 08/09/2010).
Para a recapitulação, foque no primeiro item do recurso, que mostra a estrutura.
Logo após, apresente os demais recursos (intérfase, mitose e meiose) explorando as duas formas de divisão celular.
Instigue seus alunos para refletirem sobre as diferenças entre as duas formas de divisão.
Como recursos adicionais, que podem auxiliar o professor nesta explicação, podem ser utilizados a animação e os vídeos abaixo:
http://www.johnkyrk.com/mitosis.pt.html (acessado em 08/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=4b69FtB24f8 (acessado em 08/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=ZjNLvJC0VMc (acessado em 08/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=QEj8AazDyAU (acessado em 08/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=XnuAriTf3SI (acessado em 08/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=m73i1Zk8EA0 (acessado em 08/09/2010).
Atividade 1
Para esta atividade você irá precisar de dois novelos de lã coloridos com cores diferentes e um novelo de lã preta, cartolina, tesoura, cola e canetinhas.
Após assistir aos vídeos e as animações demonstrando o processo da mitose, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que desenhem o processo da mitose com suas diferentes fases, representando os pares de cromossomos com a lã colorida e use a lã preta para representar os fusos. Monte um varal na sala e exponha os trabalhos para toda a turma. Esses cartazes deverão ser guardados para posteriormente serem comparados com o processo da meiose.
Atividade 2
Ainda em grupos de 4 a 5 alunos, construam um mapa conceitual englobando as principais características do processo de mitose. É importante que percebam que como resultado final as células filhas apresentam o mesmo número de cromossomos que a célula original. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. Um bom tutorial sobre o cmap tools pode ser encontrado em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 10/09/2010)
Agora que os alunos ja aprenderam o conceito de mitose e o processo com suas fases, é importante compreender em que situações este processo ocorre.
Atividade 3
Ainda em grupos pesquisem sobre a finalidade da mitose para os organismos. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado para a turma numa apresentação de slides.
Algumas dicas de sites com informações interessantes sobre o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitose (acessado em 08/09/2010).
http://www.alunosonline.com.br/biologia/mitose (acessado em 08/09/2010).
http://www.brasilescola.com/biologia/mitose.htm (acessado em 08/09/2010).
http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/mitose-e-meiose (acessado em 08/09/2010).
http://campus.fortunecity.com/yale/757/mitose.htm (acessado em 08/09/2010).
http://www.todabiologia.com/citologia/mitose.htm (acessado em 08/09/2010).
A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/08/2010). Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/09/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 10/09/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office.
Muitas vezes, durante as divisões celulares, ocorrem erros que podem disparar um crescimento e multiplicação desordenada das células. Muitos tumores e o câncer estão associados a este tipo de problema.
Atividade 4
Para esta atividade, você vai precisar de cartolinas e canetinhas.
Em grupos de 4 a 5 alunos, peça que realizem uma pesquisa relacionando a mitose e a formação de tumores e câncer.
Alguns sites que podem ser interessantes para a pesquisa:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_(tumor)
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001310.htm
Após realizarem a pesquisa, peça aos grupos que montem cartazes explicando o que são tumores e câncer relacionando-os à mitose. Monte uma exposição com os cartazes.
Nome | Tipo |
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Citologia - núcleo | Hipertexto |
Este vídeo apresenta uma animação sobre a mitose que pode ser usada pelo professor no desenvolvimento do conteúdo http://www.youtube.com/watch?v=-Yr9vAguEvc
Estes sites contém informações adicionais sobre a mitose que podem ser úteis ao professor para o desenvolvimento do conteúdo.
http://www.infoescola.com/biologia/mitose/
Esta animação apresenta a mitose em células salivares, e pode ser útil ao professor no desenvolvimento do conteúdo. http://www.cellsalive.com/mitosis.htm
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
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