15/10/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
§ Reconhecer diferentes elementos geométricos em uma representação em perspectiva.
§ Identificar o espaço tridimensional a partir da representação bidimensional.
Conhecimentos prévio de leitura/recepção/apreciação de obras de arte.
Professor, apresente aos alunos a animação: Los sólidos platónicos, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5517, acesso em 10 de setembro de 2010. Essa animação apresenta os poliedros platônicos em uma rotação, com faces transparentes, para que o aluno tenha perspectiva a partir do interior do poliedro, ao mesmo tempo que possibilita mudar o ângulo de observação do sólido.
A ênfase deve ser no olhar os sólidos em diferentes posições, durante a rotação.
Professor, após a observação da animação, separe diversos objetos. Por exemplo: Apagador do quadro de giz, caixas de diversos formatos e tamanhos, pirâmides, livros e outros objetos possíveis.
Organize os alunos em grupos (3 a 4 alunos). Em cada mesa coloque 2 a 3 objetos. Solicite que os alunos façam o desenho de cada um dos objetos no caderno, representando apenas no plano o que veem.
Possivelmente os desenhos deverão ficar da seguinte forma:
Retângulos, quadrados, tudo espalhado, sem ordem...
Explique aos alunos, que essa é a função da perspectiva. Representar objetos tridimensionais em um objeto bidimensional, ou seja, a folha de papel.
Observe a mesma imagem anterior, sobre outra perspectiva:
Utilizamos regras geométricas de projeção, assim, a imagens possibilitam a percepção de uma realidade tridimensional.
Apresentar a imagem aos alunos questionando:
Será que os trilhos se encontram? O que acham?
Na sequência, orientar que na verdade não. Os trilhos são paralelos e não se encontram nunca. As linhas do desenho convergem para um ponto central para dar a sensação de distância, de profundidade. Esta é uma técnica chamada de perspectiva.
A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de).
Se você se colocar atrás de uma janela envidraçada e, sem se mover do lugar, riscar no vidro o que está "vendo através da janela", terá feito uma perspectiva; a perspectiva é a representação gráfica que mostra os objetos como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões. Existem diferentes métodos para desenhar em perspectiva, os quais produzem diferentes resultados.
Assim, podemos definir perspectiva como a arte de representar em um papel de duas dimensões (bidimensional), um objeto de três dimensões (tridimensional). Essa técnica de representação pictórica se desenvolveu a partir do século XV, por artistas italianos. Nela, quanto mais distante o objeto estiver do observador, menor será a representação da sua figura e mais distante da base inferior da tela, que corresponde ao primeiro plano de representação. A linha do horizonte corresponde à altura dos olhos do observador. Chamamos horizonte, o lugar em que os objetos se “perdem” ao se afastar progressivamente do observador.
No contexto da observação, destacamos as perspectivas isométrica, cavaleira e a cônica.
A perspectiva isométrica é a que dá a ideia menos deformada do objeto. Essa perspectiva mantém as proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Possui as três faces oblíquas ao plano de trabalho inclinadas a 30o da horizontal.
Fonte: http://www.nilsonmachado.net/sema20090602.pdf
O exemplo seguinte apresenta uma perspectiva cavaleira. A face do sólido que observamos frontalmente aparece sem deformações; a face superior, possivelmente um retângulo, torna-se um paralelogramo, o que mostra a preservação do paralelismo; também se preservam pontos médios de segmentos. Tem-se a impressão de que o objeto retratado é visto de longe.
Fonte: http://www.nilsonmachado.net/sema20090602.pdf
A perspectiva cônica foi desenvolvida pelos artistas da Renascença, sendo depois matematizada, dando origem à Geometria Projetiva.
Fonte: http://www.nilsonmachado.net/sema20090602.pdf
Professor, é importante que os alunos percebam que a ênfase está na visualização, ou seja, do ponto que se faz a observação.
Com os alunos reunidos no laboratório de informática, propor a resolução das atividades previstas nos experimentos disponíveis em: http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Observação: Professor, veja que são 7 experimentos que oferecem um conjunto de aplicativos orientados para o estudo das propriedades matemáticas das projeções em perspectiva e o uso destas projeções em obras de artes e fotografias. Se o seu colégio não possui laboratório de informática, você pode fazer download dos objetos e trabalhar com eles off-line (observe o menu “download para uso off-line”) ou em sala de aula com um projetor multimídia.
Experimento 1, 2 3 e 4 - Descubra se as figuras são estáticas.
Disponível em:
Experimento 1 - http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-segment-01-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Experimento 2 - http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-circle-01-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Experimento 3 - http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-polygons-01-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Experimento 4 - http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-cubes-01-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Interlúdio 1 - Apresenta dados em um plano de projeção e um ponto O (que determina a posição do observador), a projeção em perspectiva de um ponto P neste plano com relação a O é definido como o ponto de interseção P' do plano com a reta que passa por O e por P. Para mover o ponto O, coloque o apontador do mouse sobre este ponto, mantenha a tecla “p” pressionada e, então, clique e arraste o mouse.
Disponível em: http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-perspective-01-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Experimento 5 - Ponto de fuga - Identificar nas figuras, um conjunto de retas paralelas entre si, mas que não são paralelas ao plano da figura. Dsiponível em: http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-vanish-points-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Experimento 6 - Falsa Perspectiva. Identificar as inconsistências na gravura indicada. Disponível em: http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-hogarth-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Experimento 7 - Imagem do cubo impossível de Escher. Disponível em: http://www.uff.br/cdme/v3d/v3d-html/v3d-escher-01-br.html, acesso em 10 de setembro de 2010.
Assistir o vídeo Forma dentro da forma [Arte e matemática], disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10463, acesso em 10 de setembro de 2010.
Que apresenta a origem da geometria e da perspectiva, abordando a utilização destes dois conceitos pelo ser humano no campo da pintura.
Forma dentro da forma [Arte e matemática]
Após a apresentação do vídeo, o professor deve projetar aos alunos obras de arte, para que visualizem as diferentes perspectivas. Uma sugestão é analisar a partir das obras de Escher, como por exemplo:
Mão com esfera refletida - Litografia - Fonte: http://www.mcescher.com/Gallery/ital-bmp/LW268.jpg
Outro Mundo - Mezzotint - Fonte: http://www.mcescher.com/Gallery/back-bmp/LW346.jpg
Balcão - Perspectiva e distorção - Fonte: http://www.mcescher.com/Gallery/back-bmp/LW334.jpg
Outras imagens também podem ser apresentadas.
Para fechar essa aula, propor aos alunos o vídeo Perspectiva, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/condigital/modules/debaser/singlefile.php?id=17, acesso em 30 de agosto de 2010. Que apresenta um interessante episódio sobre o uso da perspectiva em uma exposição de arte. Ao final do vídeo, solicitar aos alunos que em grupo, produzam um texto sobre as aprendizagens apreendidas nesta aula.
O uso da perspectiva matemática e o domínio do espaço real e imaginário. Disponível em: http://www.limc.ufrj.br/htem4/papers/43.pdf, acesso em 30 de agosto de 2010.
Desenho em perspectiva no ensino fundamental – considerações sobre uma experiência. Disponível em: http://www.nilsonmachado.net/sema20090602.pdf, acesso em 30 de agosto de 2010.
Deuses Nerd - O Reflexo de Escher. Disponível em: http://www.nerdicepontocom.com/2010/06/deuses-nerds-o-reflexo-de-escher.html, acesso em 30 de agosto de 2010.
Baseada no vídeo Perspectiva, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/condigital/modules/debaser/singlefile.php?id=17, acesso em 30 de agosto de 2010.
Nome | Tipo |
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Los sólidos platónicos | Animação/simulação |
Arte e matemática. Disponível em: http://cmup.fc.up.pt/cmup/arte/arquitectura/perspectiva1/index.html, acesso em 30 de agosto de 2010.
Perspectivas. Disponível em: http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/gd_perspectivas.pdf, acesso em 30 de agosto de 2010.
Perspectivas. Disponível em: http://www.ufmt.br/cuiabano/3_Disciplinas/Desenho_Tecnico/Perspectivas/Perspectivas.pdf, acesso em 30 de agosto de 2010.
Perspectiva Cavaleira. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7696, acesso em 30 de agosto de 2010.
Animaciones geométricas en 3D. Disponível em: http://www.aulaclic.es/flash8/t_24_5.htm, acesso em 30 de agosto de 2010.
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.
Critérios a serem observados:
- Participação na atividade inicial. Realizou a atividade? Colaborou com os colegas? Contribuiu na produção?
- Desenvolvimento e realização das atividades? Demonstrou conhecimento do conteúdo? Participou? Raciocínio adequado? O aluno foi argumentativo?
- Na atividade final? Foi participativo? Demonstrou entendimento? Colaborou com os colegas?
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/09/2012
Cinco estrelasMuito legal seu trabalho, bem explicativo, bem feito ... Amei, usarei suas ideias com minhas turmas de arte de 3º, 4º e 5º ano. Parabéns!!!
23/06/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula, me ajudou muito. Parabens!
02/04/2012
Cinco estrelasgostei muito e vou aplica-la aos meus aluno da 8ª série. principalmente o video.sou professora de artee aprendi coisas que eu nunc atinha visto e ou entendido...como eu gostaria deter um colega de matemáticque dominasse esses conhecimentos .
23/03/2012
Cinco estrelasExcelente!
18/03/2011
Cinco estrelasSou prof de arte e também sou pedagoga. Agradeço muito pela aula que obtive aqui, pq facilitou muito meu trabalho sobre Perspectiva na arte. Conteúdo abordado esclareceu muito minhas dúvidas e aprimorou com eficácia meu trababalho. Espero em outras oportunidades receber novidades de vcs em meu email. Parabéns!