Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CARNAVAL CARIOCA: SAMBA ENREDO.

 

12/10/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender com esta aula a:

  • Localizar o Rio de Janeiro no mapa do Brasil;
  • Conhecer a origem do carnaval carioca;
  • Conhecer algumas fantasias do carnaval carioca;
  • Identificar as principais características do carnaval carioca;
  • Diferenciar o carnaval de rua do baile de carnaval;
  • Comparar o carnaval de rua com o desfile das escolas de samba;
  • Conhecer a importância dos sambas enredos para as escolas de samba;

Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "carnaval".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Identificando o Rio de Janeiro no mapa do Brasil.

1º MOMENTO: O professor deverá  questionar aos alunos: O que eles sabem sobre o carnaval carioca (carnaval da cidade do Rio de Janeiro). Num primeiro momento, o professor trará um mapa do Brasil para a sala de aula, e solicitará que as crianças observem e explorem o mapa, localizando a região onde moram. Depois, pedirá que elas identifiquem onde se localiza a cidade do Rio de Janeiro.

OBS: O/a professor/a poderá apresentar o mapa múndi plano ou o globo terrestre.

2º MOMENTO: Agora, o professor começará a questionar as crianças sobre alguns aspectos de localização:

  • Vocês sabem em qual região do Brasil está o Rio de Janeiro?
  • Vocês sabem em qual região estamos?
  • E o Rio de Janeiro fica perto ou longe da nossa região?
  • O Rio de Janeiro fica próximo do mar?
  • Qual os estados mais próximos do Rio de Janeiro?

3º MOMENTO:  O/a professor/a solicitará que as crianças façam uma pesquisa sobre pontos turisticos do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Maracanã, Sapucaí, calçadão de Copacabana. Depois, cada criança deverá apresentar para o grupo fotografias, cartões postais, imagens da internet  que mostram a cidade do Rio de Janeiro. Durante a apresentação da pesquisa, o professor lançará perguntas, tipo:

  • Como você descobriu que essa imagem era do Rio de Janeiro?
  • Fale o que você sabe sobre este lugar?
  • Onde você pesquisou? Em revistas, internet, livros?
  • Quem já esteve no Rio de Janeiro?
  • Quem conhece alguns destes lugares?

http://fabianovidal.blogspot.com/2010_06_01_archive.html 

http://flusocio.com.br/blog/2010/08/26/maracana-fechado-dia-0809/ 

http://www.sirizao.com/index.php?start_from=984&ucat=&archive=&subaction=&id=& 

ATIVIDADE 2 - Conhecendo as origens e as principais características do carnaval do Rio de Janeiro.

1º MOMENTO: O/a professor/a combinará com a turma de assistirem a dois vídeos sobre o carnaval carioca, um de uma escola de samba e o outro de um bloco de rua, por isso pedirá que todos prestem bastante atenção.

Vídeo 01 - Desfile da Mocidade Independente.

http://www.youtube.com/watch?v=SvJ9p5AqscU&feature=related 

Vídeo 02 - Desfile do bloco Cordão de rua e do Bola Preta.

http://www.youtube.com/watch?v=Qqk2sWZKhsU 

http://www.youtube.com/watch?v=eB7viSQEkoQ&feature=related  

Vídeo 03 - Baile de Carnaval.

http://www.youtube.com/watch?v=uaPSKZpSsiU&feature=related 

2º MOMENTO: Depois da exibição dos vídeos, o professor fará várias perguntas sobre os mesmos:

  • O que aparece em cada vídeo?
  • Todos os vídeos tratam de quê?
  • Vocês perceberam diferenças entre o modo das pessoas brincarem carnaval de um vídeo para o outro?
  • Qual o vídeo que mostra uma escola de samba?
  • Qual o que mostra um bloco de rua?
  • Qual a diferença entre a escola de sambra e o bloco de rua?
  • E o que mostra um baile de carnaval?
  • Qual parece ser mais divertido?
  • As músicas tocadas são iguais?
  • Como é o figurino de cada manifestação?
  • Quem já brincou carnaval?
  • Quem já se fantasiou?
  • Quem conhece algum samba enredo?
  • Quem conhece uma marchinha de carnaval?

3º MOMENTO: O professor deverá iniciar uma pesquisa com as crianças sobre o carnaval do Rio de Janeiro. A turma deverá ser divida em tres grupos, cada grupo ficará responsável por um dos temas (Escola de Samba, blocos de rua e carnaval de salão), as crianças deverão pesquisar na internet, livros revistas, bem como entrevistar pessoas que vivenciaram carnaval no Rio de Janeiro. A pesquisa deverá enfatizar que o carnaval surgiu no Rio de Janeiro ainda no período colonial, trazido pelos portugueses, passando por várias etapas, como o entrudo e os limões de cheiro. Depois, sob a influência da França, surgiram os bailes nos salões e clubes e as grandes sociedades, sob a influência italiana, surgiram os passeios, no qual os ricos mostravam toda sua exuberência em lindas carruagens. Porém estas duas manifestações eram realizadas pela classe rica, como não podia deixar de ser, as pessoas mais humildes também inventaram o seu carnaval, surgindo assim os blocos, e dos blocos as primeiras escolas de samba, como Portela e Mangueira que, até hoje, continuam em atividade. Atualmente, o carnaval carioca está dividido em três segmentos básicos: as escolas de samba, que desfilam na Passarela do Samba (Sambódromo) também conhecida como Marquês de Sapucaí, os blocos de rua e os bailes de carnaval, que ocorrem em hotéis e clubes.

4º MOMENTO: Cada grupo deverá confeccionar um cartaz informativo sobre o assunto que ficou responsável e apresentá-lo em forma de seminário para restante da turma e/ou pais. Depois, tais cartazes serão expostos no mural da escola.

Obs.: O professor disponibilizará o material necessário como: tesoura, cola, cartolina, coleções, revistas, entre outros.

http://pedrocolombo.blogspot.com/2009/01/veja-ficha-tecnica-das-escolas-de-samba.html 

http://rioetc.blogspot.com/2009/02/agenda-especial-blocos-de-carnaval-do.html 

ATIVIDADE 03 - Conhecendo e compreendendo uma escola de samba.

1º MOMENTO: O professor proporá uma atividade para as crianças. Organizadas em círculo, em pé, cada uma delas receberá uma fotografia, ou um determinado nome, todos relacionados ao universo das escolas de samba. Quando o professor avisar, cada criança deverá  rapidamente encontrar o colega que formará o seu par, por exemplo: as crianças que tem a fotografia de um mestre-sala e o nome "mestre-sala" tem que se encontrarem, as crianças que tem a fotografia da bateria e o nome "bateria" tem que se encontrarem e assim por diante, os pares irão se formando.

2º MOMENTO: As crianças trarão o material de pesquisa, o professor deverá organizar a sala em tres grupos, para que as crianças socializem os materias entre elas. O professor deverá circular entre os grupos, indagando e sugerindo ideias para a elaboração e construção de cartazes. Cada grupo deverá apresentar o figurino utilizado pelos foliões (fantasias), os instrumentos, músicas, adereços, carros alegóricos e alguns passos da dança. Como por exemplo na escola de samba a função do abre alas, da bateria, da porta bandeira, mestre sala, ala das baianas e samba enredo.

3º MOMENTO: Depois que os grupos organizarem os materiais, e elaborarem sua apresentação, deverão socializar a pesquisa com os demais alunos. Cada grupo, calmamente, utilizando as fotos e outros suportes irão explicando a função de cada elemento dentro de uma escola de samba, atentando para o aspecto estético que cada elemento tem. Assim como, as baianas tem sempre vestidos longos, pesados e rodados, geralmente são senhoras e desfilam rodopiando; a porta-bandeira carrega sempre uma fantasia pesada e rodada, carregando a bandeira da escola com elegância sem deixar com que ela se enrole; a bateria geralmente vem com fantasias mais leves, pois como seus integrantes tocam, não podem ser atrapalhados pela roupa; os carros alegóricos são como cenários imensos, que ajudam a contar o enredo, ou seja, a história que a escola pretende contar.

http://br.olhares.com/mestre-sala_e_porta-bandeira_foto2575435.html 

http://www.krulik.com.br/futuroscope/pages/03_Baianas_Virad.htm 

4º MOMENTO: Em seguida, é chegado o momento de colocar "a mão na massa", isto é, as crianças irão fazer pintura no rosto do outro colega. Para tanto, se faz necessário formar trios, sendo que dois integrantes do grupo serão responsáveis pela pintura no rosto do outro integrante, e assim sucessivamente até que todos do grupo estejam com o rosto pintado. As crianças terão total liberdade na hora de elaborarem o desenho e escolherem as cores as quais irão utilizar. Para tal, o professor fornecerá o material necessário: lápis de olho, batom, tinta específica para pintura de rosto. Veja modelos de pinturas no site abaixo:

http://pirulitorecreaçoes.blogspot.com 

Fotos do site acima.

ATIVIDADE 04 - Conhecendo e cantando um samba enredo.

1º MOMENTO: O professor apresentará a letra do samba através da escola campeã do carnaval 2010, através do video http://www.youtube.com/watch?v=83_dGA9GH50

Depois, a letra do samba enredo deverá ser exposta no mural da sala.

Mangueira é música do Brasil

Vai passar

Nessa avenida mais um samba popular

Mangueira até "Parece um céu no chão"

É música vestida de emoção

Com notas e acordes refletiu

Em suas cores o orgulho do Brasil

Nas ondas do rádio,

De norte a sul viajei

Do sonho dourado embarqueiParece magiaVai, minha inspiração

"Num doce balanço a caminho do mar"

Vem me trazer a cançã

Pro mundo se encantar

Tantas emoções na verde e rosa

Brilham as estrelas imortais

"Bate outra vez" uma saudade

Lembro dos antigos carnavais

Um verso me levou

Do rock à jovem guarda

Fui "Caminhando e cantando" ao luar"

Com a Tropicália no olhar

"Atrás do trio eu quero ver

O baile começar e a noite adormecer

"O Sol Nascerá",

as cortinas irão se fechar

"Folhas Secas" virão e o show vai continuar

Meu coração é verde e rosa

Descendo o morro, eu vou

A música, alegria do povo

Chegou, a Mangueira chegou

Samba enredo da Mangueira 2010 - campeã do carnaval 2010

2º MOMENTO: Depois disso, o professor deverá solicitar que as crianças pesquisem a origem do samba enredo http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo  que segundo o site: "é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba. Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, normalmente entre os meses de setembro e outubro, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o Carnaval do ano seguinte. Algumas vezes, opta-se por fundir dois ou mais sambas-enredo que sejam do agrado dos membros da escola. O samba campeão embala a escola durante a fase de preparação, ensaios técnicos até ser apresentado no desfile de carnaval. Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola (não confundir enredo com tema). O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas. A evolução da escola em muito depende do andamento do samba e seu desenrolar na avenida: algumas escolas preferem deixar o samba mais calmo, outras mais agitado, ou ainda mais românticos! Tudo depende de seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval. Escolas de Samba que tradicionalmente se apresentam com uma quantidade muito grande de componentes, em geral usam uma batida mais rápida para acelerar o movimento dos foliões na avenida e manter a harmonia do conjunto"

 Em seguida, fará algumas perguntas às crianças:

  • Que tipo de música é essa?
  • Se parece com o rock? Com axé? Com forró?
  • Alguém já escutou algo parecido?
  • Vocês gostam deste tipo de múica?
  • Acham alegre, divertido?
  • Quando escutam, sentem vontade de dançar e cantar?
  • Acham alguma diferença entre este tipo de música e as que costumam ouvir em casa?
  • De que essa música trata?

3º MOMENTO: Agora, todos serão convidados a dançarem o samba enredo, tirando seus calçados e  deixando seus corpos fluírem livremente de acordo com a melodia e ritmo, de preferência, cantando empolgadamente a letra da música.

Obs: Caso queiram, o grupo poderá combinar um baile a fantasia.

Obs.: Este último momento poderá ser registrado e, posteriormente mostrado à turma, para que as crianças percebam seus movimentos corporais, bem como suas ações diante dos colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre o carnaval carioca;
  • Pela sua dedicação na realização nas atividades;
  • Por sua oralidade na hora de fazer perguntas;
  • Por sua capacidade de fazer conexões entre o assunto estudado e seu cotidiano.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • JOCELINO DA CONCEICAO SILVA JUNIOR, Universidade Federal do Espírito Santo , Espírito Santo - dijo:
    JOCELINOJUNIOR@HOTMAIL.COM

    15/05/2014

    Cinco estrelas

    Sou apaixonado pelo tema, gosto muito de samba. Adorei a aula. Parabéns! Irei socializar.


  • Daisy Soares, UERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    daisy_geo@hotmail.com

    29/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, os objetivos e o roteiro tão bem detalhado. Sou apreciadora do <a href=http://www.grupopacifica.com.br/>carnaval carioca</a> e penso que ele tem muito para ser explorado e nada como a música, as cores e o ritmo para embalar a criatividade dos pequenos. Belíssima iniciativa que deve ser partilhada entre as escolas.


  • Nani, pública , Rio de Janeiro - dijo:
    tacinani@oi.com.br

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    Como adaptar esse projeto em questão de tempo em uma turma de alfabetização.aonde recebemos alunos sem saber nem vogais e temos que entregar lendo.Por favor me responda pois na minha escola foi imposto pelos coordenadores que dizem ser imposição do mec que trabalhemos em um projeto de carnaval durante um ano todo com atidades mensais e as vezes até semanais.Quero cumprir o projeto,mas sem prejudicaraalfabetização dos meus alunos que já tem que dar conta de3 a 4 livros por dia além da parte lúdic


  • coutinho, EM SERGIO VIEIRA DE MELLO , Rio de Janeiro - dijo:
    mariabrancasoarescoutinho@gmail.com

    04/02/2012

    Cinco estrelas

    M-A-R-A-VI-L-H-O-S-O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  • cláudia lícia de jesus silva, E M JOAQUIM JUSTINO DA SILVA -PINHAL 1 - , Minas Gerais - dijo:
    claudia.ljs35@gmail.com

    19/10/2011

    Cinco estrelas

    Plano de aula muito bem formulado,bem objetivo. nota 10 para a professora ( Luzia e Nayde ). USOU DE MUITA SABEDORIA E CRIATIVIDADE. Precisarei sempre de pessoas como voces. parabéns e continue expandido saberes.pois sempre haverá alguém precisando de luzes para continuar seguindo.assim como eu.beijos. Até breve. DEUS os abençôe.


  • Luzia Luzinete Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Rio Grande do Norte - dijo:
    luzyluzy80@yahoo.com.br

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante e bem articulada. Continue assim.


  • Profª Rosane, E. M. Gerardo Mario Tornatore , São Paulo - dijo:
    rosane_minchin@hotmail.com

    12/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostaria de informar que utilizei sua aula com os alunos do 4º ano do ensino fundamental e fiquei muito feliz em ver o entusiasmo deles, principlamente ao ver os vídeos. Foi muito gratificante o resultado, uma vez que os objetivos foram alcançados juntamente com a alegria e entusiasmo das crianças. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ajuda.


  • aldinete carolino, |\\\\\\\\EEEFM"Carolina Passos Gaigher , Espírito Santo - dijo:
    aldinete.carolino@hotmail.com

    20/02/2011

    Quatro estrelas

    A aula está ótima, muito bem elaborada e veio contribuir muito para o meu projeto que vou r4ealizar esse ano.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.