12/10/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender com esta aula a:
Noção do conceito de "carnaval".
ATIVIDADE 1 - Identificando o Rio de Janeiro no mapa do Brasil.
1º MOMENTO: O professor deverá questionar aos alunos: O que eles sabem sobre o carnaval carioca (carnaval da cidade do Rio de Janeiro). Num primeiro momento, o professor trará um mapa do Brasil para a sala de aula, e solicitará que as crianças observem e explorem o mapa, localizando a região onde moram. Depois, pedirá que elas identifiquem onde se localiza a cidade do Rio de Janeiro.
OBS: O/a professor/a poderá apresentar o mapa múndi plano ou o globo terrestre.
2º MOMENTO: Agora, o professor começará a questionar as crianças sobre alguns aspectos de localização:
3º MOMENTO: O/a professor/a solicitará que as crianças façam uma pesquisa sobre pontos turisticos do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Maracanã, Sapucaí, calçadão de Copacabana. Depois, cada criança deverá apresentar para o grupo fotografias, cartões postais, imagens da internet que mostram a cidade do Rio de Janeiro. Durante a apresentação da pesquisa, o professor lançará perguntas, tipo:
http://fabianovidal.blogspot.com/2010_06_01_archive.html
http://flusocio.com.br/blog/2010/08/26/maracana-fechado-dia-0809/
http://www.sirizao.com/index.php?start_from=984&ucat=&archive=&subaction=&id=&
ATIVIDADE 2 - Conhecendo as origens e as principais características do carnaval do Rio de Janeiro.
1º MOMENTO: O/a professor/a combinará com a turma de assistirem a dois vídeos sobre o carnaval carioca, um de uma escola de samba e o outro de um bloco de rua, por isso pedirá que todos prestem bastante atenção.
Vídeo 01 - Desfile da Mocidade Independente.
http://www.youtube.com/watch?v=SvJ9p5AqscU&feature=related
Vídeo 02 - Desfile do bloco Cordão de rua e do Bola Preta.
http://www.youtube.com/watch?v=Qqk2sWZKhsU
http://www.youtube.com/watch?v=eB7viSQEkoQ&feature=related
Vídeo 03 - Baile de Carnaval.
http://www.youtube.com/watch?v=uaPSKZpSsiU&feature=related
2º MOMENTO: Depois da exibição dos vídeos, o professor fará várias perguntas sobre os mesmos:
3º MOMENTO: O professor deverá iniciar uma pesquisa com as crianças sobre o carnaval do Rio de Janeiro. A turma deverá ser divida em tres grupos, cada grupo ficará responsável por um dos temas (Escola de Samba, blocos de rua e carnaval de salão), as crianças deverão pesquisar na internet, livros revistas, bem como entrevistar pessoas que vivenciaram carnaval no Rio de Janeiro. A pesquisa deverá enfatizar que o carnaval surgiu no Rio de Janeiro ainda no período colonial, trazido pelos portugueses, passando por várias etapas, como o entrudo e os limões de cheiro. Depois, sob a influência da França, surgiram os bailes nos salões e clubes e as grandes sociedades, sob a influência italiana, surgiram os passeios, no qual os ricos mostravam toda sua exuberência em lindas carruagens. Porém estas duas manifestações eram realizadas pela classe rica, como não podia deixar de ser, as pessoas mais humildes também inventaram o seu carnaval, surgindo assim os blocos, e dos blocos as primeiras escolas de samba, como Portela e Mangueira que, até hoje, continuam em atividade. Atualmente, o carnaval carioca está dividido em três segmentos básicos: as escolas de samba, que desfilam na Passarela do Samba (Sambódromo) também conhecida como Marquês de Sapucaí, os blocos de rua e os bailes de carnaval, que ocorrem em hotéis e clubes.
4º MOMENTO: Cada grupo deverá confeccionar um cartaz informativo sobre o assunto que ficou responsável e apresentá-lo em forma de seminário para restante da turma e/ou pais. Depois, tais cartazes serão expostos no mural da escola.
Obs.: O professor disponibilizará o material necessário como: tesoura, cola, cartolina, coleções, revistas, entre outros.
http://pedrocolombo.blogspot.com/2009/01/veja-ficha-tecnica-das-escolas-de-samba.html
http://rioetc.blogspot.com/2009/02/agenda-especial-blocos-de-carnaval-do.html
ATIVIDADE 03 - Conhecendo e compreendendo uma escola de samba.
1º MOMENTO: O professor proporá uma atividade para as crianças. Organizadas em círculo, em pé, cada uma delas receberá uma fotografia, ou um determinado nome, todos relacionados ao universo das escolas de samba. Quando o professor avisar, cada criança deverá rapidamente encontrar o colega que formará o seu par, por exemplo: as crianças que tem a fotografia de um mestre-sala e o nome "mestre-sala" tem que se encontrarem, as crianças que tem a fotografia da bateria e o nome "bateria" tem que se encontrarem e assim por diante, os pares irão se formando.
2º MOMENTO: As crianças trarão o material de pesquisa, o professor deverá organizar a sala em tres grupos, para que as crianças socializem os materias entre elas. O professor deverá circular entre os grupos, indagando e sugerindo ideias para a elaboração e construção de cartazes. Cada grupo deverá apresentar o figurino utilizado pelos foliões (fantasias), os instrumentos, músicas, adereços, carros alegóricos e alguns passos da dança. Como por exemplo na escola de samba a função do abre alas, da bateria, da porta bandeira, mestre sala, ala das baianas e samba enredo.
3º MOMENTO: Depois que os grupos organizarem os materiais, e elaborarem sua apresentação, deverão socializar a pesquisa com os demais alunos. Cada grupo, calmamente, utilizando as fotos e outros suportes irão explicando a função de cada elemento dentro de uma escola de samba, atentando para o aspecto estético que cada elemento tem. Assim como, as baianas tem sempre vestidos longos, pesados e rodados, geralmente são senhoras e desfilam rodopiando; a porta-bandeira carrega sempre uma fantasia pesada e rodada, carregando a bandeira da escola com elegância sem deixar com que ela se enrole; a bateria geralmente vem com fantasias mais leves, pois como seus integrantes tocam, não podem ser atrapalhados pela roupa; os carros alegóricos são como cenários imensos, que ajudam a contar o enredo, ou seja, a história que a escola pretende contar.
http://br.olhares.com/mestre-sala_e_porta-bandeira_foto2575435.html
http://www.krulik.com.br/futuroscope/pages/03_Baianas_Virad.htm
4º MOMENTO: Em seguida, é chegado o momento de colocar "a mão na massa", isto é, as crianças irão fazer pintura no rosto do outro colega. Para tanto, se faz necessário formar trios, sendo que dois integrantes do grupo serão responsáveis pela pintura no rosto do outro integrante, e assim sucessivamente até que todos do grupo estejam com o rosto pintado. As crianças terão total liberdade na hora de elaborarem o desenho e escolherem as cores as quais irão utilizar. Para tal, o professor fornecerá o material necessário: lápis de olho, batom, tinta específica para pintura de rosto. Veja modelos de pinturas no site abaixo:
http://pirulitorecreaçoes.blogspot.com
Fotos do site acima.
ATIVIDADE 04 - Conhecendo e cantando um samba enredo.
1º MOMENTO: O professor apresentará a letra do samba através da escola campeã do carnaval 2010, através do video http://www.youtube.com/watch?v=83_dGA9GH50
Depois, a letra do samba enredo deverá ser exposta no mural da sala.
Mangueira é música do Brasil
Vai passar
Nessa avenida mais um samba popular
Mangueira até "Parece um céu no chão"
É música vestida de emoção
Com notas e acordes refletiu
Em suas cores o orgulho do Brasil
Nas ondas do rádio,
De norte a sul viajei
Do sonho dourado embarqueiParece magiaVai, minha inspiração
"Num doce balanço a caminho do mar"
Vem me trazer a cançã
Pro mundo se encantar
Tantas emoções na verde e rosa
Brilham as estrelas imortais
"Bate outra vez" uma saudade
Lembro dos antigos carnavais
Um verso me levou
Do rock à jovem guarda
Fui "Caminhando e cantando" ao luar"
Com a Tropicália no olhar
"Atrás do trio eu quero ver
O baile começar e a noite adormecer
"O Sol Nascerá",
as cortinas irão se fechar
"Folhas Secas" virão e o show vai continuar
Meu coração é verde e rosa
Descendo o morro, eu vou
A música, alegria do povo
Chegou, a Mangueira chegou
Samba enredo da Mangueira 2010 - campeã do carnaval 2010
2º MOMENTO: Depois disso, o professor deverá solicitar que as crianças pesquisem a origem do samba enredo http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba-enredo que segundo o site: "é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba. Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, normalmente entre os meses de setembro e outubro, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o Carnaval do ano seguinte. Algumas vezes, opta-se por fundir dois ou mais sambas-enredo que sejam do agrado dos membros da escola. O samba campeão embala a escola durante a fase de preparação, ensaios técnicos até ser apresentado no desfile de carnaval. Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola (não confundir enredo com tema). O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas. A evolução da escola em muito depende do andamento do samba e seu desenrolar na avenida: algumas escolas preferem deixar o samba mais calmo, outras mais agitado, ou ainda mais românticos! Tudo depende de seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval. Escolas de Samba que tradicionalmente se apresentam com uma quantidade muito grande de componentes, em geral usam uma batida mais rápida para acelerar o movimento dos foliões na avenida e manter a harmonia do conjunto"
Em seguida, fará algumas perguntas às crianças:
3º MOMENTO: Agora, todos serão convidados a dançarem o samba enredo, tirando seus calçados e deixando seus corpos fluírem livremente de acordo com a melodia e ritmo, de preferência, cantando empolgadamente a letra da música.
Obs: Caso queiram, o grupo poderá combinar um baile a fantasia.
Obs.: Este último momento poderá ser registrado e, posteriormente mostrado à turma, para que as crianças percebam seus movimentos corporais, bem como suas ações diante dos colegas.
Sites que poderão ser pesquisados.
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/05/2014
Cinco estrelasSou apaixonado pelo tema, gosto muito de samba. Adorei a aula. Parabéns! Irei socializar.
29/08/2012
Cinco estrelasAdorei a aula, os objetivos e o roteiro tão bem detalhado. Sou apreciadora do <a href=http://www.grupopacifica.com.br/>carnaval carioca</a> e penso que ele tem muito para ser explorado e nada como a música, as cores e o ritmo para embalar a criatividade dos pequenos. Belíssima iniciativa que deve ser partilhada entre as escolas.
16/05/2012
Cinco estrelasComo adaptar esse projeto em questão de tempo em uma turma de alfabetização.aonde recebemos alunos sem saber nem vogais e temos que entregar lendo.Por favor me responda pois na minha escola foi imposto pelos coordenadores que dizem ser imposição do mec que trabalhemos em um projeto de carnaval durante um ano todo com atidades mensais e as vezes até semanais.Quero cumprir o projeto,mas sem prejudicaraalfabetização dos meus alunos que já tem que dar conta de3 a 4 livros por dia além da parte lúdic
04/02/2012
Cinco estrelasM-A-R-A-VI-L-H-O-S-O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
19/10/2011
Cinco estrelasPlano de aula muito bem formulado,bem objetivo. nota 10 para a professora ( Luzia e Nayde ). USOU DE MUITA SABEDORIA E CRIATIVIDADE. Precisarei sempre de pessoas como voces. parabéns e continue expandido saberes.pois sempre haverá alguém precisando de luzes para continuar seguindo.assim como eu.beijos. Até breve. DEUS os abençôe.
20/03/2011
Cinco estrelasAula muito interessante e bem articulada. Continue assim.
12/03/2011
Quatro estrelasGostaria de informar que utilizei sua aula com os alunos do 4º ano do ensino fundamental e fiquei muito feliz em ver o entusiasmo deles, principlamente ao ver os vídeos. Foi muito gratificante o resultado, uma vez que os objetivos foram alcançados juntamente com a alegria e entusiasmo das crianças. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ajuda.
20/02/2011
Quatro estrelasA aula está ótima, muito bem elaborada e veio contribuir muito para o meu projeto que vou r4ealizar esse ano.