Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CARNAVAL PERNAMBUCANO: FREVO.

 

13/12/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender com esta aula a:

  • Localizar o estado de Pernambuco no mapa;
  • Conhecer a origem do carnaval pernambucano;
  • Conhecer alguns passos do frevo;
  • Identificar as principais características do carnaval pernambucano;
  • Diferenciar o frevo do maracatu rural;
  • Vivenciar as danças: frevo e maracatu.
Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção sobre a festa "carnaval".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - Localizando Pernambuco no mapa.

1º MOMENTO: O professor deverá propor um estudo sobre o carnaval pernambucano. Primeiramente, o professor deverá fixar na parede da sala um mapa do Brasil  (grande). Abaixo do mapa deverá construir com as crianças uma legenda, na qual colocará pequenos quadrados coloridos, de acordo com as cores dos estados. Em seguida o professor deverá disponibilizar cartões com os nomes dos estados. Depois as crianças deverão fixar o nome do estado, ao lado da cor correspondente ao estado. Durante a atividade o professor poderá dar algumas dicas:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-mapas/

 

  • O estado do Rio Grande do Sul fica no sul do país;
  • Onde se localiza o sul do país?
  • O estado do Amazonas fica no norte do país, é um dos maiores estados do Brasil;
  • Quem pode indicar o maior estado?
  • O estado de Roraima fica no extremo norte, faz divisa com a Venezuela e fica acima do Estado do Amazonas;
  • Quem sabe onde está localizado o mar?
  • Onde será que estão localizados os estados do nordeste?
  • O estado de Pernambuco é banhado pelo mar, e fica no nordeste do Brasil;
  • O estado da Paraíba faz divisa com Pernambuco e Rio Grande do Norte, ficam no nordeste do Brasil.

ATIVIDADE 02 - Conhecendo as origens e as características do carnaval pernambucano.

1º MOMENTO: O professor pedirá que as crianças façam em casa, com a ajuda dos pais e avós, uma pesquisa sobre a história do carnaval de Pernambuco e que também, se possível, tragam fotos/imagens sobre o tema. Depois, com o material em mãos, o professor deverá questionar:

  • Todos fizeram a pesquisa?
  • Vocês contaram com a ajuda de quem?
  • Onde vocês pesquisaram?
  • Quem sabe a origem do carnaval de Pernambuco?
  • Como as pessoas brincam o carnaval em Pernambuco?
  • Qual é o tipo de música que toca no carnaval pernambucano?
  • Vocês conhecem os famosos bonecos de Olinda?
  • Quando sai o bloco chamado de Bacalhau do Batata?

Obs.: O professor deverá registrar as falas das crianças. Depois, organizar as falas das crianças e produzirem um texto coletivo.

Ver site: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Pernambuco) 

3º MOMENTO: Em seguida, o professor proporá às crianças que juntos elaborem um grande livro, cujas folhas serão cartolinas, contendo fotografias e informações/assuntos sobre o carnaval de Pernambuco. Os assuntos podem ser: a história do carnaval, fantasias, personagens, músicas e danças. O livro deverá conter informações básicas e, uma vez pronto, poderá ser exposto na biblioteca da escola.

Obs.: A sala poderá ser dividida em grupos e cada grupo ficará responsável por um assunto que o livro abordará.

Carnaval em Olinda - Bloco Bacalhau do Batata

 

fotos Profa. Ms. Nayde Solange Garcia Fonseca

ATIVIDADE 03 - Diferenciando o Frevo do Maracatu Rural.

1º MOMENTO: O professor exibirá dois vídeos que retratam o carnaval pernambucano.

Frevo: http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo  

Maracatu rural: http://www.youtube.com/watch?v=i4yfV2sz8ME&feature=related  

2º MOMENTO: Após a exibição dos vídeos, o professor fará juntamente com os alunos uma avaliação, indagando:

  • Qual é o nome da dança que aparece no primeiro vídeo?
  • E qual é a dança que aparece no segundo vídeo?
  • Quem conhecia essas danças?
  • Quem já dançou alguma delas?
  • Como são as vestimentas dos dançarinos do frevo?
  • E das pessoas que dançaram o maracatu?
  • O ritmo dessas músicas são parecidos ou diferentes?
  • Qual é a dança é mais fácil?
  • O que os dançarinos do frevo trazem na mão?
  • Por quê?
  • E os do maracatu carregam o quê?

3º MOMENTO: Aproveitando a oportunidade, o professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos,  sendo que cada grupo será responsável em pesquisar  uma dança:  Frevo ou Maracatu Rural.  A medida em que o material for sendo entregue, deverá ser lido no momento da roda. Depois, o professor poderá propor a confecção de cartazes com as informações encontradas, para tanto deverá disponibilizar o material: Tesoura, cola, pincel, lápis de cor, hidrocor, cartolina, papel A4. Durante a elaboração dos cartazes o professor deverá dar atenção a todos os grupos, mediando todo o processo de construção.

 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo  foto do frevo

 

Foto do Maracatu

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Rural

ATIVIDADE 04 - Caindo no frevo! 

1º MOMENTO: O professor deverá propor uma oficina com passos do frevo. Para tanto poderão apreciar alguns vídeos sobre como dançar frevo.

http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM&NR=1 

http://www.youtube.com/watch?v=FJ4UvK7ziiE 

http://www.youtube.com/watch?v=C3pdTK9c5lQ 

2º MOMENTO: Depois poderão elaborar um figurino e dançar o frevo ao som do ritmo pernambucano. Também poderá ser proposto que dancem o maracatu, para tanto será necessário que confeccionarem o figurino, criando os passos e experimentando todas as possibilidades corporais.

http://g1.globo.com/Carnaval2008/0,,MUL251674-9772,00.html 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre o carnaval pernambucano;
  • Por sua capacidade de estabelecer semelhanças e diferenças entre manifestações culturais;
  • Por sua dedicação na hora de realizar as atividades;
  • Por sua conduta na realização dos trabalhos em grupo;

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.