Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CARNAVAL MARANHENSE: TAMBOR DE CRIOULA.

 

14/10/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:

  • Localizar o Maranhão na região nordeste;
  • Conhecer a origem do carnaval maranhense;
  • Identificar as principais características do carnaval maranhense;
  • Comparar e diferenciar a dança "Tambor de crioula" com o "Boi bumbá";
  • Conhecer algumas fantasias utilizadas no carnaval maranhense.
Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "carnaval".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Localizar o Maranhão na região Nordeste.

1º MOMENTO: O professor combinará com as crianças de iniciarem um estudo sobre o carnaval maranhense, uma das festas mais alegres e bonitas do nosso país. Entretanto, será necessário que eles identifiquem onde se localiza o estado do Maranhão na região Nordeste. Então, o professor pedirá aos alunos que observem atentamente o mapa do Brasil, que estará dividido por regiões.

2º MOMENTO: Em seguida, o professor lançará alguns questionamentos:

  • A Sigla do Maranhão é MA, veja quem consegue achar?  (O professor/a poderá dar dicas, dizendo a cor da região pintada no mapa, ou mesmo associar as letras da sigla com o nome de alguma criança da sala.)
  • O Maranhão fica mais perto do Rio Grande do Norte (RN) ou do Ceará (CE)?
  • Ele é maior do que Sergipe (SE)?
  • Ele é menor do que o Piauí (PI)?
  • Alguém aqui já foi ao Maranhão?
  • Qual o Estado do Nordeste que fica mais próximo do Maranhão?
  • Qual o que fica mais distante?
  • O Maranhão é banhado pelo mar?

3º MOMENTO: O professor entregará para cada aluno um mapa do Brasil dividido por regiões e pedirá a todos que, observando o mapa do país exposto,  pintem o mapa por regiões, apenas tomando o cuidado de pintar cada região de uma cor diferente da outra. Quando todos tiverem acabado, o professor irá, juntamente com a turma, recortar o mapa e confeccionar um quebra-cabeça.

4º MOMENTO: O professor mostrará o mapa do Maranhão, identificando a Capital, São Luís, e localizando os Lençóis Maranhense. A pesquisa poderá ser feita na carta cartográfica, globo terrestre ou Google Earth.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-mapas/mapa-do-maranhao.php 

ATIVIDADE 2 - Conhecendo o Maranhão

1º  MOMENTO : O professor solicitará como atividade de casa uma pesquisa sobre a origem do Maranhão, evidenciando sua bandeira, pratos tipicos, festas culturais e pontos turisticos, para tanto os alunos deverão contar com ajuda dos seus familiares, salientando os meios de informação como internet, revistas e livros.

2º MOMENTO: Já com o fruto da pesquisa em mãos, o professor irá dividir a turma em grupos, sendo que cada grupo ficará encarregado de abordar um determinado aspecto da cultura maranhense, construindo um cartaz com fotos para facilitar o entendimento. No transcorrer das apresentações, o professor deverá lançar questionamentos para as crianças a fim de fazer elas refletirem sobre os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa.

  • Quais os pratos mais gostosos da culinária maranhense?
  • Quais os  pontos turísticos do Maranhão mais procurados pelos turistas?
  •  Qual é a manifestação cultural do Maranhão mais famosa?
  •  O que vocês sabem sobre os Lençóis Maranhenses?

Obs.: A pesquisa poderá ser realizada através do site  http://pt.wikipedia.org/wiki/Maranh%C3%A3o  que fala sobre a história do Maranhão.

http://www.quatrocantos.com/clipart/bandeiras/bandeira/bandeiras_estados.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lencois_Maranhenses_3.jpg  fotos da Faixada e dos Lençois Maranhense

ATIVIDADE 3 - O que é Tambor de Crioula.

1º MOMENTO: O professor explicará aos aos alunos que deverão fazer uma pesquisa em casa, auxiliados pelos pais, sobre o Tambor de Crioula e que, por meio desta pesquisa, deverão, ainda com a ajuda dos pais, responder algumas perguntas básica sobre essa dança maranhense. Também pedirá que tragam as fotos que encontrarem sobre o tema da pesquisa.

  • O que é o Tambor de Crioula?
  • Qual a sua origem?
  • Homenageia alguém?
  • Só é dançado no Maranhão?
  • Geralmente, como é o figurino dos participantes da dança?

2º MOMENTO: O professor, na aula seguinte, começará a fazer perguntas sobre a atividade pedida:

  • Quem ajudou vocês a pesquisarem?
  • Pesquisaram aonde?
  • Encontraram muitas informações sobre o assunto?
  • Conseguiram responder as perguntas?
  • O que vocês acharam sobre está dança?
  • Qual a origem dessa dança?
  • Como é o figurino?
  • Qual é o tipo de música usada?
  • Como as moças dançam?

E assim, dialogando com as crianças, o professor irá saber se elas conseguiram, de fato, cumprir a tarefa, bem como tomar parte das informações obtidas, além, obviamente, de fazer cada criança oralizar e, automaticamente, socializar saberes. No fim, o professor fará uma explicação sobre a dança em questão, condensando o material conquistado pelos alunos.

De acordo com o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor_de_crioula Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

3º MOMENTO: O professor irá sugerir uma exposicão da pesquisa realizada, a qual deverá ser colocada no mural da escola, explicando, com detalhes, as informações sobre essa tão alegre e encantadora dança. Para isso, a turma será dividida em grupos, ficando cada um encarregado por determinada atividade. Por exemplo, um grupo irá dar o acabamento na cartolina onde serão colodas as fotos, rasgando as extremidades da cartolina, outro grupo se encarregará de colar as fotografias nos cartazes, enquanto outro grupo irá escrever as legendas, e o outro grupo irá se responsabilizar pela montagem da exposição no mural.

ATIVIDADE 4 - Comparando a dança Tambor de Crioula com o Bumba Meu Boi.

1º MOMENTO: O professor pedirá a todos que assistam a quatro vídeos muito interessantes: os dois primeiros sobre o Tambor de Crioula e os dois restantes sobre o Bumba Meu Boi, outra dança típica do povo maranhense.

http://www.youtube.com/watch?v=SRCjJBusmfw&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=q76DHuGunJg&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=07UTOrhONH0 

http://www.youtube.com/watch?v=kuqd9Itrtn8&feature=related 

2º MOMENTO: Após a exibição dos vídeos, o professor levantará questionamentos sobre os vídeos assistidos:

  • Vocês poderiam me descrever a dança do primeiro vídeo?
  • E a do segundo?
  • Eles mostram danças parecidas?
  • E o terceiro vídeo, quem sabe o nome desta dança?
  • Qual o elemento diferente que aparece nesta dança?
  • O terceiro video e o quarto o que eles tem de semelhante?
  • Como são as músicas destes videos? Lenta ou acelerada?
  • Como é o figurino das mulheres no dois primeiros videos?
  • Tinha algum adereço?
  • Qual das danças parece ser mais difícil de dançar na opinião de vocês?
  • Por quê?

3º MOMENTO: Aproveitando a oportunidade, o professor pesquisará com as crianças a origem do Bumba Meu Boi, compartilhando com elas algumas informações básicas.

De acordo com o site abaixo da Wikipedia - A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco, origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica.  boi-bumbá ou pavulagem; em Pernambuco é boi-calemba ou bumbá; no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, dromedário e mulinha-de-ouro; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé (em Macaé a o famoso boi do Sadi) é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi-de-reis; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão; em São Paulo é boi-de-jacá e dança-do-boi.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi

http://escafandro.blogtv.uol.com.br/2008/06/06/sapateia-nordeste 

4º MOMENTO: O professor, agora, irá apresentar fotografias de algumas fantasias, explicando  para as crianças que são típicas do carnaval maranhense, como Cruz-Diabo, figura de um diabo espantoso, com máscara de chifre, usando camisolão vermelho e preto com mangas compridas e gola larga, tendo no peito uma cruz. Depois o camisolão foi substituído por roupa de meia toda vermelha, bem coladinha, com máscara do diabo empunhando um lança tridente. Embora exista em vários estados do Brasil, só no Maranhão é conhecido pelo nome de fofão. A fantasia consiste em um largo macacão de chita ou de seda com guizos nas extremidades da gola, das mangas e das pernas e uma horripilante máscara de borracha ou de papel machê com bocarra e calombos na fronte e bochechas.

(http://cmfolclore.sites.uol.com.br/velhoscarnavais.htm

http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sede/index.php?page=noticia_extend&loc=sede&id=118 

5º MOMENTO: O professor deverá propor a elaboração e montagem da dança Tambor de Crioula. Para a montagem, poderá ser utilizado um CD com músicas utilizadas no Tambor de Crioula, porém, caso seja possível, seria interessante a presença de um músico para tocar o tambor, pois daria muito mais "ritmo" a apresentação. Outra preocupação deverá ser o figurino, meninas usam saias rodadas longas e estampadas, meninos de calça, camisa estampada e chapéu. Os movimentos deverão ser livres, as crianças tendo a liberdade de criarem sua propria coreografia.

http://www.overmundo.com.br/agenda/folia-laborarte 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre os aspectos da cultura maranhense;
  • Por sua expressão oral nos momentos em que esta se fizer necessária;
  • Por sua dedicação ao realizar as atividades.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • IZAMARA FONTYNELLE, IZAMARA , São Paulo - dijo:
    THIAGOEMANUELE@HOTMAIL.COM

    15/06/2012

    Cinco estrelas

    legall APREDIR MUITO SOBRE O MARANHAO GOSTEI DEMAIS DELE E MUITO MAIS DA CULTURA


  • Marta Blanco Alcantara, ESC EST JOAQUIM NABUCO , Amapá - dijo:
    martab805@gmail.com

    04/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa sua aula, você foi capaz de contextualizar os diversos temas e para as crianças nessa faixa etária que gostam de fantasiar deve ter sido um sucesso! Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.