Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CARNAVAL ITALIANO: VENEZA.

 

14/10/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:

  • Localizar geograficamente a itália no mapa mundi;
  • Conhecer a cultura do povo italiano;
  • Conhecer a origem do carnaval italiano;
  • Conhecer diferentes máscaras utilizadas no carnaval italiano;
  • Diferenciar o carnaval da Itália do carnaval do Brasil;
  • Comparar o carnaval de Veneza com o carnaval do Recife antigo.

Duração das atividades
Quatro aulas, cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção do conceito de "carnaval".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - Localizando a Itália no mapa mundi.

1º MOMENTO: O professor comunicará à turma que  irão iniciar o estudo de um dos carnavais mais bonitos e elegantes do mundo: o carnaval italiano, mais especificamente o carnaval de Vezeza. Em seguida, apresentará o globo terrestre para as crianças, esclarecendo que ele é uma representação em miniatura do planeta Terra, e solicitará que explorem o globo, localizando os oceanos, os continentes, os países ao longo da superfície do nosso planeta.  Em seguida, pedirá que elas achem o Brasil e a Itália.

2º MOMENTO: Quando as crianças encontrarem os dois países na superfície do globo, o professor começará a fazer perguntas:

  • Qual a maior dificuldade que vocês acharam para encontrar os dois países?
  • Qual é o maior país?
  • Como vocês descobriram?
  • Como será que podemos ir do Brasil para a Itália?
  • O Brasil fica perto ou longe da Itália?
  • Pelo formato, o mapa da Itália se parece com o quê?
  • Alguém aqui já esteve na Itália?

http://www.castelodosaprendizes.com/album/Globo%20Terrestre.jpg 

3º MOMENTO: O professor, agora, proporá que vejam o globo terrestre através do programa do google Earth. Primeiramente deverá instalar o programa no computador da escola, em seguida localizar no google Earth o lugar onde a escola se situa, depois solicitar no site a busca para Itália, observando o trajeto feito pela camera, os limites deste país, as ilhas e países próximos, bem como o formato do mapa da Itália.

Foto Profa. Ms. Nayde Solange G. Fonseca

 Por fim, solicitar a busca para Veneza, nesse momento o professor deverá indagar:

  • Veneza é uma ilha?
  • Como Veneza é ligada ao continente?
  • Como são as ruas de Veneza?

http://www.vamosparaitalia.com.br/mapas.html 

3º MOMENTO: Depois da discussão, o professor poderá sugerir uma pesquisa sobre "Veneza", abordando sua história, aspectos sociais e econômicos, durante a pesquisa, deveram ser mostradas algumas imagens de pontos históricos da cidade de Veneza, ilustrando o momento e facilitando o entendimento do que está sendo dito. Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza   "A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes da Europa, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial comandado pelos doges, os líderes da cidade. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dyrrhachium (atual Durrës), assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo. O patrono da cidade é São Marcos (festa em 25 de abril). A festa do povo do Véneto é celebrada em 25 de março, data da fundação da cidade. A cidade está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas, estando localizada entre a foz do rio Ádige (a sul) e do rio Piave (a norte)."

http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=1211 

ATIVIDADE 02 - Conhecendo a cultura italiana e a origem do carnaval italiano.

1º MOMENTO: Agora, o professor fará alguns questionamentos aos alunos, objetivando ativar a curiosidade deles:

  • Quem saberia me dizer um prato típico da culinária italiana?
  • O que vocês acham que se fabricam na Itália?
  • Quem sabe dizer alguma palavra em italiano?
  • Será que a Itália já foi campeã mundial de futebol?
  • Já teve Copa do Mundo na Itália?
  • Será que cai neve em alguma parte da Itália?
  • Alguém já viu um filme ou novela que algum personagem fala italiano?

http://obanquinho.blogspot.com/2008/11/livro-miojo-livro-macarronada.html  

http://escrevendoassim.blogspot.com/ 

2º MOMENTO: Em seguida, o professor dividirá a turma em grupos, explicando que cada grupo ficará responsável para fazer uma pesquisa em casa, sobre um aspecto da cultura italiana (culinária, futebol, monumentos históricos, língua, pintura, literatura, teatro) contando, para isso, com a preciosa ajuda dos pais, avós, enfim de um adulto, que tenha disponibilidade em ajudá-los. Então, serão entregues fichas para os componentes de cada grupo (as fichas poderão conter o cabeçalho e o aspecto a ser pesquisado), nas quais serão anotadas, em forma de tópicos, algumas informações pesquisadas. Também as crianças serão orientadas a trazerem algumas imagens sobre o assunto que pesquisaram.

3º MOMENTO: Uma vez com o fruto da pesquisa nas mãos, o professor pedirá que os grupos se organizem novamente e que construam cartazes sobre o tema pesquisado, entretanto os cartazes deverão conter apenas o nome do tema (culinária, futebol, língua, música), as fotos trazidas de casa serão coladas, bem como as fichas devidamente preenchidas. O importante aqui não é que sejam feitos cartazes bem decorados, perfeitos, bem acabados, porém que sejam fruto de um trabalho realizado pelas próprias crianças a fim de facilitar a exposição do conhecimento conquistado durante a pesquisa.

Fotos no site : http://pt.wikipedia.org/wiki/It%C3%A1lia 

4º MOMENTO: Com os cartazes prontos, cada grupo então será convidado a apresentar seu tema para o restante dos colegas. Nesse momento, deve-se deixar as crianças bem a vontade, cabendo ao professor estimulá-las por meio de perguntas,  fazendo-as contar como se deu o trabalho em casa, o que elas acharam mais curioso durante a pesquisa, quem as ajudou a realizá-la. Depois das apresentações, os cartazes deverão ser fixados na sala de aula, devidamente identificados com os nomes dos componenetes de cada grupo.

ATIVIDADE 03 - Conhecendo a história e as principais características do carnaval italiano.

1ºMOMENTO: O professor pedirá que as crianças assistam com muita atenção os vídeos abaixo, pois depois terão que responder algumas perguntas sobre eles.

Vídeo 01 - O carnaval de Viareggio: http://www.youtube.com/watch?v=cJa5coo21w0&feature=related 

Vídeo 02 - O carnaval de Veneza - máscaras:  http://www.youtube.com/watch?v=1xDQFlvcUiA 

2º MOMENTO: Depois da exibição dos vídeos, o professor lançará algumas perguntas:

  • Do que trata o primeiro vídeo?
  • E o segundo?
  • O que aparece no primeiro vídeo?
  • E no segundo?
  • Como as pessoas estão vestidas em cada vídeo?
  • Vocês já encontraram alguém vestido assim?
  • Vocês já usaram máscaras?
  • Existe algum carro alegórico em um dos vídeos?

Dando prosseguimento, o professor contará que o primeiro vídeo mostra o carnaval da cidade italiana de Viareggio, já o segundo mostra o carnaval de outra cidade italiana, Veneza. Aproveitando o ensejo, o professor abordará de modo claro alguns aspectos do carnaval italiano: O Carnaval da Itália tem como característica a tradição das pessoas se mascararem. O Carnaval de Veneza e o Carnaval de Viareggio são consideradas entre os maiores do mundo. Sua fama, transcende as fronteiras nacionais e é capaz de atrair turistas de Itália e do exterior. O Carnaval de Veneza é conhecido pela beleza das fantasias, a pompa das festividades e é composto de vários dias de manifestações: exposições de arte, desfiles de moda, apresentações teatrais, etc. O Carnaval de Viareggio é caracterizado por carros alegóricos que desfilam nos domingos entre janeiro e fevereiro, e que possuem enormes esculturas de papel-machê, que retraram caricaturas de homens famosos no campo da política, cultura e entretenimento, cujos traços característicos, especialmente os recursos são sublinhados com sátira e ironia. Os carros desfilam ao longo do passeio em Viareggio, uma avenida que corre ao longo de dois quilômetros entre a praia e as construções em estilo Art Nouveau com vista para o mar Tirreno. O Carnaval italiano foi o tema principal da cerimônia de encerramento dos XX Jogos Olímpicos de Inverno em Fevereiro 26, 2006, no Stadio Olimpico, em Turim (antiga City Stadium). Um show seguido por cerca de 800 milhões de telespectadores que viram o principal máscaras do Carnaval de Viareggio e os ícones da tradição italiana. 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_da_It%C3%A1lia

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1146_carnaval/page2.shtml  

http://www.italianoporticando.com/spanish/Corsi%20in%20Torino.htm 

https://www.turismo.inatel.pt/optitravel/online/www/layout03/pkt/pkt_detail.php?id=1074 

3º MOMENTO: O professor novamente pedirá as crianças que assistam a mais dois vídeos com muita atenção.

Vídeos - Carnaval de Pernambuco: http://www.youtube.com/watch?v=XRAa--djmng 

                                                  http://www.youtube.com/watch?v=zfdsm4Q4yJE 

Após a exibição, o professor novamente lançará perguntas para a turma:

  • De que trata os vídeos?
  • A forma das pessoas brincarem carnaval é parecida com a da Itália?
  • Há alguma semelhança entre o carnaval de Viareggio e o carnaval do Recife? Qual?
  • E entre o carnaval de Veneza e o de Recife tem alguma semelhança?
  • Vocês observaram alguém mascarado no vídeo sobre o carnaval de Recife?
  • Como as pessoas brincam o carnaval em Recife?

http://acertodecontas.blog.br/economia/midia-promocional-no-carnaval-e-novamente-foco-de-empresas/ 

http://fashionbubbles.com/arte-e-cultura/carnaval-de-veneza/  

O professor, então, fará uma  pesquisa sobre o carnaval de Veneza, a qual deverá salientar a influência que o mesmo teve no carnaval brasileiro, a importância das máscaras, o uso dos figurinos de época, por fim existe  um texto no site http://www.cyberartes.com.br/artigo/?i=277&m=43 que muito pode contribuir com este momento. 

ATIVIDADE 04 - Conhecendo máscaras vienenses e construindo máscaras carnavalescas.

1º MOMENTO: O professor e a turma realizarão uma pesquisa sobre algumas máscaras famosas do carnaval de Veneza, explicitando informações sobre elas (por exemplo, a máscara do pierrot, do arlequim, da colombina, a bauta...). Explicitando que as máscaras são normalmente muito caras, mas há sempre alternativas que contemplam o bolso de cada um. Há também a possibilidade de se alugar um traje e de procurar, entre tantos artesãos que povoam a cidade, máscaras mais singelas, como as produzidas com um material conhecido como ‘cartapesta’ – misto de gesso e pasta de papel. Para quem tem um poder aquisitivo maior, há também as mais elaboradas, imersas em metal e ornamentadas com prata e ouro. A mais consumida é a famosa ‘bauta’, máscara branca no formato de um bico, complementada por um chapéu de três pontas, um casaco amplo e uma capa preta tecida com seda, a qual reveste os ombros e o pescoço, reproduzindo desta forma a imagem do nobre de Veneza.

http://graceolsson.com/blog/2009/02/foto-do-dia/ 

2º MOMENTO: Agora, o professor irá sugerir para a turma que confeccionem máscaras, não necessariamente as de Veneza, que tal máscaras de animais? Seria interessante que o professor já entregasse o molde da máscara para que a criança apenas as decorassem. As máscaras poderão ser pintadas com tinta guache, lápis de cor, giz de cera e enfeitadas com papel laminado, lantejoulas, botões coloridos, palitos de churrasco, lã, tecidos, algodão, penas coloridas e outros elementos decorativos. Nos sites abaixo existem moldes de máscaras interessantes que poderão nortear o trabalho com as crianças.

 http://educacaodeinfancia.com/fazer-mascaras-de-carnaval/ 

ou http://evangelizacao-infantil.blogspot.com/2009/05/desenhos-para-colorir-mascaras-de.html 

3º MOMENTO: Uma vez com as máscaras prontas, cada criança será fotografada e as fotos gerarão material para uma exposição, organizada por todos, divulgando o trabalho realizado.

http://educacaodeinfancia.com/fazer-mascaras-de-carnaval/  

 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por seu entendimento sobre o carnaval italiano e a influência que ele teve no carnaval brasileiro;
  • Por sua capacidade de estabelecer semelhanças e diferenças entre o carnaval italiano e o de Recife;
  • Pela sua dedicação na hora de fazer os trabalhos;
  • Por sua expressão oral na hora de fazer questionamentos e de dar contribuições.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.