Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Elaboração de frases

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir frases a partir de questões, tais como: Quem é? Como é? O que usa? O que gosta de fazer?;
  • Exercitar a criatividade e a fluência verbal;
  • Registrar frases a partir de instruções recebidas;
  • Empregar as palavras de forma coesa para formação de frases;
  • Desenvolver a sequenciação, a organização, a coerência e a lógica da frase.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito de formação de frases. Após esse levantamento é importante que os alunos saibam que as frases são formadas por palavras.

Exemplo: A menina é bonita.

E que frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo que seja capaz de transmitir, a quem nos ouve ou lê, tudo o que pensamos, queremos ou sentimos.

Exemplos:       

Socorro!      

Muito Obrigado!       

Será que vai chover?       

Hoje está um dia muito quente.

Por acreditarmos que atividades lúdicas – jogos, brinquedos e brincadeiras, facilitam o processo de ensino e aprendizagem, sugerimos as seguintes atividades para que você possa identificar como seus alunos estão elaborando o conceito de frase.

1a   ATIVIDADE LÚDICA

Organize a turma em dois grupos, formados em colunas de frente para a lousa. Divida a lousa em duas partes.

Você deverá estipular uma palavra chave para que os grupos produzam uma frase a partir das letras dessa palavra. Deverá ir à lousa um aluno de cada vez, a fim de escrever a palavra correspondente à sua letra.

Dependendo do número de componentes, os alunos poderão ir à lousa mais de uma vez. Os artigos e preposições poderão ser usados como elementos de ligação.

O grupo vencedor será aquele que realizar a frase de melhor sentido.

Exemplo: palavra – ônibus     Ontem ninguém imaginou que o belo urso sumiu.

2a  ATIVIDADE LÚDICA

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou mais elementos.

Escreva algumas palavras em diferentes pedaços de papel, poderão ser retalhos de papel em branco. As palavras poderão ser de algum conteúdo específico que estiver sendo trabalhando ou que tenha dificuldades ortográficas (palavras com encontros consonantais; palavras terminadas com l ou u; grafia de am/aõ, dentre outras).

Você deverá entregar para cada aluno dos grupos, um pedaço de papel, contendo uma palavra da frase que deverá ser formada. Explique aos alunos que na sua vez, sem comunicação entre os elementos de cada grupo, será dado um sinal e o grupo terá que montar a frase na lousa. O último a escrever deverá fazer a pontuação da frase.

Professor, quando o grupo terminar de escrever sua frase você e a turma verificará se a ela está correta.

Exemplo: frase - precisa - ter - toda - adequada – pontuação.

Toda frase precisa ter pontuação adequada.

Ao finalizar a atividade estabeleça um diálogo com a turma. Pergunte o foi possível aprender e quais foram as facilidades e dificuldades encontradas.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Entregue para cada aluno uma folha de papel impressa com uma imagem que seja propícia para produção de frase. Se preferir você poderá providenciar diferentes imagens retiradas de recortes de revistas, jornais ou panfletos de propaganda.

Você poderá fazer assim: Observe as figuras e crie frases para elas.

Veja o modelo:  

Imagem - Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05

´

Quem é? 

 Como é?

O que usa?

O que gosta de fazer?

Carolina

bonita

camiseta cor de rosa

calça azul claro

brincar de balançar

Carolina é uma menina bonita.

Ela usa uma camiseta cor de rosa e uma calça azul claro.

Carolina gosta de brincar de balançar.

  a -      

Imagem - Fonte: http://br1000.blogspot.com/2009/03/fotos-de-palhacos-de-circo.html  (acesso 08/09/2010)  

              

Quem é?

Como é?

O que usa?

O que gosta de fazer?

   _________________________________________________________________________________

   _________________________________________________________________________________

   _________________________________________________________________________________

 

b- 

Imagem- Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/tag/crianca/  (acesso 08/09/2010)

Quem é?

Como é?

O que usa?

O que gosta de fazer?

  __________________________________________________________________________________

  __________________________________________________________________________________

  __________________________________________________________________________________

VARIAÇÕES

Professor, se os alunos demonstraram dificuldades para realizar as atividades anteriores você poderá incluir a seguinte atividade lúdica:

Entregue aos alunos uma quantidade igual de objetos pequenos: pedrinhas, tampinhas, botões, dentre outros.

Cada aluno deverá receber um dos objetos escolhidos por você, ou seja, se optar por tampinhas, cada aluno deverá ganhar uma tampinha.

Um aluno deverá iniciar a elaboração de uma frase. Para isso pegará, por exemplo, uma tampinha e dirá a primeira palavra da frase.

O próximo aluno deverá repetir a palavra dita pelo colega anterior e acrescentar uma nova, dando sequência à frase. Durante cada nova palavra acrescentada também acrescentará uma tampinha.

O jogo continuará assim, cada aluno acrescenta uma palavra e repete as anteriores. Dessa forma a frase estará sendo produzida. O jogo continua e a frase continuará cada vez maior.

Caso algum aluno não consiga estruturar a frase, ou seja, dizer uma palavra que não dê sentido, você poderá ser o mediador fazendo indagações para que ele consiga (re) elaborar a palavra ou a frase.

Para a frase não ficar longa divida a turma em vários grupos, desse modo você terá várias frases.

Registre as frases na lousa para que os alunos possam copiá-las em outro momento.

Exemplo:

Eu...

Eu vou...

Eu vou amanhã....

Eu vou amanhã à noite....

Eu vou amanhã à noite no....

Eu vou amanhã à noite no aniversário....

Eu vou amanhã à noite no aniversário de ....

Eu vou amanhã à noite no aniversário de meu....

Eu vou amanhã à noite no aniversário de meu avô.

Ao final de cada frase faça um levantamento de quantas pedrinhas foram utilizadas para produzir a frase.

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Imagem- Fonte: CD Clipart & Cia - Número 05

Professor, para reforçar os conhecimentos sobre elaboração de frases agende um horário para que seus alunos possam executar alguns jogos sobre a temática.

Você poderá utilizar os sítios abaixo para ordenar palavras e formar frases:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/jogo_frases_m/jogo_frases1.htm 

http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-1.htm  

http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-2.htm  

http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-3.htm  

http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-4.htm  

http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-5.htm  

http://ludotech.eu/jogos/portug/prover-6.htm (acesso 08/09/2010)

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades, as dificuldades encontradas e o que aprenderam.  

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, para ampliar os estudos sobre elaboração de frases você poderá incluir novos elementos. Isso poderá ser feito através de elementos indicadores de lugar, tempo, companhia, modo. Veja como fazer:

Observe as figuras e produza frases para elas. Produzi a primeira frase, você deverá produzir outras .Veja o modelo:

Imagem: acervo da autora

                     

QUEM?

FAZ O QUÊ?

COMO?

ONDE?

COM QUEM?

QUANDO?

Nicole

brinca de bola

muito contente

no quintal,

sozinha

pela manhã.

Agora é a sua vez!

Faça um desenho e em seguida produza frases sobre ele.

Você deverá produzir no mínimo cinco frases.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie o desempenho da turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de compreender como elaborar frases a partir de instruções recebidas, se empregaram as palavras de forma coesa para formação de frases e se exercitaram a criatividade e a fluência verbal durante os diversos momentos vivenciados. É importante que seja verificada a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vania, emef LFREDO GUEDES , São Paulo - dijo:
    vaniaol@ig.com.br

    07/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão da aula


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.