Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Números ordinais: colocando tudo em ordem

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e escrever os números ordinais do 1º ao 30º;
  • Compreender e reconhecer números ordinais do 1º ao 30º;
  • Desenvolver o domínio da ordem habitual - crescente dos números;
  • Resolver situações problemas envolvendo números ordinais.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de identificar numerais de 1 a 30, bem como a quantidade que cada um representa. Além disto, que saiba expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos da turma sobre o que eles sabem a respeito de números ordinais. Observe se sabem que os números também indicam ordem.

Após esse levantamento é importante que os alunos saibam que os números ordinais, ou simplesmente ordinais, são números usados para assinalar uma posição numa sequência ordenada: primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc.  

Convide seus alunos para copiar e interpretar a cantiga de roda Terezinha de Jesus. Para isso você deverá registrar a letra da cantiga na lousa.

Informe a eles que Cantiga de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local.  

                   TEREZINHA DE JESUS     

Fonte da imagem: http://recordacoesbyelizete.blogspot.com/2008/10/brincadeiras-de-roda-criana-feliz.html  (acesso 06/09/2010)

 Terezinha de Jesus deu uma queda

Foi ao chão

Acudiram três cavalheiros

Todos de chapéu na mão

O primeiro foi seu pai

O segundo seu irmão      

O terceiro foi aquele

Que a Tereza deu a mão

Terezinha levantou-se

Levantou-se lá do chão

E sorrindo disse ao noivo

Eu te dou meu coração

Dá laranja quero um gomo

Do limão quero um pedaço

Da morena mais bonita

Quero um beijo e um abraço

Depois que os alunos copiarem a letra da cantiga faça com eles uma simulação do acontecido com a Terezinha.

Escolha uma criança para ser a Terezinha e outras três para serem os cavalheiros. Os demais colegas farão uma roda, no centro dela deverá ficar a Terezinha. Os três cavalheiros ficarão fora da roda e entrarão n

a medida em que forem sendo apresentados na cantiga.

A princípio você poderá fazer a leitura do texto, depois apresente a música. Se algum aluno souber cantar peça que lhe ajude. Você poderá utilizar o CD 26 Cantigas de roda: para brincar e manter viva a cultura popular, Fundação Vitor Civita. São Paulo: G 4 Editora.

Neste momento ressalte que as palavras: primeiro, segundo e terceiro caracterizam ordem e posição.

Depois de realizada a brincadeira de roda peça aos alunos que ilustrem o texto copiado.

Professor, você poderá solicitar aos alunos que copiem a cantiga no caderno de Língua Portuguesa ou  de Matemática.

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, retome a cantiga trabalhada na atividade anterior. Relembre a posição que cada um dos três cavalheiros foi até Terezinha.

Você poderá utilizar o Laboratório de Informática para que eles assistam vídeos sobre a cantiga trabalhada.   

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

Para assistirem o vídeo Teresinha de Jesus acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg    

No sítio http://www.youtube.com/watch?v=QwMisXps7N0 você encontrará apenas a melodia da música Teresinha de Jesus.  

Aproveite a oportunidade para realizar alguns jogos de corrida que apresentam a temática: números ordinais. Eles  estão disponíveis nos sítios:

http://www.aulavaga.com.br/jogos/corridas/camera-killer/

http://www.jogosfantasticos.com/jogos/Rural-Racer.html    

http://www.planetajogos.com/games/baliza.html (acesso em 06/09/2010) 

Ao finalizar as apresentações questione os alunos sobre o que acharam de participar desta atividade.   

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

Professor, peça que os alunos façam uma fila, poderá ser uma fila alternando meninos e meninas ou primeiro as meninas e depois os meninos (faça como você achar conveniente, desde que seja uma fila única). Solicite que continuem a sequência numérica. O primeiro da fila dirá um, o seguinte dois, até chegar ao último. Caso você tenha vinte e oito alunos o último dirá o número 28.

Ao término da contagem pergunte à turma se sabe o que ela significa. Espera-se que chegue à conclusão de que os números estão em ordem crescente.

Aproveite para dizer o nome da criança e que posição ocupa, para isso questione:

a-      Quem é o número 1?_____ Então ele é o primeiro.

b-     Quem é o número 2?_____ Então ele é o segundo.

Faça os questionamentos até o momento que todos os alunos tenham a possibilidade de (re) descobrir o lugar que ocupa na fila.

Ao final faça o registro abaixo:

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

NÚMEROS ORDINAIS  

Pensando nas atividades que realizamos nas aulas anteriores escreva o que já sabemos sobre números ordinais. Veja como se escreve os números ordinais do 1o ao 30o.

CARDINAL

ORDINAL

um

primeiro

dois

segundo

três

terceiro

quatro

quarto

cinco

quinto

seis

sexto

sete

sétimo

oito

oitavo

nove

nono

dez

décimo

onze

décimo primeiro

doze

décimo segundo

treze

décimo terceiro

quatorze

décimo quarto

quinze

décimo quinto

dezesseis

décimo sexto

dezessete

décimo sétimo

dezoito

décimo oitavo

dezenove

décimo nono

vinte

vigésimo

vinte e um

vigésimo primeiro

vinte e dois

vigésimo segundo

vinte e três

vigésimo terceiro

vinte e quatro

vigésimo quarto

vinte e cinco

vigésimo quinto

vinte e seis

vigésimo sexto

vinte e sete

vigésimo sétimo

vinte e oito

vigésimo oitavo

vinte e nove

vigésimo nono

trinta

trigésimo

Concluído o registro, proponha que os alunos resolvam a seguinte atividade:   

1- Observe o número de pontos obtidos por algumas crianças em duas partidas de um jogo e complete a tabela.

Nome da criança

Luana

Mayck Túlio

Igor

Vitor Hugo

Clara

Adriana

Número de pontos da 1a partida

42

39

47

45

53

60

Número de pontos da 2a partida

45

50

41

54

44

30

Número total de pontos

87

89

88

99

97

90

2-  Escreva o nome das crianças, de acordo com o total de pontos.   

1o ____________________  2o _____________________  3o _____________________     

4o ____________________  5o _____________________  6o  ____________________  

3- Observando a tabela, responda:  

a- Quem fez mais pontos na primeira partida?   

b- Quem fez menos pontos na primeira partida?   

c- Qual foi a diferença de pontos entre o primeiro e o último colocado durante a primeira partida?   

d- Durante  a segunda partida quem ficou classificado em terceiro lugar? Qual foi sua pontuação?   

e- Qual foi a classificação de Adriana durante a segunda partida?  

4- Observe os carrinhos de corrida.

Imagem- acervo da autora

O carro de número 7 ocupa a 6a posição. Complete a tabela escrevendo o número dos carros que ocupam as posições indicadas.  

POSIÇÃO

NÚMERO DO CARRO  

1a

2a

3a

4a

5a

5- Escreva por extenso os números ordinais.  

   8 _____________                        12o    _____________                          21o      _____________                       

 30o   _____________                        29o    _____________                          15o      _____________                          

6 – Os últimos colocados da corrida estão terminando a prova.

  O carro dourado (Número 2) está em 25o lugar. Veja.

 

 

Imagem- acervo da autora

a- Qual é o lugar do carro verde nesta corrida?

b- Qual é a cor do carro que chegou em 28o lugar?

c- O carro branco chegou em que lugar?   

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos

ATIVIDADE LÚDICA  

MESTRE MANDOU COM NÚMEROS ORDINAIS   

Professor, para fixação das noções de posição, organize os alunos sentados em uma fila para um jogo que explora os números ordinais.

Dependendo do número de alunos, organize três ou quatro filas para brincarem de forma independente. Neste caso, você ou outro aluno que estiver fazendo o papel de mestre, deverá apontar a fila a qual a ordem está sendo dada.

Nessa brincadeira, as crianças devem seguir só as instruções que forem precedidas pela frase “O mestre mandou”. O mestre poderá ser o professor ou outro elemento do grupo.

Convide os alunos para brincar de O mestre mandou, perguntando: Vocês farão tudo o que o mestre mandar? Depois que os alunos responderem sim, faça as seguintes solicitações:

      Cada um deve descobrir que lugar ocupa na fila;       

 * O primeiro da fila, bata palma;       

 * Quem está logo atrás do primeiro da fila, dê um assobio;       

 * Quem está logo na frente do primeiro, fique de pé. (Nesse caso, nenhum aluno deverá responder a ordem);       

 * O último da fila levante a mão;        

 * Quem está logo na frente do último, deve cantar uma música;       

 * Quem está logo atrás do último da fila, levante um pé. (Nesse caso, nenhum aluno deverá responder a ordem);       

 * Fique em pé quem está entre o décimo quarto e o décimo sexto;       

 * Diga alô quem é o vigésimo;       

 * Faça tchau quem está logo atrás do vigésimo quarto;        

 * Diga o nome de um amigo que está logo na frente do décimo.

O jogo deverá durar até que todos os alunos tenham realizado alguma tarefa e/ou enquanto mostrarem interesse.

Imagem- Fonte: CD Cliparts & Cia - Número 05

Para o registro do jogo você poderá fazer um texto coletivo.

Os alunos vão falando suas ideias enquanto você escreve o texto na lousa. Depois, juntos, fazem a revisão do texto e, finalmente, copiam a versão final.

Solicite que escrevam sua opinião sobre a atividade realizada e que façam a ilustração do texto.

Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos, o desenvolvimento da oralidade e a sequencia lógica dos fatos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie a turma durante as diferentes atividades propostas. Observe se os alunos foram capazes de: compreender que os números que indicam ordem, posição ou lugar são chamados números ordinais e resolver situações problemas envolvendo números ordinais. É importante que seja verificado ainda a interação entre os pares durante a realização das atividades lúdicas que foram desenvolvidas e também se os alunos têm domínio sobre a ordem crescente dos números.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/8 - 87,5%
  • Quatro estrelas 0/8 - 0%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 1/8 - 12,5%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.