Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Oralização do texto escrito: a criação de um telejornal

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.conhecer os padrões de expressão linguística para adequação à situação de interação.

. aperfeiçoar: a interpretação, compreensão e a produção de textos orais e escritos.

. escutar o discurso do outro (rádio).

. utilizar de maneira adequada os recursos argumentativos acerca do que ouve.

E, por fim, produzir textos simulando um telejornal.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio de habilidades de leitura e de escrita.

Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.

Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

Conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para a sua utilização; compreendam a dinâmica de um telejornal e já tenham assistido algum.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

O trabalho com telejornal escolar coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas.

Pergunte para os alunos se eles têm o hábito de assistir aos telejornais. Peça que enumerem as características, que tipo de notícias são veiculadas, qual telejornal é mais assistido e por qual motivo o fazem. É importante o registro escrito. Assim, você pode verificar como seus alunos se expressam: com coerência, objetividade e logicidade.

Apresente aos alunos diferentes telejornais disponíveis na televisão e na Internet para que eles analisem alguns aspectos, tais como: os diferentes tipos de textos utilizados; como as notícias são apresentadas; expressões utilizadas pelo apresentador; cenários e figurinos.

Acesse os seguintes links e veja alguns exemplos de telejornais veiculados na televisão e na internet:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil  (Acesso em 10/09/2010) 

http://g1.globo.com/jornal-hoje   (Acesso em 10/09/2010) 

http://g1.globo.com/jornal-nacional   (Acesso em 10/09/2010) 

http://g1.globo.com/jornal-da-globo   (Acesso em 10/09/2010) 

http://programas.rederecord.com.br/programas/jornaldarecord/home.asp   (Acesso em 10/09/2010) 

Aula 2

Professor,

Convide seus alunos a criarem o próprio telejornal. Pode ser feito através de filmagens e até mesmo ser veiculado sob a forma digital na página da escola, via web.

Mostre a eles que a ideia é possível, através de um vídeo de um telejornal criado pelos próprios alunos de uma outra localidade:

http://www.youtube.com/watch?v=fmCq811J9T4  - parte 1  (Acesso 14/09/2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=0QUwX3K7hxE&feature=related  - parte 2  (Acesso em 14/09/2010) 

Além de assistirem aos vídeos, peça para que os alunos listem os elementos que compõem o telejornal apresentado: chamada, temas abordados, notícias, reportagens, tipo de locução, qualidade da leitura, entonação empregada, recursos audiovisuais utilizados.

Após ouvir as impressões dos alunos sobre os vídeos assistidos, apresente a eles os requisitos exigidos para a elaboração de um telejornal:

  1. Assunto/ Tema/ Retranca
  2. Pauta
  3. Espelho de Pauta
  4. Matéria/ Reportagem
  5. Notícias
  6. Produção
  7. Fontes

Em Recursos Complementares, há uma sugestão de um link com a explicação de cada item acima e dos papéis exercidos pelas pessoas envolvidas na criação de um telejornal.

Peça para os alunos criarem um nome para o Telejornal e que escolham, à princípio, os temas a serem tratados em sua primeira edição. Analise com eles a possibilidade de veicular o telejornal com uma certa frequência: mensal, semanal, quinzenal, bimestral. Assim, outras áreas do conhecimento poderiam participar também em outras edições, para a divulgação de um assunto determindado.

Escolhidos nome e a frequência de exibição, delimite melhor os temas que serão tratados na primeira edição. Serão veiculados notícias que acontecem pelo mundo, discussão de temas polêmicos, tais como: gravidez na adolescência, drogas, "bulling" ou outro assunto do universo dos jovens estudantes? Ou até mesmo notícias do que acontece na escola e na comunidade escolar?

Divida a turma em grupos e cada um ficará responsável em pequisar melhor o tema escolhido e que será veiculado pelo telejornal. Nesse momento, leve seus alunos para o laboratório de informática para que empreendam a pesquisa. Peça para que selecionem e registrem o que encontrarem.

Aula 3

Professor,

Com os temas pesquisados, reorganize os alunos em equipes de trabalho, como em uma redação de um telejornal:

  1. Editor(es) chefe(s)
  2. Pauteiro(s)
  3. Produtores
  4. Repórteres
  5. Rádio-escuta
  6. Apresentadores
  7. Sonoplastia
  8. Iluminação
  9. Câmeras
  10. Contra-regras

Observação: Em Recursos Complementares, há uma referência de um link que o ajudará na compreensão da função de cada pessoa envolvida na produção de um telejornal.

Dependendo da demanda de cada equipe, delimite um número de alunos diferente para cada uma delas. É importante, professor, você atuar junto aos alunos no papel de um dos editores-chefe. Assim, você poderá ter uma visão amplificada de todo o trabalho de todas as equipes, além de poder orientar os demais para o cumprimento de tarefas e no sucesso de suas execuções.

Acompanhe os alunos da equipe de repórteres nas matérias. Averigue o comportamento e a postura deles diante do fato noticiado ou de um entrevistador. O tipo de linguagem e entonação empregada também devem ser verificados.

Verifique também o tipo de música, o cenário a ser utilizado e a logomarca que será usada para o telejornal. Convide um professor da área de Arte ou de Música de sua escola, para auxiliar os alunos nesse momento de criação.

Convide o professor/Técnico da área de informática para auxiliar os alunos na edição das imagens e na disponibilização do telejornal pronto para a página da escola na web. Caso a escola ainda não tenha uma página na web, apresente o projeto à direção e peça a autorização para veiculá-lo em sites como o "youtube".

Não se esqueça de promover, em sala de aula, a revisão dos textos escritos pelas equipes. Troque-os entre os membros de outros grupos de trabalho, para que apontem as possíveis correções a serem feitas. Leia também todos os textos. Verifique como os autores estão se expressando e como os avaliadores percebem a qualidade textual e se indicam, de forma acertada, as alterações que deverão ser feitas.

Feita a revisão, destroque os textos e cada equipe de origem fará, então, a retextualização, caso for necessário.

Aula 4

Professor,

Antes de veicular o telejornal para toda a escola e disponibilizá-lo no site da escola, convide uma outra turma de alunos e os outros professores da classe para assistirem a primeira exibição. Eles terão um papel primordial, pois avaliarão a qualidade do telejornal. Peça que ao final da exibição, teçam os comentários e que os alunos que produziram o telejornal, anotem o que foi comentado para os devidos e futuros ajustes.

Sanados os possíveis problemas e feitas as alterações indicadas, caso estas aconteçam, escolha com seus alunos, o melhor horário para a exibição do telejornal. Disponibilize o conteúdo na página da escola para que o Telecentro de sua escola, caso tenha, e toda a comunidade escolar tenham acesso.

Divulgue o trabalho realizado por seus alunos na mídia impressa de sua escola e de sua localidade. Disponibilize o material também para outras mídias: rádio e televisão da região.

Recursos Complementares

Para enriquecer a sua prática pedagógica, acesse:

http://www.slideshare.net/interfacesufmg/telejornal-em-sala-de-aula - Como fazer um telejornal criado em sala de aula (Acesso em 13/09/2010)   

http://www.scribd.com/doc/15471780/Aspectos-da-producao-do-Telejornal - Explicação das funções das pessoas que trabalham em um telejornal  (Acesso em 15/09/2010) 

Avaliação

Professor,

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de produzir um telejornal.

Esta proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto, observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala.

Avalie, ainda, se eles conseguiram estabelecer a devida relação entre os elementos que compõem um telejornal, inferindo informações implícitas em ambos os meios de expressão da linguagem.

No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto à capacidade de produção escrita, à competência para organização e ao desenvolvimento dos elementos textuais de uma notícia, de uma reportagem para a elaboração de uma matéria, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • taty, SEC , Bahia - dijo:
    tacema2@hotmail.com

    11/09/2015

    Cinco estrelas

    gostei, vou tentar reproduzir.


  • Maria Eliane Pinheiro Lima, E.E.F. Josefa Alves de Sousa , Ceará - dijo:
    eliane.pinheiro20@bol.com.br

    21/08/2015

    Cinco estrelas

    Após o término do tema "O Jornal que a gente lê", do livro didático do 9º Ano, sugeri aos alunos que organizassem um apresentação de um jornal. Qual foi a minha surpresa pelas maravilhosas apresentações, deram um show, foi excelente.


  • vera andrade, UNUIVERSIDADE CANDIDO MENDES=TIJUCA , Rio de Janeiro - dijo:
    golfinho.rio@hotmail.com

    29/10/2011

    Cinco estrelas

    O desenvolvimento de um telejornal veio melhorar a minha capacidade de criação. Sou aluna da Instituição e estou cursando o primeiro ano de Comunicação Social-Jornalismo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.