25/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.
Atividade 1: Estudo da pontuação por meio de piadas
Objetivos: Identificar os sinais de pontuação e a sua função no texto
Escrever piadas, pontuando-as adequadamente.
1.1 Identificando os sinais de pontuação e a sua finalidade. Entregue para as crianças algumas piadas. Sugerimos as seguintes:
A Flecha
Batem à porta de Dona Maria. Dona Maria abre. Diante dela está o Paulinho:
__ Dona Maria, eu posso entrar lá no seu quintal ?
__ Não. Deixa que eu mesma vou! Que foi que caiu lá desta vez?
__ Minha flecha.
__ E onde é que ela está?
__ Espetada no seu gato.
(Retirada do site: http://deise.info/?p=762)
Um Passeio Matinal
Um menino está passeando de trem com a mãe num dia de sol. De repente, a senhora em frente tira o seio para dar de mamar ao bebê que ela carrega no colo. Intrigado o menino pergunta a mãe:
__ Mas... que negócio é esse ?!
__ Ela está dando leitinho para o bebê, meu filho.
__ Leitinho? Aquele peito tá cheio de leite ?
__ Tá, meu amor.
__ E o coitado vai beber assim puro sem nenhum biscoito?
(Piadas retiradas do site: http://sitededicas.uol.com.br/piadas3.htm )
Leia uma piada para as crianças e peça que a apreciem. Faça uma segunda leitura e a interrompa em cada fala para perguntar a elas qual o sinal de pontuação utilizado, para que ele serve e como deve ser a entonação da fala quando nos deparamos com ele.
Em seguida, eleja três crianças para representarem o narrador e os dois personagens. Pontue que elas deverão ler o texto, observando a pontuação utilizada.
Repita o procedimento com a segunda piada.
Ao final, peça aos aprendizes que façam uma tabela em seu caderno e escrevam os sinais de pontuação trabalhados e a sua finalidade. Faça esse registro em um cartaz e fixe-o no mural.
1.2 Pontuando a piada, de forma coletiva. Em outro dia, entregue às crianças a piada abaixo (http://www.mail-archive.com/goldenlist-l@yahoogroups.com/msg112849.html) sem os sinais de pontuação adequados. Sugerimos a seguinte:
Sorvete de azeitona
O garoto chega à sorveteria e pergunta
Tem sorvete de azeitona
Não
Dia seguinte
Tem sorvete de azeitona
Não
Outro dia
Tem sorvete de azeitona
Não
Outro dia
Tem sorvete de azeitona
Tem
Eca
Leia o texto para as crianças que peça que a acompanhem. Em seguida, volte ao cartaz dos sinais de pontuação e relembre com a turma a finalidade de cada um. Leia novamente o texto e peça que digam a pontuação adequada para cada lugar, justificando o seu uso.
1.3 Pontuando a piada, em duplas. Proponha às crianças, novamente, a pontuação de uma piada. Dessa vez, elas deverão fazer a atividade em duplas, consultando o cartaz, quando necessário. Ao final, peça que uma dupla vá ao quadro e pontue o texto. Os demais deverão verificar se pontuaram da mesma forma que a dos colegas. Caso surja alguma dúvida, discuta com a turma qual a melhor opção de resposta.
ENCONTRADOS ELEFANTES
A professora pergunta a Pedrinho
Onde são encontrados os elefantes
Ele pensa um pouco e responde
São uns bichos tão grandes que acho impossível alguém perder um.
MOSQUITOS NO QUARTO
Um menino chamou o pai no meio da noite e disse
Pai, você pode tirar os mosquitos no meu quarto
Apague a luz que eles vão embora
Logo depois apareceu um vaga-lume
O menino chamou o pai outra vez
Pai, socorro Agora os mosquitos estão vindo com lanternas
(Piadas retiradas do site: http://www.osvigaristas.com.br/piadas/criancas/ )
1.4 Produzindo nossas piadas.
Peça aos aprendizes que digam as piadas que sabem de cor. Em seguida, a turma deverá eleger uma para ser escrita em um cartaz e fixada no mural. Durante o registro da piada no cartaz, você deverá interrompê-lo nos locais onde houver necessidade de pontuação e perguntar às crianças qual ponto deverá ser colocado. Lembre-as de justificar as sugestões dadas.
Atividade 2: Registrando os diálogos das crianças
Objetivos: Refletir sobre o emprego dos sinais de pontuação
Outra estratégia lúdica para trabalhar os sinais de pontuação é propor às crianças o registro, no caderno, de um diálogo que elas tenham tido em sala. Dessa forma, a atividade, deverá acontecer quando você “flagrar” um diálogo interessante entre os alunos e propor-lhes o seu registro no caderno para o estudo da pontuação. Esta intervenção pode ser desenvolvida de duas maneiras:
2.1 Coletivamente. Você registra o diálogo no quadro e pede ajuda aos aprendizes para pontuá-lo corretamente. Se necessário, oriente-os a consultarem o cartaz dos sinais de pontuação.
2.2 Ditado individual. Dite o diálogo aos alunos e peça que eles o registrem no caderno, com a pontuação correta. Em seguida, peça que um deles o escreva no quadro e explique à turma o por que do uso de cada sinal. Os colegas deverão comparar com os sinais de pontuação que usaram e, caso haja alguma divergência, discutir sobre qual será o mais adequado.
Atividade 3: Pesquisa sobre sinais de pontuação em diversos suportes textuais
Objetivos: Identificar sinais de pontuação em textos cotidianos e refletir sobre sua função
Nesta atividade, os aprendizes deverão refletir sobre a função dos sinais de pontuação em folhetos informativos. Além de pedir a eles que levem para sala alguns folhetos, você também deverá providenciá-los. Sugerimos intervenções para serem desenvolvidas a partir dos folhetos abaixo:
(Imagem retirada do site: http://semmaparauapebaspa.blogspot.com/2010/07/queimadas-apague-essa-ideia.html)
3.1 Atividade coletiva:
Distribua o folheto aos aprendizes e faça as seguintes questões:
Peça a um aluno que leia o folheto e pergunte:
(Retirado do site: http://www.obafloripa.org/blog/achados-e-perdidos/)
3.2 Atividade em duplas.
Divida a sala em duplas e entregue aos alunos as questões abaixo, que deverão ser respondidas por escrito. As crianças que ainda não lêem de forma autônoma deverão fazer a atividade com um colega que já construiu essa habilidade. Nesse momento, você pode chamar atenção para a importância de um ajudar o outro a aprender.
Durante a correção das questões, incentive os aprendizes a justificarem as respostas que deram a cada uma delas. Em seguida, proponha o seguinte desafio à turma:
O que as pessoas poderiam entender se o sinal de pontuação da frase “Seu cão fala?” fosse modificado para:
SEU CÃO FALA.
ou
SEU CÃO FALA!
Essa modificação iria comprometer o sentido do cartaz? Por quê?
Para você continuar ensinando os sinais de pontuação por meio de piadas, sugerimos a consulta ao livro:
Proibido para maiores. As melhores piadas para crianças. Paulo Tadeu, Ed. Matrix.
Para avaliar se os alunos avançaram no processo de compreensão dos sinais de pontuação, sugerimos as seguintes intervenções:
Com essas atividades, você poderá perceber os aprendizados construídos pelos alunos e o que ainda necessita ser mais trabalhado.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/08/2013
Cinco estrelasmaravilha,com esse gênero vai ficar divertido aprender e ensinar.
27/07/2012
Cinco estrelasA aula acima é muito interessante e dinâmica. Com esse gênero, os alunos aprendem facilmente a função de cada sinal de pontuação. Parabéns! Irei utilizá-la em minha aula.
07/04/2012
Cinco estrelasAMEI!!! Vou por em prática e logo, logo conto como foi.
10/09/2011
Três estrelasGostei das sugestões, irei aproveita-las e enriquecer em minhas aulas!
21/08/2011
Cinco estrelasAs atividades são dinâmicas, criativas e fáceis de executar. Aproveitei bastante! Obrigada.
06/01/2011
Cinco estrelasAdorei!! Todas as sugestões fizeram sucesso na sala de aula.