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Pontuação: identificação dos sinais e o seu uso na escrita de textos

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:   

  • Compreenda a função dos sinais de pontuação.
  • Aprenda a usar os sinais de pontuação.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Estudo da pontuação por meio de piadas

Objetivos: Identificar os sinais de pontuação e a sua função no texto                   

               Escrever piadas, pontuando-as adequadamente.

1.1  Identificando os sinais de pontuação e a sua finalidade. Entregue para as crianças algumas piadas. Sugerimos as seguintes:

A Flecha       

Batem à porta de Dona Maria. Dona Maria abre. Diante dela está o Paulinho:    

__ Dona Maria, eu posso entrar lá no seu quintal ?    

__ Não. Deixa que eu mesma vou! Que foi que caiu lá desta vez?    

__ Minha flecha.    

__ E onde é que ela está?    

__ Espetada no seu gato.   

(Retirada do site: http://deise.info/?p=762

Um Passeio Matinal       

Um menino está passeando de trem com a mãe num dia de sol. De repente, a senhora em frente tira o seio para dar de mamar ao bebê que ela carrega no colo. Intrigado o menino pergunta a mãe:    

__ Mas... que negócio é esse ?!   

__ Ela está dando leitinho para o bebê, meu filho.    

__ Leitinho? Aquele peito tá cheio de leite ?    

__ Tá, meu amor.   

__ E o coitado vai beber assim puro sem nenhum biscoito?    

 (Piadas retiradas do site: http://sitededicas.uol.com.br/piadas3.htm ) 

Leia uma piada para as crianças e peça que a apreciem. Faça uma segunda leitura e a interrompa em cada fala para perguntar a elas qual o sinal de pontuação utilizado, para que ele serve e como deve ser a entonação da fala quando nos deparamos com ele.

Em seguida, eleja três crianças para representarem o narrador e os dois personagens. Pontue que elas deverão ler o texto, observando a pontuação utilizada.       

Repita o procedimento com a segunda piada.         

Ao final, peça aos aprendizes que façam uma tabela em seu caderno e escrevam os sinais de pontuação trabalhados e a sua finalidade. Faça esse registro em um cartaz e fixe-o no mural.

1.2  Pontuando a piada, de forma coletiva. Em outro dia, entregue às crianças a piada abaixo (http://www.mail-archive.com/goldenlist-l@yahoogroups.com/msg112849.html)  sem os sinais de pontuação adequados. Sugerimos a seguinte:  

Sorvete de azeitona

O garoto chega à sorveteria e pergunta

Tem sorvete de azeitona

Não

Dia seguinte

Tem sorvete de azeitona

Não

Outro dia

Tem sorvete de azeitona

Não

Outro dia

Tem sorvete de azeitona

Tem

Eca

Leia o texto para as crianças que peça que a acompanhem. Em seguida, volte ao cartaz dos sinais de pontuação e relembre com a turma a finalidade de cada um. Leia novamente o texto e peça que digam a pontuação adequada para cada lugar, justificando o seu uso.

1.3 Pontuando a piada, em duplas. Proponha às crianças, novamente, a pontuação de uma piada. Dessa vez, elas deverão fazer a atividade em duplas, consultando o cartaz, quando necessário. Ao final, peça que uma dupla vá ao quadro e pontue o texto. Os demais deverão verificar se pontuaram da mesma forma que a dos colegas. Caso surja alguma dúvida, discuta com a turma qual a melhor opção de resposta.                                             

ENCONTRADOS ELEFANTES 

A professora pergunta a Pedrinho

Onde são encontrados os elefantes

Ele pensa um pouco e responde

São uns bichos tão grandes que acho impossível alguém perder um.

MOSQUITOS NO QUARTO

Um menino chamou o pai no meio da noite e disse

Pai, você pode tirar os mosquitos no meu quarto

Apague a luz que eles vão embora

Logo depois apareceu um vaga-lume

O menino chamou o pai outra vez

Pai, socorro  Agora os mosquitos estão vindo com lanternas

(Piadas retiradas do site: http://www.osvigaristas.com.br/piadas/criancas/ ) 

1.4  Produzindo nossas piadas.

Peça aos aprendizes que digam as piadas que sabem de cor. Em seguida, a turma deverá eleger uma para ser escrita em um cartaz e fixada no mural. Durante o registro da piada no cartaz, você deverá interrompê-lo nos locais onde houver necessidade de pontuação e perguntar às crianças qual ponto deverá ser colocado.  Lembre-as de justificar as sugestões dadas.   

Atividade 2: Registrando os diálogos das crianças

Objetivos: Refletir sobre o emprego dos sinais de pontuação            

Outra estratégia lúdica para trabalhar os sinais de pontuação é propor às crianças o registro, no caderno, de um diálogo que elas tenham tido em sala. Dessa forma, a atividade, deverá acontecer quando você “flagrar” um diálogo interessante entre os alunos e propor-lhes o seu registro no caderno para o estudo da pontuação. Esta intervenção pode ser desenvolvida de duas maneiras:

2.1 Coletivamente. Você registra o diálogo no quadro e pede ajuda aos aprendizes para pontuá-lo corretamente. Se necessário, oriente-os a consultarem o cartaz dos sinais de pontuação.

2.2 Ditado individual. Dite o diálogo aos alunos e peça que eles o registrem no caderno, com a pontuação correta. Em seguida, peça que um deles o escreva no quadro e explique à turma o por que do uso de cada sinal. Os colegas deverão comparar com os sinais de pontuação que usaram e, caso haja alguma divergência, discutir sobre qual será o mais adequado.                 

Atividade 3: Pesquisa sobre sinais de pontuação em diversos suportes textuais   

Objetivos: Identificar sinais de pontuação em textos cotidianos e refletir sobre sua função

Nesta atividade, os aprendizes deverão refletir sobre a função dos sinais de pontuação em folhetos informativos. Além de pedir a eles que levem para sala alguns folhetos, você também deverá providenciá-los. Sugerimos intervenções para serem desenvolvidas a partir dos folhetos abaixo:

(Imagem retirada do site: http://semmaparauapebaspa.blogspot.com/2010/07/queimadas-apague-essa-ideia.html

3.1  Atividade coletiva:

Distribua o folheto aos aprendizes e faça as seguintes questões:

  • Observem a imagem do folheto. Sobre o que ele fala?

Peça a um aluno que leia o folheto e pergunte:

  • Que mensagem ele pretende passar para as pessoas?
  • O cartaz foi escrito para moradores da cidade ou do campo? Por quê?
  • Circule os sinais de pontuação utilizados. Para que cada um deles serve?  

(Retirado do site: http://www.obafloripa.org/blog/achados-e-perdidos/

3.2 Atividade em duplas.

Divida a sala em duplas e entregue aos alunos as questões abaixo, que deverão ser respondidas por escrito. As crianças que ainda não lêem de forma autônoma deverão fazer a atividade com um colega que já construiu essa habilidade. Nesse momento, você pode chamar atenção para a importância de um ajudar o outro a aprender.            

  • Qual o assunto desse cartaz?    
  • Que mensagem ele quer passar às pessoas?            
  • Que pessoas deverão se interessar em ler o cartaz?             
  • Localize os sinais de pontuação. Para que cada um deles foi usado?   

Durante a correção das questões, incentive os aprendizes a justificarem as respostas que deram a cada uma delas. Em seguida, proponha o seguinte desafio à turma:

O que as pessoas poderiam entender se o sinal de pontuação da frase “Seu cão fala?”  fosse modificado para:

SEU CÃO FALA.           

ou

SEU CÃO FALA!

Essa modificação iria comprometer o sentido do cartaz? Por quê?

  

Recursos Complementares

Para você continuar ensinando os sinais de pontuação por meio de piadas, sugerimos a consulta ao livro:

Proibido para maiores. As melhores piadas para crianças. Paulo Tadeu, Ed. Matrix.

Avaliação

Para avaliar se os alunos avançaram no processo de compreensão dos sinais de pontuação, sugerimos as seguintes intervenções:

  •  Ditado de uma piada, que tenha um diálogo.
  • Identificação dos sinais de pontuação e de sua função em um cartaz ou folheto informativo.

Com essas atividades, você poderá perceber os aprendizados construídos pelos alunos e o que ainda necessita ser mais trabalhado.

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