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O Uso de Gráficos e de Tabelas

 

16/11/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda o modo de organização e a função social dos gêneros textuais:  tabela e gráfico.
  • Identifique os suportes que apresentam esse tipo de texto.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada  para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mai autônoma.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:Para que servem os gráficos e as tabelas?

Objetivos: Conhecer suportes cotidianos que usam gráficos ou tabelas para apresentar informações.

               Comparar e analisar diferentes tipos de gráficos.

Nesta atividade, os aprendizes deverão conhecer alguns suportes textuais que usam gráficos e tabelas para organizar e apresentar informações. Para isso, sugerimos duas intervenções:

1.1  Explorando suportes do nosso cotidiano que usam gráficos e tabelas. Selecione e reproduza para os alunos portadores textuais que apresentem tabelas e/ ou gráficos para organizar informações. Como exemplo, sugerimos o gráfico referente ao crescimento da criança contido no cartão do SUS, que acompanha o seu desenvolvimento, e o histórico de consumo da conta de luz. Recomendamos que você providencie um cartão e uma conta de luz original. Você pode pedir a autorização de um familiar para reproduzir o cartão de um aluno.

Conta de Luz:

(Retirado do site http://almabionica.blogspot.com/2008/07/um-susto-com-conta-de-luz.html  

  a)      Tabela do histórico de energia consumida. Para explorar esse suporte você pode perguntar:

  •  Que texto é esse? Vocês já o viram antes? Onde?
  •  Para que ele serve?
  • Qual  o valor da conta de luz? Até que dia o usuário deve pagá-la?
  • Onde podemos ver a quantidade de energia que consumimos ao mês? Que medida é usada para calcular esse gasto?
  • Em que mês foi consumido mais energia? E menos energia?
  • Que informações são dadas na primeira coluna da tabela? E na segunda?
  • Qual a importância dessa tabela em uma conta de luz?

Ao final, explique aos alunos sobre o gênero textual “tabela”.  Sérgio Costa (2008) o define como “texto cuja função é apresentar informações de maneira clara e de rápida leitura. Deve ser visualmente atraente e conter informações exatas e concisas”. Dicionário de gêneros textuais. Sérgio Costa 2008. Ed. Autêntica.

b) Gráfico de acompanhamento do peso da criança.  Em outra aula, distribua à turma o cartão de acompanhamento da criança do Posto de Saúde, contendo o gráfico de seu crescimento.

(retirado do site http://www.acessa.com/saude/arquivo/noticias/2008/06/24-prorrogado/  

Explore esse suporte por meio das seguintes perguntas:

  • Que tipo de texto é esse? Que informações permitem chegar a essa conclusão?
  • Que informações são dadas na capa do cartão? Para que elas servem?   

Após o estudo do cartão, proponha às crianças uma exploração mais detida do gráfico que ele traz. Como exemplo, reproduzimos um gráfico que acompanha o ganho de peso de sete crianças, indicadas pela nomenclatura P (paciente) e a numeração correspondente.

(Esse gráfico foi retirado do site: http://www.observatoriodainfancia.com.br/article.php3?id_article=754 .) 

O gráfico pode ser explorado por meio das seguintes perguntas:  

  • Que informação a linha vertical nos traz (a que está em pé)?
  • Qual informação a linha horizontal nos traz (a que está deitada)?
  • Qual o peso de P3 com um mês de idade? E com 12 meses?
  • Para que serve esse gráfico?
  • Aos 12 meses de idade, qual criança pesa mais? Quantos quilos, aproximadamente, ela tem a mais que a criança que pesa menos?
  • Qual a função de um gráfico desse tipo no cartão de acompanhamento da criança?   

Ao final, explique aos estudantes um pouco mais sobre esse tipo de texto. Ele organiza os dados de forma a fornecer ao leitor informações rápidas e objetivas sobre algum assunto ( Texto adaptado do site:  http://www.infoescola.com/estatistica/graficos/)    

1.2  Entendendo outros tipos de gráficos

Nesta atividade, os aprendizes deverão entender o modo como são estruturados os gráficos de barras e de setor. Para isso, sugerimos três intervenções:

a) Análise coletiva do gráfico de setor. Sugerimos que o primeiro gráfico seja analisado coletivamente pela turma, por meio das perguntas aqui indicadas: 

Essa pesquisa foi realizada em 2006 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e teve como objetivo conhecer como é a população brasileira. Para isso, este instituto selecionou famílias de vários estados do Brasil para entrevistar.   

(Retirado do site http://oieumeamo.wordpress.com/2009/08/31/divisao-por-raca-ibge-2006/)

Questões para orientar a exploração do gráfico:

  1. Qual o título do gráfico? Por que ele tem esse título?
  2. Complete a tabela com a porcentagem das pessoas que se declararam branca, negra, parda, amarela e índio. Nessa questão,  discuta com os alunos o que é porcentagem. Explore seus conhecimentos sobre o significado de 50% (metade) e 100% (total):

                                                                                                           DIVISÃO POR RAÇA

BRANCA

NEGRA

PARDA

ÍNDIO

AMARELA

                Explore as características do gênero textual “tabela” (seu título, as informações da primeira e da segunda coluna etc.) e explique às crianças que esse é outro modo de organizar as informações coletadas na pesquisa.

           3.Qual o instituto que fez a pesquisa?  Qual o objetivo desta pesquisa?

          4. Como se chama esse gráfico? Por que?

          5  Qual a porcentagem de pessoas não brancas? E brancas? O que esses dados nos mostra sobre nossa população?

 

b) Análise em pequenos grupos do gráfico de barras. Em outa ocasião, divida a sala em grupos. Cada um analisará os gráficos a partir das perguntas aqui apresentadas. Nesse momento, você deverá estar à disposição para as possíveis dúvidas das crianças. Em seguida, os grupos irão socializar e comparar suas respostas.

Gráfico retirado do site: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&nome=impressao&db=caldb&docid=0CEA28C6DA4B8D7D83256EA20061B147 

Questões para os grupos responderem por escrito:

  1. Qual o título do gráfico?
  2. Por que ele recebeu esse título?
  3. Quando foi realizada a pesquisa?
  4. Quantas pessoas foram entrevistadas?
  5. Qual a porcentagem de pessoas que não torce por nenhum time? Em sua opinião, por que isso acontece?
  6. A maioria das pessoas torce para que time? Qual time que têm menos torcedores?

Após o trabalho em pequenos grupos, um representante de cada grupo deverá responder a primeira questão, de modo que a turma possa comparar as diferentes respostas e eleger a mais adequada. Repita o procedimento com as outras questões.   

Atividade 2: Os gráficos em textos informativos – O caso da alimentação   

Objetivos: Conhecer e analisar a estrutura dos gráficos e refletir a respeito da sua função social.

Caro professor, sugerimos que esta atividade tenha a colaboração de outra turma do mesmo ciclo de seus alunos. Para o seu desenvolvimento, propomos as seguintes instruções:

2.1  Exploração do texto. Este procedimento deverá ser feito somente por sua turma. Distribua o texto abaixo às crianças e faça a sua leitura coletiva.

                                                                              O que as crianças comem no lanche escolar  

             Em janeiro de 2010, foi realizada uma pesquisa em uma escola da cidade de São Paulo para saber como é o lanche que as crianças consomem.  Durante três dias, foi observado como era a merenda de 159 estudantes. Verificou-se que as crianças consomem mais sucos e o menos refrigerantes. A média de consumo apresentada pelos pré-escolares foi de biscoitos e doces, conforme o gráfico mostra. Uma das conclusões a que a pesquisa chegou foi a de que os estudantes precisam consumir mais frutas.

(Adaptado do site http://www.racine.com.br/portal-racine/alimentacao-e-nutricao/educacao-nutricional/composicao-do-lanche-escolar-de-pre-escolares-em-instituicao-de-ensino-privado)

 Explore o texto por meio das seguintes questões:

  1. Qual o título do texto? Por que ele tem este título?
  2. Qual pesquisa foi realizada? O que ela pretendia saber?
  3. Quando a pesquisa foi realizada? Com que público?
  4. Qual foi o resultado da pesquisa?
  5. Como as informações foram apresentadas ao leitor?
  6. Por que o autor organizou as informações em um gráfico?
  7. Qual a função da legenda, abaixo do gráfico?

2.2  Elaboração de questões sobre o texto para outra turma responder. Esse procedimento também deverá ser feito somente por sua turma. Proponha às crianças a elaboração de questões sobre o texto para que outra turma possa responder. Em seguida, elas deverão corrigir o exercício feito pelos colegas da sala vizinha. Você pode orientá-las a elaborar perguntas que envolvam a habilidade de identificar informações e a de avaliá-las, a partir dos conhecimentos de mundo. Abaixo algumas sugestões:

  • Qual  é o alimento mais consumido pelas crianças?
  • Qual  é o alimento menos consumido pelas crianças?
  • Quantas crianças consomem biscoitos e doces?
  • Por que vocês acham que um número grande de crianças lancham salgados industrializados e bebidas lácteas?
  • O que seria, para vocês, um lanche saudável?

Os estudantes deverão elaborar as questões em uma folha separada. Logo após, recolha as atividades e entregue para a outra turma responder as perguntas elaboradas. Peça à professora que responda as questões com toda a turma.

 2.3 Correção das questões. Divida a sala em duplas e entregue para cada aluno a atividade respondida pelos colegas da outra turma. As crianças deverão corrigi-las, consultando o texto trabalhado para verificar se as respostas estão corretas. Após essa etapa, faça a correção coletiva da atividade com os estudantes. Caso alguma resposta esteja incorreta, eles deverão escrever, ao lado, a correta.

A professora da outra turma também deverá corrigir a atividade com os alunos, a partir da correção feita pelos alunos de sua sala.

Atividade 3: E nós,  o que consumimos?

Objetivos: Realizar uma pesquisa sobre um tema, organizando os dados coletados em uma tabela.

               Elaborar um texto para divulgar a pesquisa realizada, utilizando-se do gráfico para representar as informações coletadas                       

Proponha às crianças a elaboração de uma pesquisa para fazer um levantamento sobre o que elas consomem no lanche escolar. Enfatize que, após a sua realização, os estudantes deverão produzir um texto e organizar as informações coletadas em um gráfico para ser apresentado aos familiares em uma reunião. Para isso, sugerimos os seguintes procedimentos:

3.1 Elaboração da tabela de alimentos. Nesta etapa, os aprendizes produzirão a tabela com os possíveis alimentos consumidos por eles na merenda escolar. Instigue às crianças a pensarem sobre a função da tabela para a produção das respostas às questões. Esse tipo de texto auxilia na organização objetiva das informações.             

Durante a elaboração da tabela, discuta com os aprendizes sobre a estrutura desse gênero textual. Você pode perguntar:

  • Qual será o título da tabela?
  • Que informações colocaremos na primeira coluna? E na segunda?

Abaixo, uma sugestão:

                                                                         ALIMENTOS CONSUMIDOS NA MERENDA POR NOSSA TURMA

Alimentos

Quantidade de alunos

Total

Refrigerante

Suco

Biscoito

Ships

Frutas

Pães

`

Merenda da escola

Guloseimas

Peça aos estudantes que façam a tabela no caderno.

3.2 Preenchimento da tabela. Em seguida, cada aluno irá à frente da sala e dirá quais alimentos consomem durante a merenda. Todos deverão preencher a tabela, colocando um risquinho para os alimentos apontados. Ao final, peça às crianças que contem a “pontuação” de cada alimento e a anote na terceira coluna.

3.3 Elaboração do gráfico e da legenda. Proponha às crianças a elaboração de um gráfico a partir dos dados da tabela. Explique que a organização dos dados em um gráfico permitirá aos leitores a sua rápida visualização. Durante a elaboração, chame atenção para os aspectos constituintes desse gênero textual. Você pode pedir às crianças que utilizem o texto da atividade 2 como modelo para produção do gráfico e da legenda.  

Além disso, sugerimos que sejam feitas aos aprendizes as seguintes questões:

  • Observe a legenda do texto que estudamos. Como faremos a nossa? Que cores usaremos para identificar cada elemento?
  • Observe o gráfico do texto que estudamos. E o  nosso, como será? Que informações colocaremos na linha vertical? (os números poderão ser marcados de 5 em 5.) E na linha horizontal?
  • Quais os alimentos mais consumidos pela turma? E menos?
  • De que cor teremos que colorir cada barra?
  • Vocês acham que o lanche escolar da turma é saudável?

3.4 Produção do texto. Após o gráfico pronto, convide os aprendizes a elaborarem um texto coletivo texto sobre a pesquisa feita em relação à alimentação da turma.  A produção do texto pode ser feita por meio de quatro etapas:

a) Planejamento: Leia o texto estudado na atividade 2 para as crianças. A partir desse modelo, elas deverão levantar ideias em relação ao texto que produzirão para divulgar a pesquisa que fizeram. Registre suas ideias, em forma de tópicos, em um canto do quadro.

b) Elaboração: Sugerimos que o texto seja elaborado de forma coletiva (não se esqueça do título). Você deverá registrar o texto produzido oralmente pelos estudantes. Incentive-os a consultarem o esquema produzido durante o planejamento. Nesse momento, eles não deverão escrever o texto na folha.

c) Revisão: Um aluno deverá ler o texto para a turma verificar se ele está completo. Caso necessário, peça às crianças sugestões para a sua reformulação.

d) Novo registro: A turma deverá registrar em uma folha a versão final do texto e o gráfico elaborado no item 3.3. Chame atenção dos estudantes para a necessidade do espaçamento entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e da pontuação correta.   

4. Apresentação pesquisa

Objetivo: Planejar a fala para usá-la em situações formais.

4.1 Preparação da apresentação. Eleja alguns alunos para apresentar o trabalho aos familiares. Eles deverão relatar como a pesquisa foi feita, seus resultados e a avaliação que fizeram deles. Para a apresentação, você pode desenhar o gráfico no quadro ou projetá-lo em um tamanho grande. Os demais aprendizes deverão avaliar a atuação dos colegas, pontuando sobre a clareza das informações e o tom de voz adequado.

4.2 Apresentação e avaliação. Após a apresentação, os pais poderão fazer perguntas aos alunos e você poderá incentivá-los a construírem diretrizes ou encaminhamentos para a melhoria da alimentação dos filhos. 

Recursos Complementares

Caro professor, sugerimos a leitura do artigo O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS "UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DOS GRÁFICOS E TABELAS" , localizado no site http://www.scribd.com/doc/18671766/O-TRATAMENTO-DA-INFORMACAO-NAS-SERIES-INICIAIS-UMA-PROPOSTA-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES-PARA-O-ENSINO-DOS-GRAFICOS-E-TABELAS

Avaliação

Para verificar se os estudantes avançaram na compreensão da estrutura do gráfico e da tabela e de sua função social, sugerimos a aplicação de uma atividade de interpretação de um gráfico e de uma tabela em um texto informativo. Dessa forma, você poderá perceber quais os aspectos que os alunos já avançaram e aqueles que ainda necessitam ser trabalhados.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Socorro Rocha, Escola Classe 43 , Distrito Federal - dijo:
    socorro.mpsr@gmail.com

    06/10/2012

    Quatro estrelas

    Achei a sua aula muito interessante. Vou usar algumas coisas na minha aula.


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