Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quinhentismo brasileiro

 

06/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interpretar textos modernos;
  • compreender as manifestações artísticas ocorridas no Brasil no século XVI;
  • interpretar a literatura de informação;
  • compreender a literatura dos jesuítas.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Percepção de que arte é cultura.
  • Literatura como uma manifestação artística do ser humano.
  • Aspectos formais e temáticos em textos literários.
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Leituras, exercícios e pesquisa em grupo;

 

Imagem disponível em: http://www.tg3.com.br/descobrimentodobrasil/

Atividade 1

  • O professor deverá levar para a turma cópia da imagem acima ou solicitar que a vejam no site transcrito acima e motivá-los a falarem sobre o que veem na ilustração. Para tanto, deverá perguntar:
  • Havia literatura lá de onde vinham as caravelas? E aqui?
  • Quantos anos vocês pensam que se passaram até que houvesse uma literatura genuinamente brasileira?
  • Vocês sabem que escrevemos seguindo modelos. Quem viria a ser nosso modelo?

Na sequência, para conferir as respostas, os alunos deverão ler o texto abaixo. Para isso, deverão ir para o laboratório de Informática.

No laboratório de informática, o professor deverá entregar-lhes cópia o roteiro abaixo para discussão em grupo de dois alunos.

Roteiro:

1- O que pode ser entendido por “crônicas de viagem”?

2- Por que a carta de Pero Vaz de Caminha  a El-rei Dom Manuel” foi considerada a “certidão de nascimento do Brasil”?  

3- Quais os temas tratados nessa carta? Que informação vocês destacam?

4- Explique: A carta de Caminha também marca o início de uma longa tradição nativista, ufanista, por ser a pioneira em exaltar as virtudes da nova terra e dos índios, pintando a colônia como um verdadeiro paraíso.

5- Examinem a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao Rei D. Manuel de Portugal  por ocasião da descoberta do Brasil. Parafraseiem o texto para torná-lo atual.

"E neste dia, a hora de véspera, houvemos vista de terra, isto é principalmente d'um grande monte, mui alto e redondo, e d'outras serras mais baixas a sul dele de terra chã com grandes arvoredos, ao qual monte alto o capitão pôs nome o Monte Pascoal e à Terra de Vera Cruz . A feição deles é serem pardos, maneira d'avermelhados, de bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. Os outros dois, que o capitão teve nas naus, a quem deu o que já dito é, nunca aqui mais apareceram, de que tiro ser gente bestial e de pouco saber e por isso assim esquivos. Eles, porém, com tudo, andam muito bem  curados e muito limpos e naquilo me aprece ainda mais que são como aves ou alimárias monteses que lhes faz o ar melhor pena e melhor cabelo que às mansas, porque os corpos seus são tão limpos e tão gordos e tão formosos, que não pode mais ser. E isto me fez presumir que não têm casas em moradas em que se acolham. E o ar, a que se criam, os faz tais .

6- Durante o século XVI, a literatura portuguesa se espelhava nos clássicos: Virgílio, Homero; no Brasil, não havia sequer muitas pessoas que soubessem ler. A maioria das obras escritas no Brasil na época não foram feitas por brasileiros, mas sobre o Brasil, por visitantes. Elas são chamadas Literatura de Informação. Segundo o texto, quem foram os primeiros portugueses a escrever daqui do Brasil?

7- Entre os escritores portugueses e brasileiros do período quais se destacam?

Atividade 2

O professor deverá solicitar aos estudantes que acessem, em seguida, o site abaixo para saberem um pouco mais e completarem as informações pedidas neste segundo roteiro.

http://www.graudez.com.br/literatura/quinhentismo.html 

1- Quais as referências históricas do Quinhentismo brasileiro?

  • capitalismo mercantil e grandes navegações;
  • auge do Renascimento ruptura na Igreja (Reforma, Contra-Reforma e Inquisição);
  • colonização no Brasil a partir de 1530 literatura jesuítica a partir de 1549.

2- Qual o objetivo da vinda dos jesuítas à Nova Terra? Vinham preocupados em expandir a fé católica e catequizar os índios.

Imagem disponível em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/padre-jose-de-anchieta/padre-jose-de-anchieta.php 

3- Que literatura os jesuítas produziram? Eles escreveram principalmente a outros missionários sobre os costumes indígenas, sua língua, as dificuldades de catequese etc. Esta literatura compõe-se de poesias de devoção, teatro de caráter pedagógico e religioso, baseado em textos bíblicos e cartas que informavam o andamento dos trabalhos na Colônia. Autores José de Anchieta Papel de destaque na fundação de São Paulo e na catequese dos índios. Iniciou o teatro no BR e foi pesquisador do folclore e da língua indígena. Produção diversificada, sendo autor de poesias líricas e épicas, teatro, cartas, sermões e uma gramática do tupi-guarani. De sua obra destacam-se: Do Santíssimo Sacramento, A Santa Inês (poesias) e Na festa de São Lourenço, Auto da Pregação Universal (autos). Usava em seus textos uma linguagem simples, revelando acentuadas características de tradição medieval portuguesa. Suas poesias estão impregnadas de idéias religiosas e conceitos morais e pedagógicos. As peças de teatro lembram a tradição medieval de Gil Vicente e foram feitas para tornar vivos os valores e ideais cristãos. Nas peças, ele está sempre preocupado em caracterizar os extremos como Bem e Mal, Anjo e Diabo, característica pré-barroca.

4- Em História da Província Santa Cruz, Pero de Magalhães Gândavo descreve a flora brasileira. Melhorem a descrição que ele faz da fruta banana.  

2- A partir dos textos escritos durante o Quinhentismo, muitos poetas modernos escreveram. Observem a paráfrase escrita por Oswald de Andrade de trecho da carta escrita por Caminha.Façam uma crítica.

"(...) Ali andavam entre eles três ou quatro moças bem novinhas e gentis, com cabelo mui pretos e compridos pelas costas e suas vergonhas tão altas e tão saradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha."

As Meninas da Gare (gare: estação de trem)

Oswald de Andrade

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis

Com cabelos mui pretos pelas espáduas

E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas

Que de nós as muito bem olharmos

Não tínhamos nenhuma vergonha

Texto disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/oswald-de-andrade/as-meninas-da-gare.php 

Atividade 3

 Professor, a seguir, proponha exercícios sobre o assunto, retirado de questões de vestibulares. O objetivo é mostrar aos alunos os tipos de questões que são exigidas nesses processos seletivos. O professor deverá chamar a atenção dos estudantes sobre esses tipos de questões que mostram a necessidade de o professor e os alunos terem noções históricas importantes para o entendimento do assunto.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/236/1/QUINHENTISMO-/Paacutegina1.html                                   

1- (UNISA) A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:

a) tem grande valor informativo;

b) marca nossa maturação clássica;

c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

d) está a serviço do poder real;

e) tem fortes doses nacionalistas

Resposta correta C 

2- (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.

a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço.”

b) “Assim, quando o batel chegou a foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”

c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveitá-las, dar-se-á nelas tudo por bem das águas que tem.”

d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

e) “Mostra-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

Resposta correta C

3) (Universidade Federal de Santa Maria)- Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

a) é formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.

c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica

d) Os textos que a constituem apresentam evidentemente preocupação artística e pedagógica.

e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

Resposta correta C

Professor, faça correção de todas as atividades. Não deixe dúvidas. Peça ajuda ao professor de História na exploração dos fatos históricos do período.

    

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da realização das diferentes atividades escritas. O professor, ao corrigir as questões, deverá observar se o aluno respondeu corretamente e se houve interesse em respondê-las a contento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.