Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a História da Cidade de São Paulo

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer aspectos relevantes a respeito da história de São Paulo

Comparar transformações nas paisagens do município em diferentes momentos da história

Duração das atividades
quatro aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

----------

Estratégias e recursos da aula

Durante esta aula, é importante que os alunos compreendam a história de uma maneira não linear e dinâmica, percebendo que suas histórias e aos pessoas ao redor, também são elementos importantes para compreensão do tema e que todos ajudam a fazer história.

Atividade 1 –  Transformação na paisagem local

Inicie a aula apresentando esta imagem aos alunos e pergunte se conseguem “adivinhar”  que local é este e em que estado fica.

Fonte: http://www.sampa.art.br/historia/saopaulo/ 

Observe as hipóteses levantadas pelos alunos. Provavelmente, alguns deles se surpreenderão ao descobrir que a foto é referente a Avenida Paulista, localizada na capital de São Paulo, porém em 1902.

Ao compartilhar esta informação com os alunos, apresente uma imagem atual da Avenida Paulista e discuta com a turma:

Fonte: Wikipedia

No laboratório de informática, você pode sugerir que os alunos que pesquisem outras imagens relacionadas a Avenida Paulista em diferentes momentos da história e compartilhem com os colegas.

Algumas imagens estão disponíveis neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Paulista  

Discuta com a turma: que transformações vocês percebem na paisagem local? O que mudou de 1902 para os dias atuais?

Liste as considerações dos alunos e complemente, avisando-os que poderão saber mais a respeito por meio do vídeo que será passado na próxima atividade.

Atividade  2 – Breve história da cidade de São Paulo

Retome com os alunos o que aprenderam na atividade anterior, discutindo o quanto o ambiente é transformado o tempo todo, tanto por meios naturais, como pela própria intervenção humana.

A própria sala de aula, provavelmente mudou ao longo do tempo, por conta da atuação dos alunos e assim também aconteceu e continua acontecendo com a cidade de São Paulo.

Apresente o vídeo o vídeo São Paulo: breve história das capitais brasileiras, produzido pela  TV Escola.

O vídeo apresenta por meio de iconografias a história da cidade de São Paulo (SP) sua arquitetura, desenvolvimento, economia, urbanização e cultura.

Peça aos alunos que atentem para cada um destes itens.

São Paulo [Breve História das Capitais Brasileiras] 

Discuta com a turma, os aspectos observados no vídeo e as transformações ocorridas na cidade nos últimos anos.

Importante abordar também algumas características tão presentes, relacionadas a arquitetura, urbanização e acesso a cultura, discutindo de que forma a cidade foi crescendo.

Atividade 3 – Pesquisa de aprofundamento a respeito da história de São Paulo

Organize os alunos em equipes, responsáveis por relatar a história de São Paulo em diferentes momentos. Cada equipe deverá escrever uma carta a um membro fictício de sua família, como se houvesse visitado a cidade em diferentes épocas.

Como fonte de pesquisa, os alunos  poderão utilizar livros e sites da Internet, como por exemplo: http://www.sampa.art.br/historia/spantiga/   

A carta deverá conter os seguintes itens:

Data [ficctícia, de acordo com  o período estudado

Destinatário [nome da pessoa que irá receber a carta]

Boas vindas

Relato contendo informações sobre a paisagem, possíveis passeios realizados, acesso à tecnologia, arquitetura da cidade, tipos de comércio.

Ressaltar o que mais foi apreciado e algo que não tenha gostado tanto.

Despedida

A produção poderá ser feita no caderno ou no computador. Após concluírem os relatos, as equipes deverão trocar suas produções com outras.

Ao receber uma produção de outro grupo, deverão ser observados:

  • O texto escrito, realmente parece uma carta? Por quê?
  • Há evidências da época pesquisada, com base em pesquisas realizadas?
  • O texto tem coerência e está bem escrito?
  • O texto está interessante, atraente para leitura? Há informações relevantes ou a carta deixou muitas dúvidas sobre o período e local visitado?

Importante envolver bastante os alunos na troca de textos, para que consigam ajudar-se uns aos outros. Esta estratégia contribuirá para que esqueçam por alguns momentos que são alunos e ao mesmo tempo assumam responsabilidades importantes sobre a melhoria do trabalho coletivo e colaborativo.

Atividade 4 – avaliação

Em grupos, cada aluno deverá avaliar sua atuação e a do próprio grupo no desenvolvimento da atividade. Em seguida, deverão discutir os aspectos que poderão ser melhorados. Uma sugestão é a utilização desta ficha para reflexão e até mesmo registros.

Minha atuação

Atuação do grupo

Trouxe contribuições relevantes a respeito do tema, durante as aulas?

Busquei me empenhar para realizar uma boa produção, atentando para uma boa pesquisa de conteúdo, ortografia e gramática?

Fiquei atento as contribuições dos colegas?

Compreendi o tema proposto e percebo que obtive melhora em meu processo de aprendizagem?

Sei explicar com segurança a respeito de mudanças relevantes ocorridas no estado de São Paulo ao longo dos anos?

Tenho novas dúvidas a respeito do tema e estou motivado a continuar pesquisando?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
São Paulo [Breve História das Capitais Brasileiras] Vídeo
Recursos Complementares

Buscar vídeos a respeito do tema no www.youtube.com 

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos durante as atividades, a relevância das contribuições e de que forma avaliam o próprio desempenho e do grupo. Use a ficha de avaliação sugerida e peça que debatam, apontando os aspectos em que conseguiram melhor resultados e sugestões para melhoria durante as próximas atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elaine Reato Hypolito, PAULO MONTE SERRAT FILHO PROF DR EMEF , São Paulo - dijo:
    lainerto@yahoo.com.br

    11/03/2011

    Quatro estrelas

    Esta aula me ajudou muito para o meu trabalho. os alunos gostaram, foi muito interessante. Obrigada


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.