Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Nem só de mito vive o homem

 

17/02/2011

Autor y Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender outras formas de explicação do surgimento do universo
  • Apresentar narrativas mitológicas que explicam o surgimento do nosso universo.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter alguns conhecimentos em relação a forma de organização do sistema solar.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor deve começar o estudo sobre o universo fazendo um diagnóstico sobre os conhecimentos que as crianças já possuem sobre este tema. É importante ouvir as crianças e registrar suas ideias. Em seguida o professor pode solicitar que as crianças representem com desenho e/ou escrita a forma como concebem o universo. Depois, juntos, podem montar um painel com as produções das crianças para ser exposto na sala.

 

2º Momento:

O professor deve fazer uma investigação para saber quais as formas de explicação/versões as crianças conhecem em relação ao surgimento do universo (como tudo começou). Certamente as crianças responderão com ideias baseadas na teoria do big bang ou na do criacionismo- versões mais disseminadas na nossa cultura. Vale salientar que nenhuma dessas hipóteses deve ser descartada pelo professor. Este deve ter uma conduta de escuta respeitosa de todas as crianças, inclusive pedindo que elas registrem-nas em forma de texto narrativo e desenho. Depois o grupo monta um painel na sala que poderá ter como título: “E tudo começou assim...”

Teorias que explicam o surgimento do universo: Disponíveis em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

http://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o

3º Momento:

Neste momento o professor deve apresentar para o grupo outra forma de explicação do surgimento do universo, pouco conhecida e disseminada entre os povos: a explicação através da mitologia (narrativa mitológica). Para isto, o professor deve levar para sala textos narrativos de mitos que explicam o surgimento do universo, ler para as crianças e depois propor uma roda de discussão. Esta é uma ótima oportunidade para ouvir as crianças e perceber até que ponto elas se envolvem e acreditam em narrativas míticas. Em seguida, o professor deve solicitar que elas registrem esta nova versão do surgimento do universo em forma de desenho e escrita e a acrescente ao mural confeccionado no segundo momento desta aula.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega

http://www.fornsed-brasil.org/mitodacriacao.html

4º Momento:

Agora que o grupo já conhece várias versões em relação à existência do universo, o professor deve propor um júri simulado. As crianças devem se dividir de acordo com suas crenças em relação à forma como surgiu o universo e, em casa, preparar seus argumentos. No dia seguinte, o professor organiza a sessão do júri, oportunizando a cada grupo de crianças o mesmo tempo de defesa de seus argumentos. Quando todos se apresentarem, o professor, como mediador, deve abrir espaço para réplicas e tréplicas, se for o caso.

Atividades como esta, se bem encaminhadas e mediadas pelo professor, desenvolvem o poder de argumentação das crianças, oportunizam a elas expressarem seus conhecimentos e crenças, e instaura um clima democrático no grupo, em que, em alguns momentos, mesmo estudando um tema em comum, as crianças podem vê-lo de diferentes maneiras, sem desconsiderar ou discriminar nenhuma delas.

A  grande explosão. Disponível em:  http://www.crabbygolightly.com/images/bigbang.jpg 

Criacionismo: Deus criou a terra: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_1nuzdTcJ1wQ/SsakwFT1plI/AAAAAAAAJ-4/fHyzS63YcOM/s400/001d.jpg

Evolucionismo. Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_NleqBn54gXs/Sjk0fT5ZQBI/AAAAAAAAAAU/rvMxwlENpnk/s320/evolucionismo.jpg

Versão mitológica. Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_wHURmdXcPVk/SlIPZTPix1I/AAAAAAAAAWk/d8Pf2dC_uJo/s320/1jupiter_tetis.jpg

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula o professor poderá avaliar se as crianças conseguiram expressar outras formas de explicação para o surgimento do universo, se narraram mitos que expliquem o surgimento do mesmo, bem como suas capacidades de argumentação em relação às várias versões que tentam explicar o surgimento do universo, na atividade do júri simulado.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.