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Charadas Matemáticas

 

15/10/2010

Autor y Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aplicar propriedades de cálculo matemático por meio de atividades propostas em charadas.

- Resolver problemas matemáticos oriundos de charadas.

Duração das atividades
3 a 4 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para começar essa aula, converse com os alunos, diga a eles que o tema da aula são as charadas e desafios.

Explique à turma que interpretar um texto é saber retirar dele a ideia que o autor quis discorrer, sem que este diga diretamente o assunto abordado.  Propor atividades como estas com frequência, é interessante, pois estimula os alunos a pensarem matematicamente de maneira divertida e agradável. Uma sugestão é propor um desafio semanalmente. Sugira desafios semanalmente a seus alunos e os incentive a criar/compartilhar também.


Sugestão

O livro Matemática Divertida e Curiosa do professor Julio Cesar de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan, apresenta recreações e curiosidades relativas à Matemática elementar. Nele, os conteúdos matemáticos são abordados de maneira intuitiva e de fácil compreensão por meio de problemas numéricos, anedotas, contos, frases célebres, etc. Além de tornar a leitura um passatempo agradável, o livro constitui um elemento importante para o enriquecimento das aulas de Matemática. Indicado para professores e alunos.


Fonte: http://almanaque.info/wp-content/uploads/2010/06/Malba.jpg  

O livro encontra-se disponível para download em:  http://www.livrosgratis.net/download/1179/matematica-divertida-e-curiosa-malba-tahan.html, acesso em 01 de setembro de 2010.  

Ver opções de download em { 4Shared }{ MegaUpload }{ RapidShare }{ MediaFire }.

Se possível, os alunos juntamente com o professor devem assistir o filme “O Enigma de Fermat”, filme onde quatro matemáticos, que não se conhecem, são convidados por um misterioso anfitrião com o pretexto de decifrarem um enigma. Para isso ficam reunidos em uma sala onde serão destruídos se não conseguirem resolver o enigma a tempo. O filme é uma realização de Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña, Espanha, 2007, duração: 88 min.


Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_mmP80g0QO-U/SDBQWzpCfAI/AAAAAAAAC4I/lihcmKkOidI/s1600-h/untitled.bmp

Para encaminhamento do filme, sugerir que os alunos assistam fazendo anotações. Durante o filme, o professor deve fazer pausas propondo reflexões acerca das situações vivenciadas pelos personagens, podem refletir a partir do encaminhamento que dão ao enigma, como ele é composto e de que maneira encontram sua solução. O importante é que os alunos observem a construção/elaboração do enigma.

Obs. Filme baseado na obra de Simon Singh, O Último Teorema de Fermat, 1.ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Atividade 1

Divida a turma em grupos (três ou quatro alunos) para que em equipe resolvam alguns desafios, distribua inicialmente apenas um desafio para cada grupo. Estabeleça um tempo para resolução de cada desafio, por exemplo, 10 ou 15 minutos. Ao passar do tempo efetue o rodizio das charadas de forma a promover uma pequena competição. Observe que todos os grupos tenham tempo para resolver todas as charadas.

Sugestões de Charadas: 

1)Um elevador pode levar ou 20 adultos ou 24 crianças. Se 15 adultos já estão no elevador, quantas crianças podem entrar?

Resposta: Se no elevador cabem 20 adultos, 15 deles, correspondem a três quartos da lotação. Sobra, portanto, um quarto da lotação do elevador para as crianças. Quantas crianças correspondem a um quarto de 24 crianças? 6 crianças.

2) Cinco marinheiros se colocam lado a lado para receber as ordens do comandante do navio. Tente nomeá-los, da esquerda para a direita, de acordo com as informações: Anderson está entre Jorge e Cláudio; Humberto está à esquerda de Cláudio; Jorge não está ao lado de Humberto; Humberto não está ao lado de Rafael. Obs.: Atenção! A sua esquerda não é a esquerda dos marinheiros.

Resposta: Da esquerda para a direita: Rafael, Jorge, Anderson, Cláudio e Humberto.

3) Um homem, que pesa 100 quilos, e seus 2 filhos, um pesando 40 quilos e o outro pesando 60, precisam atravessar um rio. O único barco disponível só pode carregar até 100 quilos de cada vez. Como eles poderão chegar à outra margem?

Resposta: Vão os dois filhos. Um fica e o outro volta com a canoa. Vai o pai sozinho e fica. Volta o filho para buscar o irmão. Atravessam os 2 filhos.

4) Carlos possui 4 baldes sem graduação com capacidades de 18, 10, 8 e 2 litros. O balde maior está cheio de água, e os outros estão vazios. Carlos precisa repartir essa água em três porções iguais usando apenas os 4 baldes. Como isso pode ser feito?

Resposta:

Fonte: http://rosi.profe.vilabol.uol.com.br

5) Na época em que os bichos falavam, numa floresta viviam dona Onça e dona Hiena, comadres inseparáveis, com características peculiares. Dona Hiena mente as segundas, terças e quartas-feiras: dona Onça mente as quintas, sextas e sábados. Nos dias que não mentem, elas dizem a verdade.

Certa vez, num encontro, dona Hiena e dona Onça conversaram:

- Olá, dona Onça! Ontem eu menti - disse a dona Hiena.

- Olá, dona Hiena! Eu também menti ontem - retrucou dona Onça.

Em que dia aconteceu esse encontro?

Resposta: O encontro aconteceu na quinta-feira. Já que era dia da dona Onça mentir, ela estava mentindo que havia mentido no dia anterior e dona Hiena falava a verdade.

6) Tenho o quádruplo da idade que você tem. Daqui a 4 anos terei o triplo da sua idade. Quais são as nossas idades?

Resposta:

Eu = 4x

Você = x

Daqui a 4 anos: você = x + 4 e eu = 4x + 4

Equação: 4x + 4 = 3x + 12; x = 8

Assim, eu tenho 32 anos e você, 8 anos.

Professor, peça que os grupos leiam calmamente os problemas e façam perguntas entre si, certificando-se que entenderam. Se julgar necessário, dê exemplos (dicas), para que compreendam o significado. Peça que os grupos trabalhem em voz baixa para resolver os enigmas.   

O grupo que descobrir a resposta deve solicitar a presença do professor, para dizer, secretamente, a resposta e a maneira que chegaram a ela.   

Se a resposta estiver certa, peça para que escrevam a explicação da solução do enigma, que será socializada depois.   

Lembrando que as respostas podem ser semelhantes, mas as explicações poderão apresentar diferentes elaborações.

Atividade 2 - No laboratório de informática

Propor aos alunos o software Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121, acesso em 10 de setembro de 2010. O software permite a produção de diferentes tipos de textos, utilizando um software de edição de textos, no qual o aluno poderá desenvolver variadas atividades de produção de textos. Todas essas atividades no editor de textos possuem um aspecto gráfico cativante, onde o aluno interage com o texto que criou inserindo imagens, utilizando a sua criatividade para produzir textos dinâmicos .

Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva 

A partir do software, propor a resolução da WebQuest Desafios Matemáticos, disponível em: http://www.aprendaki.net/webquest/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=181&id_pagina=1, acesso em 01 de setembro de 2010.   

Para essa WebQuest, os alunos (em grupo) deverão elaborar charadas matemáticas. Podem explorar imagens, desenhos e textos, de acordo com a criatividade dos grupos. É importante o professor explorar com os alunos a construção dos textos, a maneira de apresentar a ideia, sem ser diretivo. Para isso pode convidar o professor de Língua Portuguesa, para contribuir na produção textual, apresentando os elementos textuais relevantes para esse tipo de produção. 

Após a elaboração, propor uma rodada de trocas para solucioná-las. Em todas as rodadas, o grupo que solucionar o desafio primeiro, deverá explicar como chegou a resposta para o problema. Os desafios das outras equipes que não foram solucionados deverão ser refeitos no término do jogo com a turma toda sob a mediação do professor.

Desafios Matemáticos. Disponível em: http://rosi.profe.vilabol.uol.com.br/, acesso em 01 de setembro de 2010. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva Software Educacional
Recursos Complementares

Corrida dos desafios matemáticos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10521, acesso em 01 de setembro de 2010.  

Teste de QI. Disponível em: http://www.profcardy.com/flash/rio.swf, acesso em 01 de setembro de 2010. 

Desafio da semana. Charadas e diversões. Disponível em: http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/forum/desafio.html#div, acesso em 01 de setembro de 2010.    

TOGNI. A.C. O uso de jogos e desafios no ensino de lógica matemática. Disponível em: http://ensino.univates.br/~actogni/trabalhos/O%20Uso%20de%20Jogos%20e%20Desafios%20no%20Ensino%20de%20Logica.pdf, acesso em 01 de setembro de 2010.    

Atractor. Jogos online. Disponível em: http://www.atractor.pt/destaque/fr-destaque.htm, acesso em 01 de setembro de 2010.    

Introdução ao charadismo. Disponível em: http://charadismo.com/charadismo/, acesso em 01 de setembro de 2010.    

O matemático que descobriu o Santo Graal. Disponível em: http://opensadorselvagem.org/ciencia-e-humanidades/cronicas-matematicas/o-matematico-que-descobriu-o-santo-graal, acesso em 01 de setembro de 2010.    

SINGH, Simon. O Último Teorema de Fermat, 1.ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.   

Jornal dá Licença. Disponível em: http://www.uff.br/dalicenca/images/stories/jornais/jornal39novo.pdf, acesso em 01 de setembro de 2010. 

Matemática Divertida e Curiosa. Disponível em: http://rdmf.com.br/arquivos/downloads/a2ed9d04290e16cbc466df333c972dc5.pdf, acesso em 01 de setembro de 2010

Avaliação

A avaliação deve ser diagnóstica, processual e continua ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Participação na atividade inicial. Colaborou?

- Desenvolvimento e realização das atividades? Participou? Raciocínio adequado? O aluno foi argumentativo?

- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula.

- Na produção textual. Participou? Produziu? Contribuiu com os colegas?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniones

  • Jailton, Liege , Alagoas - dijo:
    campos.jailton@gmail.com

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    excelente material, gostei muito!!!Parabéns!!!


  • Marcio R. Araujo, Prefeitura do Municipio de São Paulo , São Paulo - dijo:
    mcr.araujo@hotmail.com

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    Bem elaborada e rica em fontes de informações, e aborda conteúdo pouco difundido nas escolas, principalmente escolas públicas.


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