Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A terra: o planeta que habitamos na mitologia greco-romana.

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer o mito do surgimento da terra.  
  •  Representar as deusas da mitologia greco-romana que representam a terra.
  •  Representar o nosso planeta no sistema solar
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para o grupo se este estiver estudando o sistema solar.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor deve iniciar esta aula perguntando às crianças o nome do planeta em que vivemos. Ouvir as crianças e continuar investigando que conhecimentos já  possuem sobre o que seja planetas, como eles surgiram no universo etc. Depois o professor deve apresentar dois mitos: um grego e um romano, que explicam o surgimento do planeta terra. O professor deve, ainda, levar imagens das deusas Gaia ou Geia e de Ceres ou Demeter, as deusas que representam a terra nas mitologias grega e romana, respectivamente.

Mitos disponíveis em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%A9ter

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_%28mitologia%29  

Ceres ou Demeter, Deusa Terra na Mitologia Romana. Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_GNXZZd2Hmgs/S7uIK84Bt3I/AAAAAAAAAkE/7q209TVyWK8/s1600/Demeter.jpg  

Gaia ou Geia, Deusa Terra na Mitologia Grega. Disponível em:

http://blog.opovo.com.br/astroseletras/files/2010/06/gaia_jpg.jpg 

2º Momento:

Depois de apreciar as imagens das duas deusas, o professor deve solicitar às crianças que as representem de forma plástica, oferecendo papel branco peso 40, pincéis e tintas, para que as crianças façam a releitura  das imagens. O professor pode sugerir que uma parte da turma represente uma deusa e a outra parte represente a outra.  Depois as crianças podem criar  molduras para suas produções e montar uma exposição. Cada equipe deve reescrever o mito relacionado à deusa que representou plasticamente para compor, junto com as imagens, a exposição.

3º Momento

O professor deve fazer perguntas às crianças relacionadas à forma da terra, a sua composição, a influência do sol sobre ela, bem como a existência de dias e noites. As crianças devem chegar à conclusão de que a terra não está parada no universo. O professor deve aproveitar para trabalhar os movimentos executados pelo nosso planeta, responsáveis pela existência de dias e noites, das estações no ano etc. Para isso, o professor pode propor uma dramatização com as crianças: uma que representará o sol ficará ao centro com uma lanterna acesa. A outra criança que representará a terra girará em torno de si mesma, ao mesmo tempo em que gira em torno do “sol”. A "criança terra" deverá ter um distintivo na parte da frente da camiseta, representando o Brasil- local onde estamos. O professor pode ir fazendo perguntas, à medida em que ela vai girando, do tipo: agora no Brasil, é dia ou noite? Por quê? A terra fez um giro completo em torno do sol, quanto tempo se passou? Depois as crianças serão convidadas a registrar com desenho e escrita, a experiência vivenciada.

4º Momento:

 O professor deve solicitar às crianças que representem o nosso planeta terra no universo, tal como concebido por elas, usando a técnica da bricolagem: usando restante de papéis coloridos e de diferentes cores e texturas, cola, tesoura, canetinhas coloridas, papel picado e outros materiais que o professor julgar apropriado para tal atividade. Ao final, as crianças emolduram suas produções e organizam uma exposição.

Produção das crianças utilizando a técnica da bricolagem. Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares

Para saber mais sobre os movimentos da terra;

http://www.explicatorium.com/CFQ7-Movimentos-da-Terra.php   

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças demonstraram interesse em conhecer os mitos que explicam o surgimento da terra. Se conseguiram representar as deusas da mitologia greco-romana que representam a terra, bem como seus desempenhos  na utilização da técnica e na representação do nosso planeta no sistema solar.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.