Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sinalização de Trânsito: Conscientizando e divulgando conhecimento

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá compreender o que é trânsito e sua importância em nosso dia a dia, interpretar as principais formas de sinalização no trânsito, confeccionar placas de sinalização utilizadas no seu dia a dia, conhecer as regras de trânsito para pedestres e motoristas, realizar passeios ao redor da Escola para conhecer as formas de sinalização de trânsito, observar a circulação de pessoas dentro da escola, desenvolver atitude consciente e responsável, com relação ao trânsito, bem como participar de campanha de educação para o trânsito através de textos informativos destinados à comunidade próxima da escola.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Fonte: http://www.cetran.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=21656  

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. É importante propiciar um momento de diálogo sobre a seguinte questão: “O que é trânsito?”. Cada aluno deverá expor para o grupo sua hipótese sobre o que vem a ser trânsito. Após esse momento de discussão, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:

Fonte: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/oquetrnsito.htm 

A partir da leitura do texto inicial do sítio sugerido, os alunos terão oportunidade de confrontar suas hipóteses com as informações obtidas no texto. Para isso, promova uma nova discussão entre os alunos sobre o que é trânsito. Observe se os alunos conseguiram compreender que trânsito é o  espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em  ruas quanto em  estradas. Para ampliar os conhecimentos da turma sobre quem participa do trânsito, torna-se necessário a leitura do texto online sobre “Quem é quem no trânsito”.     

Fonte: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/oquetrnsito.htm 

De volta para a sala de aula, divida a turma em quatro grupos. Distribua cartolinas e revistas para recorte. Cada grupo ficará responsável por registrar, por meio de colagens de imagens, desenhos e escrita, os direitos e os deveres do: pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. Depois de concluído o trabalho, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros e os colegas deverão auxiliar nas possíveis correções dos cartazes, tendo em vista as informações neles contidas, como também as questões ortográficas e gramaticais. Os cartazes podem ser afixados nos murais da escola, com o intuito de divulgar os conhecimentos construídos pela turma. Os alunos poderão escolher um nome para esse trabalho com o trânsito. Cada grupo poderá elaborar uma sugestão de título e depois ser realizada uma votação na turma para a escolha do título, que deverá ser afixado juntamente com os cartazes. Inicie agora, uma discussão sobre os sinais de trânsito, buscando sondar o que os alunos já sabem sobre a temática.

Com os alunos ainda organizados em grupos, distribua uma cópia do texto sugerido, a seguir, para cada criança. Depois, faça a leitura, em voz alta:  

As placas falantes   

Pra resolver o problema

Do trânsito na cidade,

A Prefeitura de Icó

Teve grande habilidade.

Implantou uma novidade

Que no mundo não tem par:

As novas placas de trânsito

São capazes de falar.

Uma avisa: "Devagar!"

E completa na seqüência:

"Vai tirar o pai da forca? Tenha santa paciência!!"

Outra faz a advertência:

"Perigo: curva fechada."

Tem uma que grita: "Pare!",

Outra diz: "Olha a lombada!"

Tem uma que dá risada

E a seguir um assobio.

Só depois é que ela fala:

"Ponte estreita sobre o rio."

Uma delas diz: "Desvio",

Outra berra: "Contramão!"

Outra ainda diz bem brava:

"Proibido caminhão!"

Uma diz com ar chorão:

"Não pare neste local."

Tem outra que fala manso:

"Não buzine!... Hospital!"

Só na praça principal

Teve falha no sistema,

Por causa dum poste frouxo

Que vive dando problema.

Este poste fura o esquema

Porque, ao ver se aproximar

Um maluco no volante,

Treme e grita sem parar:

"Ninguém vai me segurar!!

Ai, meu Deus! Meu Deus! Socorro!!"

E já sai correndo à toda,

Mais veloz do que um cachorro!

LIMA, Ricardo da Cunha. Cambalhotas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

Após a leitura converse com a turma sobre o título do texto e sobre o que compreenderam. Procure descobrir como os alunos perceberam a mensagem do texto e sobre a comunicação das placas. Aproveite o momento para descobrir quais as placas de sinalização de trânsito os alunos conhecem. Providencie para a sala de aula, cartazes com imagens das placas de trânsito para que os alunos possam visualizar. Agora, leve a turma até o Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:

Fonte: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/sinaisamigos.htm 

Depois, solicite que cada grupo desenhe, utilizando cartolina, lápis de cor, giz de cera, tinta, canetinhas, revistas, um bairro ou cidade representando a utilização das placas de sinalização que conhecem e que também descobriram com a leitura da poesia e do texto online. Cada cidade ou bairro poderá receber um nome escolhido pelo próprio grupo que o criou. Após o momento de confecção, os grupos deverão apresentar o trabalho realizado para toda a turma. Os cartazes feitos pela turma poderão ser afixados no mural da escola para divulgarem o conhecimento.

Atividade 2

Inicie a aula com uma discussão na turma sobre a importância da educação no trânsito. Converse com os alunos sobre o que consideram relevante no estudo sobre o trânsito para o dia a dia de cada um. Depois de todos participarem, leve a turma ao Laboratório de Informática e faça a contação da história sugerida no sítio abaixo:

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/welcome.htm  

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm 

Após a contação da história, disponibilize um tempo para que cada aluno observe as imagens e façam a leitura individual dos balões. Depois, faça uma discussão com toda a turma sobre o título “Educação no Trânsito não tem idade”, explorando o que ele significa e o que os alunos compreenderam a partir da leitura da história. Em sala de aula, aproveite para escrever um texto coletivo com a turma que envolva a discussão sobre o título da história. Esse texto poderá ser divulgado para as outras turmas, a partir da leitura do mesmo pelos alunos autores ou mesmo com cópias impressas para cada aluno da escola.

Os alunos deverão receber uma cópia do texto abaixo. A leitura poderá ser realizada individualmente ou mesmo pelo professor.

Meu automóvel

Eu tenho um automóvel

diferente que não assusta

bicho nem atropela gente.

Um automóvel

que espera na sua

até a tartaruga

atravessar a rua.

Um automóvel

Que não ganha corrida

Mas nunca fez ninguém perder a vida!

Um automóvel

Que durante a viagem

Sem pressa nenhuma

Admira a paisagem.

Um automóvel

Que não polui o ar!

- Subam nele, crianças:

Vamos passear!

PAES, José Paulo. Lé com cré. 11. ed. São Paulo: Ática, 2003.

Cada aluno receberá uma folha de papel em branco e fará a representação do automóvel citado no texto, tentando demonstrar as características dele. Ao final da atividade cada aluno poderá dar um nome ao seu automóvel. As atividades poderão ficar expostas no painel da sala de aula.

Professor, se em sua cidade contar com um lugar denominado “Transitolândia”, que consiste em um espaço vivencial de trânsito, que oferece aos alunos do ensino fundamental atividades práticas de educação e conscientização no trânsito, é importante e interessante agendar um horário e levar a turma para viver esse momento. Para outras informações, consulte o sítio:  http://www.uberlandia.mg.gov.br/servicos_programas.php?id=636 

Na própria escola, o professor poderá organizar uma dramatização em que os alunos possam vivenciar momentos que propiciem a exploração dos conhecimentos do trânsito. Você poderá improvisar um espaço na escola e fazer marcações no solo, com faixas de pedestres, placas de pare e você fazer o papel de “guarda de trânsito”, enquanto os alunos poderão representar os automóveis e pedestres. Esse momento poderá ser filmado e assistido posteriormente pela turma.

Atividade 3 

No Laboratório de Informática, leve a turma para ler sobre as regras de trânsito que os pedestres devem conhecer e realizar em seu dia a dia. Para isso, acesse os sítios sugeridos abaixo:   

Fonte: http://www.freewebs.com/educarparaotransito/pedestrenotadez.htm    

Fonte: http://www.homenett.com.br/detran/guiaped.html 

Depois, converse com a turma sobre o que aprenderam e sobre como devemos, como pedestres, nos comportar no trânsito. Organize a turma para realizarem uma aula no espaço extra escolar. Explique para os alunos que vocês farão um passeio ao redor da escola com o objetivo de observar as placas de sinalização e as faixas de pedestres pintadas na rua. Ao longo do passeio, o professor deverá indagar a turma sobre o que estão observando e registrar por meio de fotos ou mesmo filmagem esse momento. De volta à escola, cada aluno poderá fazer um desenho do trajeto realizado e do que encontrou pelo caminho, socializando com a turma as suas observações. Veja o registro abaixo:

  

Registro de uma aluna após aula sobre trânsito no espaço extra escolar. 1º ano do Ensino Fundamental. Escola de Educação Básica da UFU-2010.

Fonte: Acervo da Autora.

No Laboratório de Informática, possibilite que os alunos conheçam e resolvam alguns desafios relacionados ao trânsito:

Fonte: http://www.detran.se.gov.br/jogos_desafio.asp 

Em sala de aula, fale com a turma da importância das regras de trânsito para nossas vidas. Explore o conhecimento da turma sobre as cores do semáforo: vermelho (parar), amarelo (atenção) e verde (siga), também o semáforo para pedestre representado por uma imagem de uma mão ou mesmo de um boneco, sendo que o vermelho indica que o pedestre deve esperar e o verde que ele pode atravessar com maior segurança. Depois, lance para a turma o desafio de confeccionar panfletos, com o intuito de divulgar para a comunidade próxima da escola os conhecimentos construídos ao longo das aulas. Veja alguns exemplos abaixo:

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/transito/transit1.htm  

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/transito/transit5.htm 

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/transito/transit3.htm 

Professor, faça cópias impressas do material construído pelos alunos e organize um novo passeio ao redor da escola, porém agora com o objetivo de fazer uma campanha de conscientização para o trânsito.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://www.portaldotransito.com.br/ 

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “Educação no Trânsito”.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MIRIAM, VISCONDE DE CAIRU , Rio Grande do Sul - dijo:
    carpesvc@gmail.com

    25/03/2011

    Cinco estrelas

    EU ESTOU FAZENDO CURSO DO MAGISTÉRIO E NA MINHA OPNIÃO ESSA SERIA UMA BOA AULA PARA DAR, QUANDO EU COMEÇAR A DAR AULA!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.